Prêmios Nobel: Nobel de Literatura vai para Mario Vargas Llosa

Por , em 7.10.2010

O Nobel de Literatura desse ano foi para um sul-americano, o peruano Mário Vargas Llosa. Seu trabalho é famoso por retratar a corrupção e a vida política da América Latina.

Segundo a Academia Sueca, Llosa faz um verdadeiro mapeamento das estruturas de poder e retrata a resistência, a revolta e a derrota dos indivíduos submetidos a ela.

Vargas Llosa é um dos mais famosos escritores de língua espanhola, considerado tão influente como seu contemporâneo Gabriel Garcia Márquez (que ganhou o prêmio Nobel em 1982, o último escritor da América Latina a conseguir a honraria até então).

Llosa, de 74 anos, é autor de mais de 30 trabalhos, incluindo os famosos “A Guerra do Fim do Mundo” (1981) e “A festa do Bode” (2000). Ele concorreu à presidência do Peru em 1990 e desde então virou um ativista político.

Segundo Llosa, é dever do escritor questionar a vida real – por 300 anos os romances foram proibidos na América Latina e, de acordo com o laureado, os políticos que fizeram a proibição sabiam muito bem as conseqüências que a ficção pode ter em uma pessoa, em seu espírito.

Nascido em 1936, Llosa descobriu que queria ser escritor ainda pequeno, quando se entretinha com as aventuras escritas por Júlio Verne. Já mais velho, viveu na Europa, como muitos escritores latinos, e lá começou sua carreira.

Atualmente ele ensina literatura latina na Universidade de Princeton (EUA). [NY Times]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • geraldinho:

    Eduardo, tambêm não precisa ver nuvens negras onde não há, afinal, é apenas um prêmio Nobel, e esse pessoal que escolhe o Nobel é tão competente que deu o premio da Paz para um senhor da guerra e que só esse ano vendeu U$60 bilhoes em armas para a Arábia Saudita…

    Fora do Nobel há vida inteligente.

  • geraldinho:

    Que surpresa! Como no ano passado o Nobel da paz foi para o Obama, eu esperava que o de literatura esse ano fosse pro Paulo Coelho…

Deixe seu comentário!