Por que corredores mais distantes da pistola de largada têm tempos piores?

Por , em 1.08.2012

Há pouco tempo, a organização dos Jogos Olímpicos resolveu abandonar a pistola da largada das corridas olímpicas, depois que ficou comprovado que ela provocava desvantagem (causando tempos mais lentos) a quem estava mais longe dela.

Como a velocidade do tempo é relativamente lenta, quando a pistola soava, não soava ao mesmo tempo – como poderíamos imaginar – para todos os corredores.

E isso mesmo com a ajuda de autofalantes digitais: os organizadores resolveram colocar um autofalante atrás de cada atleta (nadadores, corredores, patinadores de velocidade, etc.) para transmitir o som de uma pistola real para todos da mesma posição.

O resultado foi surpreendente: embora o barulho viesse através dos aparelhos de uma só vez, os atletas continuavam esperando pelo “som real”, ignorando os sons que vinham através dos autofalantes um pouco mais cedo para dar a largada.

O velocista Michael Johnson percebeu, durante os Jogos Olímpicos de Sydney (2000), que mesmo com os autofalantes, a velocidade do som ainda estava atrapalhando os atletas mais distantes. Seu tempo de reação foi de 440 milésimos de segundo, enquanto os atletas normalmente respondem e iniciam a corrida entre 130 e 140 milésimos de segundo. Johnson estava na nona posição, portanto o som da arma o alcançou muito lentamente.

300 milionésimos de segundo parece muito pouco para você? Pois essa pode ser a diferença entre o primeiro lugar e um não medalhista. Nessas corridas, a diferença entre os atletas costuma ser de poucos milionésimos.

Sendo assim, a partir das Olimpíadas de Inverno de Vancouver (Canadá) em 2010, a organização dos Jogos passou a usar a tecnologia da “pistola silenciosa”, eliminado a diferença de milésimos de segundo do primeiro ao nono corredor. Ela se chama “pistola silenciosa” porque não tem o som real de uma pistola, mas na verdade é um bip, ou seja, um tom eletrônico bombeado através de autofalantes atrás de cada corredor.[Gizmodo, TheAtlantic]

Deixe seu comentário!