Pode um peixinho dourado chegar a 15 quilos?

Por , em 12.09.2010

Você já ouviu o mito de que o peixe dourado cresce de acordo com o espaço disponível para ele? Se ele é mantido em um aquário pequeno, ele permanece pequeno. Se é jogado em um rio ele pode chegar a pesar 15 quilos.

Esse mito foi alimentado quando um pescador francês chamado Raphael Biagini pescou um suposto peixinho dourado de 15 quilos. Ele até tirou uma foto para comprovar o feito.

No entanto, o peixe de Biagini parece ser um representante da espécie Cyprinus Carpio, ou carpa comum, que é distinguível do peixinho dourado por causa dos bigodes que cercam sua boca e por causa das suas grandes escamas.

Uma carpa comum realmente pode pesar mais do que 15 quilos. A maior carpa do mundo foi capturada em 2010, na Inglaterra, pesando 42 quilos. A antiga recordista foi capturada no mesmo lago, o Rainbow Lake, em 2007, e pesava 40 quilos.

Os peixinhos dourados, da espécie Carassius auratus auratus, fazem parte da família das carpas, mas não têm bigodes. A coloração deles pode variar, assim como o tamanho do seu corpo – que depende, sim, do ambiente em que ele vive.

Em aquários, os peixinhos nunca ultrapassam os 15 centímetros. Já em lagos e rios eles podem alcançar até 35 centímetros de comprimento. O maior peixinho dourado de estimação do mundo chamava-se Goldie e sua dona o comprou com apenas dois centímetros, por 99 centavos em um pet shop. Depois de alguns meses Goldie cresceu incrivelmente, apesar de ser mantido em um aquário pequeno, alcançando os 38 centímetros e pesando quase um quilo.

Apesar dos peixinhos dourados domésticos normalmente serem brancos com manchas vermelhas ou dourados, como seu nome diz, os peixes dourados de lagos e rios apresentam, em sua maioria, uma coloração verde escura, que permite que eles se camuflem com o fundo do rio, evitando predadores aéreos. [Life’s Little Mysteries]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!