Prêmio IgNobel 2010 prestigia pesquisa sobre a vida sexual dos morcegos, entre outros estudos ainda mais inusitados

Por , em 3.10.2010

Você com certeza já ouviu falar do Prêmio Nobel. E do Prêmio IgNobel? Não? Mas ele existe, e serve tanto para ser bem-humorado quanto para incentivar a investigação científica.

Todo ano, o Journal of Improbable Research (em português, Diário das Pesquisas Improváveis) apresenta os resultados extravagantes desse prêmio, em contrapartida aos do prêmio Nobel. Este ano, ex-vencedores de prêmios Nobel entregaram os IgNobels nas mãos dos pesquisadores em cerimônia realizada na Universidade de Harvard, em Massachusetts, EUA. Quatro dos vencedores foram da Grã-Bretanha.

Entre os ganhadores do prêmio Ignobel estão pesquisadores que utilizaram um helicóptero de controle remoto para coletar o muco de baleias, pesquisadores que documentaram morcegos fazendo sexo oral, e pesquisadores que mostraram que xingar faz você se sentir melhor quando bate um dedo do pé.

O IgNobel também foi concedido para pesquisadores que descobriram que usar meias por fora dos sapatos pode impedir o deslize no gelo, e para pesquisadores que concluíram que as organizações se sairiam melhor se os gerentes fossem promovidos de forma aleatória.

Os pesquisadores que ganharam o prêmio Ignobel de engenharia pela nova maneira de estudar as doenças respiratórias nas baleias comentaram sua técnica. Um helicóptero de controle remoto voa acima das baleias quando elas chegam à superfície, e captura o que elas jorram em placas de Petri fixadas em sua parte inferior.

Já a equipe de pesquisadores que ganhou o prêmio IgNobel de biologia por documentar cientificamente o sexo oral entre morcegos frugívoros comentou que essas observações foram as primeiras a mostrar felação regular em animais adultos não-humanos.

Outros ganhadores curiosos foram pesquisadores de derramamento de óleo, que ganharam o prêmio IgNobel por desmentir a velha crença de que água e óleo não se misturam, e pesquisadores holandeses, que mereceram o prêmio por descobrir que um passeio de montanha-russa diminui os sintomas da asma. [Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Farofa:

    O do gelo não precisa de uma pesquisa para saber isso… gelo é liso, sola de sapato é lisa, a meia por ter fibras e não ser de uma superficie regular cria atrito, atrito contra uma superficie lisa impede que você escorregue…. mas isso só vai valer para meias não sintéticas (como meias de algodão ou lã)

  • Andréa Cordoniz:

    Aguardem para breve, muito breve, o lançamento do livro Cientistas Malucos (Matrix Editora) contendo estudos científicos e tais desse naipe. Super bizarros! Está SHOW!!!

Deixe seu comentário!