,

Porque nossos lábios são vermelhos?

Por , em 23.10.2012

A resposta a essa pergunta é bastante simples. Primeiro de tudo, no entanto, devemos avisar que nossos lábios não são vermelhos de verdade. Eles parecem vermelhos (ou rosados) por causa dos vasos sanguíneos subjacentes a ele.

As artérias são vasos sanguíneos que levam o sangue ao coração. As artérias e veias são ligadas através de uma série de vasos sanguíneos finos chamados de capilares.

Sendo assim, a pele que forma os lábios em si não é realmente vermelha. São três camadas de pele quase translúcidas que
formam os lábios. Abaixo delas, está a camada mucosa cheia de capilares que ficam bem próximos da superfície da pele. O sangue nesses capilares faz os lábios parecerem vermelhos.

Por fim, uma curiosidade: o contorno ou a borda dos nossos lábios (chamada de vermelhão) é uma característica única aos seres humanos. Esta “linha de transição” da pele para a parte rosa-avermelhada dos lábios só é encontrada na gente, e ninguém sabe por quê.[LifesLittleMysteries, ShareCare]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • Fabio Soares:

    Ótimo post, só tem um erro:
    Artéria são vasos Que saem do coração, os vasos que levam sangue ao coração são chamados de Veias

  • Douglas Lyra:

    Cuidado redatores com a informação que vocês estão repassando, conteúdos oncorretos podem influenciar as pessoas! Mucosa é diferente de pele, e não há pele em cima de mucosa em nenhuma parte do corpo de nenhum animal.

  • Douglas Lyra:

    Na verdade, na região vermelha do lábio, não há pele, essa região é composta por um epitélio com várias camadas de células que fazem parte da sua mucosa, pele é um órgão que recobre o nosso corpo, essa região vermelha ja faz parte do nosso sistema digestivo, sendo composta de mucosa oral, essa mucosa possui três camadas de tecidos diferentes, em sua segunda e terceira camada é onde há vasos e capilares sanguíneos. Por isso a cor vermelha.

Deixe seu comentário!