Por que todas as pessoas são ruins em multitarefas

Por , em 17.08.2011

Você gosta de ficar no computador enquanto lê um livro e come um pãozinho, com a televisão ligada. Melhor: você acha que consegue se concentrar em tudo isso ao mesmo tempo.

Pode até ser, mas, sério, você não é o mestre da multitarefa que pode imaginar. Não importa o quão esperto você pensa que é, seu cérebro não foi construído para fazer muitas coisas ao mesmo tempo. E todos estão no mesmo barco.

Segundo um novo estudo que mostra que os humanos são uma porcaria em multitarefas, existe um “gargalo unificado” no cérebro que o impede de se concentrar em tarefas múltiplas, mesmo se essas tarefas forem totalmente diferentes em sua natureza.

Os pesquisadores analisaram a capacidade do cérebro de lidar com processos codificados, que envolvem reconhecimento de novas informações e incorporação delas em seu mundo. Eles também analisaram como os sujeitos do estudo reagiram a estímulos e decisões tomadas, um processo conhecido como “seleção de resposta”.

Mesmo que estas situações sejam bastante diferentes, os pesquisadores descobriram através de ressonâncias magnéticas que o cérebro teve dificuldade em lidar com os dois tipos de tarefas ao mesmo tempo.

Então, talvez você possa falar ao telefone enquanto escreve um e-mail e põe comida ao seu cão, mas talvez seu cão passe seu mal de tanta comida que você pôs, a pessoa com quem você está falando ao telefone brigue contigo por não estar prestando atenção, e o e-mail que você mandou absolutamente não tenha nada a ver com o que você queria falar.[Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

9 comentários

  • Kássio:

    eu acho que depende do que você quer fazer simultaneamente, exemplo: estudar e ouvir música(com vozes) os dois processos envolvem palavras e o cérebro precisa escolher em qual das duas tarefas se concentrar por isso não é uma boa ideia,EX2: ouvir música e lavar louças, essa simultaneidade (acho que criei essa palavra rsrs) eu acho bem mais viável pois evolve palavras e movimentos respectivamente ou seja duas áreas bem distintas do cérebro.

  • julio pacheco freire:

    Quando estou com pouco tempo eu preciso fazer uma multitarefa. Sei que não é facil, mas eu consigo. Entro no banheiro tomando uma chicara de café , sento no sanitario fazendo coco e xixi, lendo um livro e escutando o radinho de pilha com fone de ouvido. São 05 tarefas num so momento e todas bem feitas em 15 minutos.

  • Marte:

    Tenho conhecimento que as mulheres são multitarefa – um dom da evolução dado às fêmeas, que têm que cuidar das crias, dar de amamentar, proteger seus filhotes dos predadores etc. –, os homens não (que por essa teoria seriam o oposto por se dedicarem exclusivamente a uma única tarefa que teria que ser bem realizada: a caça).

    • REVELAÇÃO:

      É Marte, vc só pode ser de Marte mesmo. Sei que as mulheres realmente fazem todas essas tarefas, mas a questão aqui não é que tarefa é possível fazer, mas sim, se é possível fazer várias tarefas ao mesmo tempo, ou seja, multitarefa.

    • Marte:

      Mas é justamente isso. Dããã…!

    • Alex:

      Marte tem razão. Mulheres têm maiores poderes de comunicação simultânea. Já notou que ouvem e falam ao mesmo tempo e mesmo assim se entendem? (não é piadinha não).
      Justamente por essas questões evolutivas desenvolveram até mesmo uma visão periférica melhor que as dos homens. Esses, por outro lado são mais preparados para tarefas que exigem foco. Por causa das atividades de caça e guerra.

      Acho até que podemos dizer que nossos cérebros elegem uma tarefa prioritária mas não deixa de ser multitarefa fazer o jantar, prestar atenção nos filhos, ouvir a novela e fofocar com a vizinha tudo ao mesmo tempo (essa é piadinha).

  • Moises Gonçalves:

    Entao vamos esperar alguma empresa melhorar o processador pra 2 nucleos.

  • Jubileu:

    é possivel fazer qualquer coisa sim…
    voce so precia ter um otimo controle das duas partes do cerebro… multitarefa é só o começo…

    • dufernandes:

      como assim, só o começo???

Deixe seu comentário!