Por que o nariz dos homens é maior do que o das mulheres?

Por , em 1.12.2013

Você já notou que os narizes dos homens costumam ser maiores do que os das mulheres? Pela primeira vez, pesquisadores resolveram investigar o motivo disso, e descobriram que o nariz masculino é, em média, 10% maior porque os homens têm mais massa muscular magra, o que requer mais oxigênio para o crescimento e manutenção do tecido muscular.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Iowa (EUA), a diferença de tamanho torna-se aparente em torno dos 11 anos de idade. Nesse período, os homens começam a desenvolver mais massa muscular magra, e a massa gorda das mulheres aumenta.

Pesquisas anteriores apontam que, durante a puberdade, cerca de 95% do peso ganho por homens vêm da massa livre de gordura, em comparação a 85% nas mulheres.

Os cientistas afirmam que o novo estudo também explica porque os Neandertais tinham narizes maiores que os dos homens modernos – eles tinham muito mais massa muscular, e consequentemente precisavam de mais oxigênio.

O estudo foi feito com a análise de 38 pessoas de descendência europeia. Os pesquisadores acreditam que os resultados podem ser verdade para outras populações, embora mais pesquisas sejam necessárias. [DailyMail]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

6 comentários

  • Gustavo:

    Isso significa que nariz maior é sinal de mais força física mesmo nos homens?

    • Marcelo Ribeiro:

      Mais massa muscular geralmente leva a mais força.

  • Edgardo Prado:

    para tudo há uma explicação :o) 🙂

  • Estressada Delirante:

    E no caso de mulheres que possuem uma bela napa, maior do que a de muitos homens? São exceção, pois invalidam a pesquisa?

  • mmc:

    Nariz grande e adunco é muito atraente, desperta desejo. o.o

  • Tiago Soares:

    Achei bastante interessante. Realmente seria bom ver mais alguns estudos.

Deixe seu comentário!