Por que baleias esbarram em barcos?

Por , em 27.07.2010

Em um belo domingo na África do Sul, uma jovem baleia de 40 toneladas atingiu um iate à vela de 10 metros que estava no Cabo da Boa Esperança. O animal atingiu o barco quebrando o mastro, e antes de deslizar de volta para o mar deixou pele e gordura no convés do iate.

Qual a probabilidade de um ataque de baleia intencional? Provavelmente, ela simplesmente cometeu um erro. Embora haja muitos casos conhecidos de baleias atacando navios, é altamente improvável que esta pretendesse bater no iate. Baleias jovens são como motoristas adolescentes: mais propensas a julgar errado as coisas e a se acidentar do que os adultos. A maioria da aquisição de cicatrizes nas baleias vem das complicações que acontecem aos jovens.

Em todo caso, baleias não são conhecidas por serem agressivas. No máximo, um bebê pode ser curioso. Por exemplo, em 2001, no Havaí, um bebê de baleia jubarte de 6 metros e 15 toneladas saltou sobre as costas de um barco de observação de baleias, quebrando o joelho de um passageiro.

A função de saltar das baleias não é bem compreendida. Estas acrobacias podem ser sinal de agressão ou irritação, mas pode também ser simplesmente um ato de exuberância de uma baleia jovem.

Segundo biólogos, tais comportamentos podem ter significados diferentes de ataques deliberados. Se houve qualquer intenção agressiva, a baleia deve ter tido um bom motivo, como ser assediada pelo barco.
Instituições da África do Sul estão investigando se o barco estava “perturbando” a baleia, por exemplo, se aproximando repetidamente do animal mais do que o limite legal, que é de 300 metros.

Vindo de cetáceos, as expressões de agressividade mais comuns são lançar água ou dar um tapa com a cauda. Talvez o exemplo mais famoso ocorreu em 1820, quando um navio baleeiro de 218 toneladas foi abalroado por uma baleia e afundou. O incidente inspirou Herman Melville a escrever Moby Dick.

E embora tenha sido notícia no início deste ano, uma orca cativa que atacou e matou seu treinador, não é tão comum que baleias ataquem. É inclusive mais raro que afundem um barco, considerando a freqüência com que eles as perturbam em praticamente todos os oceanos. [NewScientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,67 de 5)

8 comentários

  • Ana Maria:

    Orca é erroneamente chamada de baleia… Ela é um golfinho, como o Cristiano disse.

  • Jairo Wilson Muller:

    As baleias são animais selvagens, com instintos comuns a todos os outros animais..Tentar dar um motivo a seus atos, é o mesmo que defender e tentar justificar um time de futebol que perdeu em campo… Já que os humanos decidiram preservá-las, acho melhor deixá-las em paz em suas vidas no mar.

  • CASTELO MABOTE:

    Concordo plenamente com Andre.
    As baleias nao atacam barcos nem navios, para isso acontecer, de certeza estava em sua propria defesa.
    Qualquer um faria tudo por tudo para se defender

  • Rosângela:

    A Orca (Orcinus orca) (popularmente conhecida como baleia-assassina) é o membro de maior porte da família Delphinidae (ordem dos cetáceos) e um predador versátil, podendo comer peixes, moluscos, aves, tartarugas, ainda que, caçando em grupo, consigam capturar presas de tamanho maior, incluindo morsas e baleia.-Wikipédia-
    A família Delphinidae é a maior família dos cetáceos. É composto por uma baleia assassina, a baleia-piloto, e várias espécies de golfinhos. – http://www.thebigzoo.com
    Lembrem-se que nós é que invadimos o espaço delas, curiosidade pode ser, ataque deliberado?

  • Cristiano:

    De fato, Orca é uma baleia e também é da ordem dos Cetáceos, ao contrário do que eu disse. O que muda para outras baleias é que ela é da familia Delphinidae, a mesma dos golfinhos comuns.

  • Rodrigo Mowat:

    “Baleia” é uma nomenclatura popular dada a qualquer cetáceo considerado de grandes proporções, ou seja, orca pode ser considerada uma baleia, sim.

  • Cristiano:

    Só uma correção: A Orca não é uma baleia de verdade (cetáceos), ela na verdade pertence à família dos golfinhos.

  • Andre-motor:

    è raramente a baleia atacar o navio em vão,o meu trabalho è nas plataformas pegar o barco um lado ao outro,pasando ate ao meio das baleias,parando,observar elas a bricar,nunca viu baleia atacar.eu acredita que eles fizeram algo negative ao baleia,è por motivo ela atacou.pode ser isso!

Deixe seu comentário!