Por que as pessoas dizem ‘OK’?

Por , em 5.05.2011
A expressão OK é tão comum que nós não damos muita atenção a sua origem, mas a pequena palavra tem uma história intrigante. Existem diversas teorias que tentam explicar a origem do OK, mas a teoria mais aceita é que se trata de uma abreviatura de duas palavras, nenhuma das quais realmente começam com “o” nem com “k”

A maioria dos historiadores concorda que OK significa “tudo correto” (no inglês, “all correct”, ou forçando a barra “oll korrect”), e é por isso que usamos a pseudossilga para expressar concordância, aprovação ou apenas como uma forma de dizer que está tudo bem.

A expressão abreviada surgiu durante a década de 1830, quando virou moda usar abreviações ao invés determos inteiros durante as conversas – semelhanças com os atuais “BFF” ou “OMG” não são meras coincidências. Antigamente, porém, as abreviações eram usadas para coisas concretas do dia a dia, como por exemplo OMF em vez de “nossos homens em primeiro lugar” (“Our Men First”) ou SP em vez de “batatas pequenas” (“Small Potatoes”).

A tendência começou em Boston e se espalhou pelo Oeste do Estados Unidos. Logo virou inventar abreviaturas jocosas usando propositadamente palavras com erros ortográficos, como “NC” para “nuff ced”, em vez de “enough said” (“dito o suficiente”).

Acredita-se que OK tenha começado como um modismo similar com as palavras “oll korrect”. O pessoal do século 19 deve ter achado a ideia particularmente hilária porque nem “oll” nem “korrect” estão certos. Essa moda pegou.

Muitas das abreviaturas humorística da década de 1830 e 40, por outro lado, não resistiram ao tempo, mas OK cresceu e se desenvolveu de forma surpreendente, ganhando popularidade e se espalhando pelo mundo todo.

Grande parte deste sucesso se deve ao, na época, candidato a presidente dos Estados Unidos, Martin Van Buren. O termo OK vinha sendo usado durante apenas dois anos quando partidários de Van Buren optaram por usar a expressão em sua campanha de reeleição presidencial em 1840.

Seguidores de Van Buren usaram OK para representar seu apelido, “Old Kinderhook”, porque ele era nativo da cidade de Kinderhook, Nova Iorque, EUA. Embora Van Buren tenha perdido a eleição, a campanha chamou a atenção nacional para abreviatura inusitada.

Será que os estadunideses ainda tem tanto poder e conseguirão implacar outro sucesso mundial com “LOL”ou “WTF”? [Life’sLittleMysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

16 comentários

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    A explicação dada pelo site não faz sentido. Porque a letra “o” em inglês tem o som de ou. Eu acho que ele quiz se referir à expressão ALL RIGHT.

  • vielmond:

    O que mais conhecido é Zero Killed…………..

  • Meyocethic:

    AH, OUTRA VERSÃO SOBRE O OK
    Guerra Civil ocorrida nos Estados Unidos de 1861 a 1865, entre os Estados do sul e os do norte, no final dos dias de combate oa soldados escreviam num mural o numero de mortos, e quando nao haviam baixas escrevia 0 killed ou seja o mortos ou tudo esta bem

    • Perv:

      Também conheço por esta versão. Acho mais plausível.

  • José Calasans:

    Pois é,são modismos que acabam pegando e as pessoas usam e gostam sem saber a origem,um exemplo:forró que é uma dança aqui do nordeste,dizem que vem do inglês for all,pois é uma dança q/todo mundo dança.

  • alx:

    OK!!!! kkkkkkkkkkkkkkk

  • Dorival José Borges:

    Considero mais provável a analogia postada no comentário de [ MARTE] e [ JULIANO ].
    Mas deixo mais uma alternativa: se a abreviatura em questão foi inventada pelos Bilderbergs, pode ser que signifique ” OUR king”. Seja lá quem for o rei deles.rsrsrs

    • Guilherme Euripedes:

      Eita viajou nessa dos Bilderbergs hein..rsrsrs

  • Eduardo:

    OK vem de ‘Ola Kala’ que quer dizer ‘Tudo bem’ de origem grega.

  • Elton Eli:

    GG: “joinha, joinha”

    • Guilherme Euripedes:

      GG pra quem joga games quer dizer “Good Game”, você desejando bom jogo pra seu adversário.

      Eu sempre ouvi falar que OK era o que tá escrito no texto mesmo… Só não sabia das outras pseudosiglas esquecidas pelo tempo.

      Mais algumas siglas usadas no mundo e no brasil:

      Plz = Please -> Por Favor

      Pfv = Por Favor

      BRB = Be Right Back -> Volto Logo

      AMAGAD = Modo alternativo/dramático de se dizer “Oh My God”.

  • Danilo Vianna:

    Encontrei vários significados para a expressão na wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/O.K.), mas existe um que eu conhecia a mais tempo e não consegui encontrar na internet. Se refere a uma indústria automobilística onde o responsável pelas verificações de qualidade tinha um nome, o qual não me lembro, mas que suas iniciais seriam O.K. e que ele carimbava estas iniciais nos veículos que já haviam sido vistoriados…

  • Marte:

    Entre muitas, a origem mais difundida:
    OK vem de Zero Killed.

    Quando não havia nenhuma baixa nos campos de batalha – na guerra civil norte-americana –, anotava-se 0 killed (nenhum morto). Abreviando-se, 0K.

    (pensando bem, como não teria nenhuma baixa numa guerra que foi tão sangrenta?… mas é possível: nenhum morto, mas centenas de feridos)

    • Marina:

      Concordo, essa é a origem que eu conheço também. E convenhamos, é a única que não parece idiota.

  • Rodrigo Paim:

    OMG = Oh My God

    BFF = Best Friend Forever ?

    LOL = Laugh out Loud

    WTF = What the Fuck

    AFK = Away from Keyoboard

    Já é extremamente normal pra quem usa internet usar essas siglas…

  • Juliano:

    Olá,

    Bom que eu saiba, OK teria surgido na época do faroeste nos EUA, quando penduravam nas placas de entrada das cidades 0 Killed, querendo dizer que não houve mortos em bangue-bangues. 0 Killed, abreviado, 0K, acabou virando OK, sinônimo de tudo bem, tudo legal, ninguém morreu, tá todo mundo vivão, manolo…. kkkk

    que eu me lembre era isso… flw

Deixe seu comentário!