Esqueça a batata frita e coma dois hambúrgueres

Por , em 7.11.2017

Quanto se tratam de escolhas alimentares, se você puder comer algo mais saudável do que um hambúrguer, é isso que deve fazer.

No entanto, se estiver a fim de um fast food, considere comer dois hambúrgueres, em vez de adicionar batatas fritas a seu pedido.

Por quê?

Segundo a nutricionista Emily Field, por conta do equilíbrio nutricional. Ela encoraja seus clientes a pensarem sobre isso antes de fazer uma refeição, em vez de rotular certos alimentos “ruins” ou “bons”.

Explicamos

Os alimentos podem possuir, entre outras coisas, três componentes: gordura, carboidratos e proteínas.

As proteínas alimentam seus músculos e provocam saciedade, enquanto os carboidratos fornecem energia e a gordura ajuda a absorver vitaminas e minerais, mantendo as células saudáveis.

Se uma refeição tiver um bom equilíbrio entre essas três coisas, é uma boa escolha.

A ciência do equilíbrio

Um estudo recente publicado na revista científica Nutritional Metabolism sugere que o equilíbrio é importante devido ao papel que os diferentes macronutrientes desempenham na regulação dos níveis de açúcar no sangue – a energia que nossas células carregam e distribuem por todo o corpo após uma refeição.

No organismo, as gorduras e as proteínas retardam a degradação dos carboidratos em açúcar, atuando como uma espécie de amortecedor contra picos nos níveis de insulina. Então, quando você come uma refeição alta em carboidratos e baixa em proteínas (como cereais, por exemplo), é mais provável que você tenha picos e quedas de açúcar no sangue.

Isso pode se traduzir em uma explosão de energia de curta duração seguida de fome e fadiga, sintomas que tipicamente se manifestam entre uma e três horas após uma refeição.

No entanto, adicionar proteínas e gorduras a sua refeição (como colocar iogurte grego no seu cereal), pode evitar esse problema.

Fast food

Field aconselha seus clientes a ter esse equilíbrio em mente ao planejar uma refeição. Se formos aplicar esse conhecimento para as redes de fast food, isso significa optar por dois hambúrgueres em vez de um hambúrguer com batatas fritas, por exemplo.

Um hambúrguer típico de fast food vem com dois pequenos pedaços de pão e carne. Sem contar queijo, molho e outros ingredientes, a maioria dos hambúrgueres tem cerca de 300 a 400 calorias. Essas calorias provêm de carboidratos no pão (aproximadamente 40 gramas), proteínas na carne (cerca de 17 gramas) e gordura (cerca de 10 gramas).

Uma porção de batatas fritas, por outro lado, tem muita gordura e carboidratos (que lhe dão mais ou menos o mesmo número de calorias que um hambúrguer), mas muito pouca proteína.

Ao trocar as batatas fritas por um segundo hambúrguer, então, você quase dobra a ingestão de proteína enquanto reduz a quantidade de gordura e carboidratos. Uma vez que as comidas de fast food já são ricas em gorduras e carboidratos e baixas em proteína, esta troca simples poderia ajudar a estabilizar seus níveis de açúcar no sangue.

“Experimente e veja como você se sente”, sugere Field. [ScienceAlert]