Trabalhar muito faz mal para o cérebro

Por , em 8.03.2009

Mais uma desculpa com base científica para você usar com seu chefe: De acordo com uma pesquisa, pessoas que trabalham uma média maior do que 40 horas semanais apresentam um declínio maior de suas capacidades mentais quando chegam à meia idade.

Envie por email Encaminhe este artigo para um workaholic

Os cientistas descobriram que, entre 2200 servidores públicos do Reino Unido, mais horas de trabalho estavam ligadas com um desempenho pior em testes cognitivos.

Comparados com pessoas que trabalham 35 horas por semana, aquelas que trabalham 55 horas semanais mostraram um declínio maior na capacidade racional, depois de cinco anos de análise.

Ainda não está claro se são apenas mais horas de trabalho o motivo da diferença, de acordo com Marianna Virtanen, do Instituto Finlandês de Medicina Ocupacional, em Helsinki.

Ela e seus colegas também procuraram por outros fatores, como a função específica dos empregados do governo, doenças cardíacas, pressão sanguínea alta, etc. Mesmo assim, Virtanen acredita que possa haver outros fatores, ainda não analisados, que interfiram no resultado final da pesquisa.

Além disso, o declínio nas qualidades mentais detectado não foi tão significativo.

As descobertas são baseadas na análise de 2214 empregados do governo, de meia idade, durante cinco anos. No começo e no final do período, os voluntários fizeram cinco testes de habilidades cognitivas padronizados.

Em média, as pessoas que tinham uma jornada de 55 horas semanais tiveram notas mais baixas em testes de vocabulário e mostraram um declínio, depois dos cinco anos, em um teste que media a capacidade de raciocínio.

Trabalhadores com jornadas maiores também apresentaram níveis mais altos de stress. Eles dormem menos e bebem mais do que seus colegas com horários menores. No entanto, segundo Virtanen, isso não explica os resultados menores nos testes cognitivos.

“Por enquanto,” disse ela, “as razões desses resultados são desconhecidas”. [Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

Deixe seu comentário!