Porque alguns homens usam (ou não) aliança

Por , em 26.04.2011

Recentemente, a decisão do príncipe William de não usar aliança de casamento levantou polêmica – nem todo mundo gostou da ideia. Agora, você sabia que ele tinha a História a seu favor quando fez essa escolha?

A tradição do anel de casamento remonta há séculos, sim, mas para as mulheres. Arqueólogos já encontraram provas de que as antigas noivas egípcias usavam alianças, mas, para os homens, os anéis não aparecem até a última parte do século passado.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados começaram a usar os anéis como lembrança de suas esposas; o gesto acabou se propagando. É por isso que, até hoje, a maioria dos noivos opta por usar aliança como símbolo de amor e devoção.

Isso é, nem todos; alguns, como o príncipe William, preferem não usar, uma decisão que muitas vezes levanta suspeitas. No caso do príncipe William, a História também interpela negativamente, já que está repleta de reis e príncipes que não cumpriram seus votos de casamento.

Mas usar uma aliança por acaso garante fidelidade? É claro que não. É puro simbolismo. Alguns casais dão mais valor a este simbolismo do que outros. Se a noiva não liga para isso, então o homem está completamente livre para não usar o anel.

E porque os homens optam por não usar aliança? Há várias razões, talvez pessoais, mas a mais comum se resume simplesmente à sua ocupação. Se o homem tiver uma profissão que exige muito trabalho com as mãos, como mecânico, encanador, carpinteiro, etc, um anel poderia atrapalhar ou ser até perigoso. Conforto também é um fator. Alguns homens simplesmente não gostam de anéis.

E esse tipo de coisa não tem a ver com má educação. Segundo especialistas em etiqueta, não usar aliança não é descortês, mas sim uma preferência pessoal; só será um “insulto” se ela permitir que seja, o que não ocorre se os dois estiverem seguros de seu casamento. [LifesLittleMysteries]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

21 comentários

  • Luiz:

    Dr. Laboceta pelo seu próprio nome, se o planeta dependesse de pessoas como vc, já teria virado uma fossa.
    obs: casamento só se faz entre homems x mulheres se for h x h e m x m é uma duplicata ou dupla. dicionário.

  • MarVinG:

    O casamento acontece TODOS OS DIAS, pois CASAR significa UNIR, e tal união é feita dentro de cada indivíduo que compõe o casal. A “aliança” é um elo que está intrínseco em cada um, portanto a ‘aliança-objeto’ é uma (FALSA) representação de algo.
    O compromisso é, antes de mais nada e verdadeiramente, assumido consigo mesmo, ou seja, a traição começa pelo simples fato pensar de modo que contradiz tal compromisso. Antes de trair o outro, o indivíduo traiu-se muito antes e muitas vezes. O nome disso é falta de integridade, e NADA é capaz de gerar integridade no indivíduo se ele não é digno de honrar a si mesmo (um objeto no dedo, que diferença faz?).

    Aquilo que existe em Verdade, não precisa de ser provado com OBJETOS, mas sim com ATITUDES (diárias).

    *Estou cansado de ver gente com alianças no dedos (apenas) e traindo.
    A VIDA é ATITUDE (essência), NÃO APARÊNCIA (objeto)!
    #woosah

  • Dr. Laboceta:

    Eu desprezo todo e qualquer tipo de simbolismos que serve para ser seguido por gerações como um paradigma que faz perdurar na consciencia daqueles que o cultivam e acham correto.

    Se alguém acha correto usar aliança como um meio de firmar fidelidade, então eu vou criar um simbolismo oposto só para ser rebelde a todos aqueles que seguem estereótipos sem mesmo questionarem o porque que usam, sem sentidos e sem razão nenhuma não passam de culturas de seguimentos antepassados que não poderia passar das paredes eclesiásticas para a sociedade como um meio de desenvolver uma sociedade organizada onde quem não seguir os mesmo conceitos seria taxado de anormal ou até esquizofrênicos, loucos, indisciplinados, gerando preconceitos e até mortes pelo simples fato de cada um querer expressar sua liberdade e forma distintas aquelas empregadas até as sociedades vividas no mundo moderno de hoje.

    • MarVinG:

      Dr. Laboceta, fiquei até emocionado. Tirou as palavras da minha essência do ser.

      Não aguento mais estereótipos por todos os lados. Isso gera extremos na sociedade e então estes podem ser chamados até de “esquizofrênicos”.
      A verdade é que a liberdade é uma piada, assim como a democracia.
      Ainda vivemos num mundo onde o cidadão que possui pouquíssimos ou nenhum preconceito é o que sofre mais preconceitos.
      É péssimo ser tachado simplesmente por SER – em essência, e não superfluamente como a sociedade IMPÕE.

  • Luiz:

    casamento exige renúncias, a partir do momento que o sujeito se impôe falando a mulher que não usará aliança é porque não tá nem ai, se os que usam já não merecem confiança imaginem os que não.

  • Humano:

    NOssa ! Que besteira! Anel é só um metal nada mais. Que mané casamento foi feito por Deus. Foi feito por homem isso sim.

  • kaio miranda:

    o uso ou não de aliança, não significa fidelidade, vai do coração de cada um

  • Infelizmente…:

    O príncipe demonstra apenas uma coisa: não usar aliança significa o desprezo pelo casamento, instituído por Deus.

    Simboliza também (apoio à) a dissolução da família, tão em alta hoje em dia.

    Talvez aqueles famosos anéis de bodas, tão tradicionais em famílias verdadeiras, não valham mais nada hoje em dia, infelizmente…

  • Ezio Jose:

    As mulheres gostam deter casos com homens casados e com eles são fiéis até mais que a própria esposa.
    Quando um homem não usa aliança, na maioria das vezes, são orietações de suas esposas que conecem bem o comportamento feminino.

  • Eliane:

    Na boa, o fato do meu marido não gostar de usar aliança ou afins não faz dele menos fiel. o verdadeiro compromisso está no coração ( digo Cérebro).

  • Carlos:

    Texto sendo corrigido: O uso da aliança não tem nada haver com cristianismo, isto é mais um simbolismo, pq se homem e tanto a mulher se quiser trair seu parceiro não vai ser aliança (um mero objeto) que vai segurar caráter de ninguém.

    Eu não gosto de usar nada na mão até relógio não utilizo por atrapalha e muito a rotina.

  • OddStrikesAgain:

    Depende de cada um, aliança não é um bloqueio “magico” contra puladas de cerca, é so um simbolo do matrimonio…

    Tem muita gente safada por ai que prefere cantar quem esta com aliança, so pra perturbar mesmo…

    Ja vi mulher que persegue homem de aliança pra depois rir na cara da esposa dele…

  • Guilherme Euripedes:

    @Morgana

    Talvez tenha sido impressão sua.
    Eu me sinto mais a vontade de falar com mulheres casadas/comprometidas, pois me sinto seguro quando não estou cantando alguém. Do contrário, quando falo com mulheres solteiras (bonitas) eu acabo querendo cantá-las e me torno mais inseguro e, por conseqüência, mais quieto.

    Já ouviu aquela máxima: “Sou legal, não estou te cantando/dando mole.”

    rsrsrsrs.

    Detalhe: Com as mulheres isso não acontece…Mulheres amam homens comprometidos.

  • Carol:

    Para mim a aliança serve como símbolo de compromisso, mas mesmo sem ela meu amor e confiança em meu namorado continuariam. Para simbolizar não precisaria nem de aliança, um simples anel, um colar, ou algo que sirva como lembrança do meu amado já esta bom. O importante é a confiança e o amor que ambos tem pelo outro.

  • Pamela Evaristo:

    Marlon

    Provavelmente não, porque aliança é um nome que damos ao anel. Na verdade aliança quer dizer elo. Quando na bíblia se diz aliança, não se refere a anel.

  • Juliano:

    Meu pai usava aliança e um dia ficou pendurado pelo dedo no serviço dele, e depois disso, nunca mais usou, minha mãe fez uma anel com ela. Tudo depende de cada um. Eu por exemplo uso e gosto bastante!!!

  • Elyson:

    O titulo da reportagem tá parecendo frase de Caetano Veloso. ehehe

  • Gude:

    Marlon, pq vc pergunta pra Natasha?

    Ela só traduziu o texto desse site aqui:
    http://www.lifeslittlemysteries.com/why-do-men-wear-wedding-rings-and-why-some-dont-1602/

    Se vc quer saber mesmo pergunta pro pessoal que escreveu o texto

  • Morgana:

    Na boa… não gosto de nada que me incomode nas mãos (anéis, pulseiras), acho que a aliança tb tem haver com isso. Mulheres gostam mais de jóias… mas apesar de ser mulher tanto pelo meu trabalho (em hospital, não pode usar nada nas mãos) como pelo meu conforto eu prefiro não usar anéis.
    Isso não quer dizer que eu vá trair alguém, independente de ouvir cantadas ou não eu sei se sou comprometida, e sou eu que tenho que impor respeito.
    (obs, percebi que recebia mais cantadas sempre que estava com a aliança ou mencionava que era comprometida… porque???)

  • EP:

    Uma mulher ou um homem que ver uma aliança no dedo de outra pessoa, logo vai perceber que ela já é comprometida e até pode evitar algumas traições.

    Trocando em miúdos, quem quiser trair, tira a aliança para facilitar tudo. huahua

  • Marlon:

    Natasha, então não há influência do cristianismo no uso da aliança?

Deixe seu comentário!