Próxima geração de TVs será de ‘pontos quânticos’

Por , em 20.12.2011

Cientistas desenvolveram uma nova forma de cristais emissores de luz, conhecidos como “pontos quânticos”, que podem ser usados para produzir televisores ultrafinos apelidados de QD TV.

Os minúsculos cristais, que são 100.000 vezes menores que a largura de um cabelo humano, podem ser impressos em folhas de plástico flexíveis, que podem se tornar telas finas facilmente transportadas, ou telas gigantes.

As primeiras televisões de ponto quântico serão como as atuais televisões de tela plana, mas com a cor melhorada e displays mais finos. Elas devem estar disponíveis nas lojas até o final do próximo ano. A versão mais flexível deve demorar pelo menos três anos para chegar ao mercado.

“Estamos trabalhando com algumas das principais empresas de eletrônicos asiáticos. Os primeiros produtos que devem chegar ao mercado usando pontos quânticos serão a próxima geração de televisores de tela plana”, disse Michael Edelman, diretor executivo da Nanoco, empresa criada pelos cientistas por trás da tecnologia na Universidade de Manchester.

Edelman não pode revelar quais empresas estão trabalhando com a Nanoco devido a acordos comerciais, mas as gigantes eletrônicas Sony, Sharp, Samsung e LG podem estar trabalhando na tecnologia de pontos quânticos.

A maioria dos televisores produzidos hoje tem uma tela de cristal líquido (LCD) iluminada por diodos emissores de luz (LED), com tela de 2 a 3 centímetros de espessura. Substituir os LEDs por pontos quânticos pode reduzir essa espessura.

Segundo o diretor executivo, no entanto, a vantagem real fornecida pelos pontos quânticos é que eles podem ser impressos em uma folha de plástico que pode ser facilmente manipulada. É provável que essa tecnologia se transforme em pequenos dispositivos pessoais, pela flexibilidade.

Também, a escassez de elementos necessários para a fabricação das telas atuais tem aumentado os custos de produção, levando as empresas de eletrônicos a procurar novas maneiras de produzi-las.
Pontos quânticos são fabricados a partir de materiais semi-condutores baratos que emitem luz quando energizados por eletricidade ou luz ultravioleta.

Mudando o tamanho dos cristais, os pesquisadores descobriram que podem manipular a cor da luz que eles produzem. A colocação de pontos quânticos em telas LEDs regulares também pode ajudar a produzir uma luz colorida mais natural. “Como as cores são muito brilhantes e precisam de pouca energia, atraíram a atenção da indústria de eletrônicos. A qualidade de exibição que pode a nova tecnologia produzir será muito superior a televisores LCD”, explica Paul O’Brien, cientista envolvido na pesquisa.[Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

27 comentários

  • aguiarubra:

    P.: “…Os minúsculos cristais, que são 100.000 vezes menores que a largura de um cabelo humano, podem ser impressos em folhas de plástico flexíveis, que podem se tornar telas finas facilmente transportadas, ou telas gigantes…”

    Obs.: quero ver isso aplicado em RV!!! Aí, sim, será o máximo.

  • Seiti:

    É e eu aqui querendo comprar um LCD… tsc tsc tsc. hahaha
    pelo menos dessa forma as tvs de LED vão cair de preço, e assim o mundo vai.

  • Rafael:

    Qualquer inovação será bem-vinda à ciência e merece parabéns mas, respeitosamente, é má-vinda aqui na comunidade, ou em qualquer apresentação, se acompanhada de uma redação com erros gramaticais.

    • Falcone Big:

      Faltou vírgula após “merece parabéns”.

      Respeitosamente, não critique se não sabe fazer melhor.
      A comunidade agradece!

    • aguiarubra:

      Falcone Big

      P.: “…Faltou vírgula após “merece parabéns”…”

      Obs.: Rafael intercalou “respeitosamente” entre “…merece parabéns mas,…” e “…é má-vinda aqui…”.

      Assim, o termo “…respeitosamente…” ganha ênfase sobre a ideia adversativa sugerida por “…mas…”, atenuando uma possível interpretação de ataque pessoal à articulista.

      Nem sempre as regras da gramática normativa ajudam na compreensão de uma frase. A retórica e a estilística se sobrepõem quando se trata de comunicação escrita, para assim ajudar a lógica implícita do discurso a ser expressado (vide os verbetes “semântica” e “sintaxe” na wikipédia: trecho>>> “…A semântica contrapõe-se com frequência à sintaxe…”).

  • evaldo flamarion de alvarenga:

    Será que a TV de pontos quanticos vai melhorar o nivel da pro-
    gramação apresentada pelas emissoras ? com a enxurrada de asneiras que se vê, não vale a pena investir muito. adqurí um
    plano da SKY com HD e tudo, mas quem aproveita mais é minha netinha que gosta dos canais de desenho animado. concordo com o
    Cesar. Tenho aproveitado o tempo que poderia estar em frente ao
    resultado da grande tecnologia para melhorar a média do brasileiro na leitura ( 1,2 livros por ano ) este ano já li uns oito ou dez.
    Um abraço e um feliz ano novo a todos ( sem calendário maia he he he he ! )

    • Rafael:

      Como assinar e assistir o canal BBB 24 horas observando cada ponto quântico… Concordo. Os canais por assinatura trazem poucos programas interessantes, ou vêm cravejado de anúncios (o que não deveria ocorrer por ser assinante). A qualidade na produção ou conteúdo da TV brasileira ainda anda a passos de tartaruga, bem como na interatividade. Onde a tecnologia que diz que o Fulano está assistindo e curtindo o programa na tela, e deixou o seu comentário? E, se ela existe, a que parcela infinitesimal da população e com que nível de compatibilidade das emissoras?

  • Gilberto:

    Falaram tanto das regras sobre os comentários, e essa acima, do Thiago Abreu, passou pela moderação! As regras são completamente arbitrárias.

  • Tiago:

    A tecnologia que afina as telas de TV é o principio para o uso na informática – O conteúdo para estas telas fica por conta das produtoras de videos filmes e clips etc.
    “Sempre olhar para uma novo inovação tecnológica com olhos de quem vê um novo mundo olhando para o passado”

  • Chuck Norris®:

    Ainda tenho uma de tubo.

    • Jonatas:

      Verdade nº 553: Chuck Norris não assiste televisão, a televisão assiste Cick Norris.

    • Jusé:

      se Chuck Norris quiser, ele atira a tv de tubo na parede com tanta força que ela vira uma tv ultra fina de led.

    • Seiti:

      na verdade não, pois se ele jogar a tv na parede ela vai se fundir, e a parede que vai virar uma tv gigante de pontos quânticos .

    • Cesar:

      Também uso TV de tubo. Quer dizer, não uso, tenho em casa. Quase não assisto TV…

  • Bruno Ramos Godinho:

    Ah?! A imagem esta ruim por acaso? Poxa, podiam investir dinheiro em coisas mais uteis… Novas funcionalidades para TV por exemplo. Eu não vejo nenhum motivo pra melhorar a imagem…

  • Capitão Caverna:

    Realmente não dá pra comprar nada, se eu compro uma TV hoje amanhã ela já está desatualizada.

    • Hernani Teixeira:

      Funcionou? Sim? Já está absoleto, meu caro. Essa é a realidade que temos de encarar, não é mesmo?
      Abrs
      Hernani

    • SOULJAZZROCK:

      A novidade de hoje, amanhã é lixo ! ! !

    • Guilherme:

      E lá vai”os marionetes dos consumidores”,gastar dinheiro com uma nova TV,para manter as engrenagens do capitalismo funcionando!

  • Douglas:

    nao sei a espessura de um led na televisao de led
    mais se for maior q o informado
    teremos uma imagem melhor

    mais a principal funçao dessa tecnologia será os portateis
    celulares, livros(sera iqual harry photer)

    bem q essa tecnologia é mais barata e ao a o por q de nao ser usada em televisores

  • Oscar Alho:

    Ao invés de tentarem diminuir a espessura da tv, deveriam melhorar a qualidade, aumentando o contraste real e diminuindo o tempo de resposta.

    • marcello:

      Oscar concordo com você, a qualidade deixa muito a desejar, esperava mais contraste, brilho e nitidez e so vejo espessura e sem falar que o som fica horrível numa TV muito fina.

    • eset:

      Além de menos espessas as telas que possuem tecnologia de pontos quântico (QD-LED)possuem um tempo de vida maior do que as que já são comercializadas, melhor qualidade nas cores, flexibilidade e economia de energia.

  • AgoraQueSouRica:

    Plasma , Lcd , Led , 3D , e agora pontos quanticos??? AFF….quando eu penso que estou comprei uma tv de tecnologia de ponta , surge outra ….assim nao da pra ser feliz…

  • Nandux29:

    Quanto tempo será que irá levar para essa tecnologia ser ultrapassada depois do seu lançamento?
    Eu voto uns 3 anos!

    • Cibele:

      eu voto 1 ano rsssss

  • Karlloz:

    Não acredito! acabei de comprar uma de “LED” que achava ser a mais fina. Alguem quer comprar! Dou desconto!

Deixe seu comentário!