Por que “caímos” nas pegadinhas das ilusões de óptica?

Por , em 3.10.2010

O que você vê na figura acima? Um grande crânio? Duas pessoinhas inocentes namorando enquanto fazem um lanche?As duas respostas estão certas. Como você pode perceber, duas coisas diferentes podem ser vistas nessa foto, mas não ao mesmo tempo.

Então o que nos faz poder trocar de percepção? Cientistas descobriram que algo acontece no cérebro quando trocamos a perspectiva da imagem.

Os cientistas já suspeitavam da existência de um mecanismo responsável por isso no nosso cérebro, mas nada havia sido comprovado. Segundo Ryota Kanai, da Universidade de Londres, o que acontece é que precisamos “checar a realidade” constantemente, e o nosso cérebro faz isso de modo automático, para que não fiquemos presos em um pensamento incorreto.

Quando nos deparamos com uma imagem como a do começo do artigo, em que duas realidades se confundem mas são igualmente reais, o nosso cérebro permanece checando a realidade, se alternando. Então não sabemos se estamos vendo pessoas tomando um lanche ou um crânio mas, com certeza, não estamos vendo os dois ao mesmo tempo.

Para descobrir qual parte do cérebro poderia estar envolvida com essas atividades Kanai e outros cientistas pediram para que 52 voluntários assistissem o vídeo abaixo:

Eles deveriam apertar um botão cada vez que achassem que a esfera estava mudando de direção. A verdade é que a esfera não muda de direção, como ela seria “transparente”, ela pode ser vista rodando em duas direções diferentes – só que uma de cada vez, como no caso da figura do início do artigo.

Enquanto os voluntários assistiam o vídeo, os cientistas realizaram exames de ressonância magnética – os exames mostraram que os lóbulos parietais superiores, áreas do nosso cérebro que controlam a atenção e processam as imagens tridimensionais ficaram mais ativas nas pessoas que apertavam o botão com mais freqüência.

Apesar do trabalho ser esclarecedor os cientistas ainda afirmam que mais pesquisas são necessárias para comprovar os resultados.

Quer se maravilhar com outras ilusões de óptica? Confira esse artigo e essa lista, publicadas anteriormente.[Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

10 comentários

  • genniffer:

    eu adorei as esperiencias como uma pessoa curiossa mais como estudante sobre as ilusoes de optica os testes estao um pouco fora de moda

  • Gabriel:

    cada uma das exremidades da esfera giram pra um lado
    a de baixo pra direita a emcima dela a esquerda em cima a direita e a cima a esquerda dando a ilusao de que vc ve ela aos dois lados

  • Leonardo:

    Não! A verdade esta aqui, a cada ves que voce pisca a esfera troca de direção.
    tentem e me digam oque acharam do meu comentário.

  • zet:

    ponha a sua mão direita na frente de seu rosto e tente ver oito (8) dedos se conseguir semprre vai cair nas pegadinhas de ilusão de optica.

  • Léo:

    consegui enxergar para os dois lados e ainda consegui controla no mesmo instante…
    O segredo é se concentrar em uma das extremidades (direita ou esquerda), sendo que se vc se concentrar no lado direita, ela gira-ra para a esquerda e ao contrario para a esquerda!

  • Julia:

    Eu também só enxerguei para um lado ;s

  • Valkyria:

    nao tem nao!! esse é o símbolo da maçonaria tem um G entre o compasso e o esquadro.

  • Douglas Miranda:

    Eu só enxerguei a esfera rodadando pra um lado.
    Existe um teste parecido em que uma bailarina fica girando, também só a vejo girando para o “lado direito dela”. TODOS a quem mostrei a imagem viram ela contornando, ora pra direita, ora pra esquerda.
    Devo ser maluco.

  • João Lima:

    Engraçado tem o símbolo da maçonaria. X)

  • bárbara:

    gostei,pensei que fosse um crânio
    😀 AHSASHAHS me afino cmg

Deixe seu comentário!