Por que as pessoas acreditam que datas como 11/01/11 são significativas?

Por , em 12.01.2011

Normalmente, muitos anos possuem datas consideradas “poderosas” para aqueles que já têm uma inclinação a acreditar em coisas místicas. Datas como 22/02/2002, ou mais recentemente, 09/09/09 e 10/10/10 são exemplos considerados auspiciosos por numerólogos, e comemorados em todo o mundo.

Esse ano, as datas 11/01/11 (sentiu algo diferente ontem?) e 11/11/11 podem ter algum valor para quem quiser acreditar. Mas será que elas têm algum significado real?

Historiadores e numerólogos medievais, pessoas que procuraram o significado cósmico dos números nas escolas de pensamento cristão, muçulmano, chinês e indiano, consideram que o número um representa a divindade, a unidade, ou Deus. Assim como tudo surgiu de Deus, todos os números emergem do um.

Ao mesmo tempo, os mesmos estudiosos não têm absolutamente nada de bom a dizer sobre o 11: enquanto todos os outros números têm pelo menos um aspecto positivo, o 11 sempre foi interpretado em um sentido puramente negativo. O numerólogo do século 16 Petrus Bungus chamou o 11 de “número dos pecadores e da penitência”.

Se você seguir a numerologia medieval, então as coisas podem ficar ruins nas datas citadas, com o número divino lutando contra a negatividade pecaminosa do número 11.

Existe uma solução, entretanto. Felizmente, as teorias mudaram ao longo dos últimos 500 anos, e os numerólogos atuais têm uma visão mais otimista para a data. Eles acreditam que sempre que você vê o número 11/11, significa que o universo está aberto a tudo o que você quiser.

O conselho do numerólogo é que as pessoas acendam uma vela branca, e se concentrem no que querem alcançar. As vibrações que emanam do 11/11 vão ajudar a tornar isso possível.

Ou seja, se o dia vai ser bom ou ruim, parece depender da interpretação que cada um quiser dar. Mas isso nos leva à pergunta: por que as pessoas continuam procurando respostas em números, apesar dos fracassos de previsão constantes da numerologia?

Os cientistas cognitivos demonstraram que o cérebro humano gosta de procurar padrões significativos nos dados sensoriais que “arrecada” do mundo. Assim, os números que já são significativos para nós, como as datas do calendário, que coincidentemente também se enquadram em um padrão óbvio, se tornam duplamente importantes.

Dada a propensão das pessoas a olhar para o significado de determinados dias e horários (por exemplo, o “fim do mundo” em 2012), os padrões são facilmente imbuídos de sentido imaginativo. 11/11/11 é apenas outro exemplo das pessoas fazendo o que elas fazem: encontrando significado em padrões ordenados. [LifesLittleMysteries]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

19 comentários

  • Robson Nascimento:

    Eu gosto desse tipo de data, mas não por algum valor de superstição, mas pela coincidência, apenas. Desde criancinha sempre achei interessante esse tipo de coincidência, não só nos calendários, mas nos relógios também. Será que é por que faço aniversário em 02/02? rsrs

  • Raphael:

    Não é possivel tanta coincidencia num ano só , teve um cara la no topo dizendo que 11 significa reinicio ‘-‘ não lhes diz nada? Nossa cara acho que o mundo acaba em 2012, tipo há realmente datas coincidentes como essa mas é Muita n lembro se foi 2010 ou esse ano o ano que mais teve sextas feiras 13 ‘-‘ tenso isso mto tenso eu acredito nisso cara ninguem explica como o cerebro realmente funciona nem por que o sangue nos mantém a vida eu acho e.e ainda num pesquisei mais fundo

  • Felipe Bruxo:

    Eu faço niver dia 11/11/11, vou fazer 11 anos, e nasci em 11:11, sou bruxo -n

  • crystina:

    Eu vejo o 11 com outros olhos. Para mim ele nao tem nada a ver com pecadores ou penitencias ou negatividade.

    1 = Deus, início.
    11 = Reinício.
    Assim:
    1 = Deus,Início;
    2 = Dualidade, In/Yang, Positivo/Negativo, Homem/Mulher,etc.
    3 = Expansão, frutificação, multiplicação.
    4 = Expansão, evolução material
    5 = Representa a Essencia do Fogo, Mundo Divino
    6 = Representa a Essencia da Água, Mundo Material
    7 = Representa a Essencia da Terra, solo, fecundidade
    8 = Evolução espiritual
    9 = Completo, fecha o ciclo.
    10 = 1+0 = 1 = Deus
    11 = Reinicio; início de um novo ciclo

  • Monogo:

    11/11/11 e muito importante
    Dia do lançamento do Skyrim

    • Nik:

      HUAHUAHUAHA!!! Podz crer, The Elder Scrolls é massa.

  • Né:

    Quem sabe explicar?
    Este ano vamos ter quatro datas pouco comuns.
    1/1/11, 1/11/11, 11/1/11, 11/11/11

    …e tem mais!!! Agora vão descobrir. 🙂
    Peguem os últimos 2 dígitos do ano em que nasceram mais a
    …idade que vocês vão ter este ano e a sua soma será igual a 111 para todos!
    ALGUÉM CONSEGUE EXPLICAR O QUE É ISTO????
    – Acho que falha no ano de 78…mas não fiz todos os cálculos!!!!!

  • Bugman:

    Como assim 11/11/11 não é um dia significativo ?!
    Nesse dia vai ser lançado o The Elder Scrolls V: Skyrim. 😀

  • Ice Blue:

    Pra mim tem algo significativo é o aniversário da minha filha (11/01/11!!!!

  • Cauan:

    Porque são pessoas escravas de outras pessoas idiotas que são escravas de uma outra pessoa que criou a astrologia.

  • cpuvirtual:

    Números!

    Pensando bem…

    Tudo que existe é transitório e mutável, menos a idéia dos números, o número 1 é um sempre 1 em qualquer lugar, já a palavra justiça pode ter signficados diferentes em diferentes épocas e lugares, os numeros são absolutos!
    Simples não?
    A relação deles com a realidade, vai muito além da pseudo ciência da adivinhação tão buscada pela mente humana.
    O que dizer dos números primos? verdadeiros demônios da ciência da matemática? Os matemáticos deliram quando estudam este universo, não são representações subjetivas, são entidades que definem regras!
    Tentar se basear no significado absoluto dos números para criar um sistema de verdades é algo bem pretensioso que pode ter consequências trágicas, como naquele filme “Uma mente brilhante”, muito legal, pois mostra até onde podemos ser obcecados por uma idéia.
    Eu acredito em números!
    O que eu não acredito é por que pagamos impostos tão altos!
    40% é um assalto a mão armada!
    Não estamos em guerra contra nenhum povo!
    Aqui é a casa da mãe Joana, tod mundo pode morar!
    Mas que caro ser brasileiro!!!
    E o que fazemos?
    Ah, ficamos na internet nos divertindo!
    Os números são claros!
    Estamos sendo feitos de trouxas!
    Só não vê quem não quer!

    Mas tem algo bem legal com os números, dê uma olhada em :

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Prova_dos_nove

    É uma pena que isso não se ensina nas escolas!

    Eu gosto de números, se alguém não gosta, então gosta das letras e é poeta!

  • holiday:

    pq tem idiota pra td!

  • ツPriiiiih♥:

    P/ kem assistiu o fime ”o Nº23”.. 11/01/11= 11+01+11=23
    kkkkk..naum acredito mas percebi a soma..capaz dessas pessoas axarem esses dias mais importantes do que o proprio aniversario..kk

  • Conselheiro FNORD:

    Pesquisem sobre o número 23 e o 5, além do 42… DISCORDIANISMO!!

  • Elizabeth:

    Os homens tem a mania de procurar “evidências” a partir de algo pré definido.
    Alguém disse que o mundo vai terminar em 12/2012 e hoje já “encontraram” várias “evidências” em calendários maia, em pirâmides, em construções, em símbolos de massonaria.. etc… etc…
    Quem procura acha. Mesmo que, por coincidência, aconteça algo em algumas dessas datas, sempre vai ter alguém dizendo que estava previsto.

    Concordo com os cientistas que dizem que “o cérebro humano gosta de procurar padrões significativos nos dados sensoriais”

  • Deep:

    Ora, se é um,a necessidade e um hábitos do cérebro humano, buscar ou mesmo estabelecer significados para os padrões que encontra, então, é provável que isso seja algum tipo de comunicação entre esse cérebro e aquilo que ele examina.

    Dentro dessa perspectiva, o primeiro passo da percepção é também o que permite a interação.

    “Até aqui tratava-se de saber se a vida devia ter um sentido para ser vivida, a partir daqui, pelo contrário, impõe-se que ela será vivida até melhor por não ter sentido. Viver uma experiência, um destino, é aceitar plenamente.”
    – Albert Camus
    (in: O Mito de Sísifo)

  • O Crítico:

    Humanos idiotas.

  • Gray:

    Crença estúpida… O calendário gregoriano é uma invenção recente. E não teve nenhuma origem que possa ser ligada ao misticismo.

    E acham que pequenas coincidências numéricas, que são inevitáveis, vai provocar reações do [insira seu deus aqui]?

  • Roberto:

    Quando se busca alguma coincidência, é muito fácil de se encontrar. Olho para um calendário e me impressiono com todo dia

Deixe seu comentário!