Seu cadarço desamarra sozinho? Descubra o por quê

Por , em 23.04.2017
Gentleman preparing his shoes

Você coloca seus sapatos, os amarra o mais firmemente possível, mas logo depois o laço se desfaz. Se isso nunca fez muito sentido para você, fique tranquilo: cientistas acreditam ter descoberto o que faz o cadarço se desamarrar.

Eles descobriram que a força de um pé se chocando com o chão estende os cadarços e, em seguida, relaxa o nó, enquanto uma segunda força causada pelo balanço das pernas atua nas extremidades dos cordões, como uma mão invisível. Os pesquisadores dizem que uma compreensão do caso dos cadarços pode ser aplicada a outras estruturas, como o DNA.

Por que há um buraco extra de cada lado do meu tênis? Mistério resolvido

Usando uma câmera de câmera lenta em uma série de experimentos, os engenheiros mecânicos da Universidade da Califórnia em Berkeley descobriram que a “falha do nó do cadarço” acontece em questão de segundos, desencadeada por uma interação complexa de forças.

“Quando você fala sobre estruturas atadas, se você pode começar a entender o cadarço, então você pode aplicar [esta compreensão] a outras coisas, como DNA ou microestruturas, que falham sob forças dinâmicas”, explica o pesquisador-chefe do estudo, Christopher Daily-Diamond, em entrevista à BBC. “Este é o primeiro passo para entender por que certos nós são melhores do que outros”.

Impacto e inércia

O estudo começou com a co-autora e estudante de pós-graduação Christine Gregg amarrando um par de tênis e correndo em uma esteira enquanto um colega filmava o que acontecia. Eles descobriram que ao correr, seu pé atinge o solo com em sete vezes a força da gravidade.

Respondendo a essa força, o nó se estende e depois relaxa. À medida que o nó se afrouxa, a perna oscilante aplica uma força de inércia nas extremidades livres dos cordões, levando a um rápido desenrolamento em apenas dois passos.

Veja o sapato que cresce e ajuda milhões de crianças carentes

“Para desatar meus nós, eu puxo a extremidade livre de um laço e ele se desfaz. O nó do cadarço desata-se devido ao mesmo tipo de movimento”, explica Gregg. “As forças que causam isso não são de uma pessoa puxando a extremidade livre, mas da inércia da perna balançando para frente e para trás enquanto o nó é afrouxado pelo sapato se chocar repetidamente com o chão”.

Efeito avalanche

Os cientistas realizaram testes com uma variedade de cadarços diferentes. Porém, embora alguns laços pudessem ser melhores do que outros para dar nós, todos eles sofreram da mesma causa fundamental da falha do nó.

Tênis desamarrado nunca mais! Aprenda o laço ucraniano

“A coisa mais interessante sobre este mecanismo é que seus laços podem estar bem por muito tempo e não é até que você faça um pouco de movimento para causar afrouxamento que inicia este efeito de avalanche levando à falha do nó”, acrescenta a pesquisadora.

O estudo foi publicado na revista Proceedings of the Royal Society A. [BBC]

• Samuel Alencar:

Por isso que o cadarço do meu calçado desamarrá-se de vez em quando. Olha que dou-lhe um nó daqueles!