Primeiras viagens marítimas dos humanos podem ter acontecido a 130 mil anos atrás

Por , em 4.01.2011

Arqueólogos descobriram o que pode ser evidência de uma das primeiras viagens através do mar feitas por ancestrais humanos na ilha de Creta.

Creta está separada do continente há cerca de cinco milhões de anos. Quando especialistas gregos e americanos encontraram machados e outras ferramentas brutas, provavelmente com 130.000 a 700.000 anos de idade, próximas a abrigos na costa sul da ilha, isso sugere que quem fez essas ferramentas deve ter viajado para lá via marítima (uma distância de pelo menos 65 quilômetros).

Esse fato pode confrontar a visão atual de que os ancestrais humanos migraram da África para a Europa apenas por terra. Anteriormente, os primeiros indícios de viagens a mar aberto datavam cerca de 60 mil anos atrás, embora outras datas tenham sido propostas.

As descobertas não só fornecem provas de viagens marítimas no Mediterrâneo dezenas de milhares de anos mais cedo do que se pensava, mas também mudam a compreensão das habilidades cognitivas dos primeiros hominídeos.

As ferramentas foram encontradas durante uma pesquisa em cavernas e abrigos sob rochas perto da aldeia de Plakias. Instrumentos de pedra bruta são associados com o homem de Heidelberg e com o Homo erectus, precursores extintos da raça humana moderna, que evoluíram da África cerca de 200.000 anos atrás.

Até agora, não havia nenhuma prova de presença do início da Idade da Pedra na ilha de Creta. Segundo os pesquisadores, ainda não está claro se os hominídeos realmente navegaram, ou se os assentamentos eram permanentes. Eles podem ter vindo da África ou do leste.

Por enquanto, só novos estudos poderão responder a essas perguntas. A equipe de arqueólogos solicitou permissão para realizar uma escavação mais aprofundada na área, que as autoridades gregas devem aprovar ainda este ano. [MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

12 comentários

  • Alison Brito:

    Há erro gramatical básico no enunciado.

  • Patricia:

    E ainda há pessoas que acreditam na teoria criacionista. hahaha

  • Lauda P:

    Este Planeta é algo maravilhoso, e o melhor desloca gravitacionalmente, só aqui nestes comentarios ha uma herança de algumas civilizações “extraterrestres”. Resumo: Qdo o bixo pegar “O sertão virar mar” e a poeira e pedrada parar de desabar o planeta volta a ser ocupado por civilizações em harmonia com o espiritual e material, depois de curtirem aqui uns 5,000 anos neste lugar que imaginamos ser nosso acontece o efeito Valhala! “Os incomodados que se mudem” e mudam por serem capazes de colonizar sem necessidade de matar. Coisa linda, escalar uma piramide e picaretar sua cupula de ouro massiço dos pobres indefesos “Zeladores do Previsto” e depois de enbalçamar novamente nossos reis procuraremos novamente alguma coisa no Hubble.

  • ***sweetgirl***:

    Olha eu não duvido de mais nada…
    vai saber se não foram os alienígenas mesmo que “deram uma carona” para esses nossos ancestrais… rsrsrsr

    todas as teorias devem ser estudadas! afinal algum de vocês estava lá pra afirmar com certeza o que aconteceu????
    FALA SÉRIO!!!!

  • PredadorXD:

    @judson cleto vc tirou essas idéias de onde, da sua cabeça perturbada ? ou tem alguma evidência. Fazer esse tipo de afirmação não contribui em nada para a matéria.

  • judson cleto:

    Agradeço aos digníssimos colegas pelas críticas feitas ao meu comentário, que teve o objetivo de levantarmos aqui um debate sobre a suposta navegação ocorrida a 130 mil anos.
    Mas não é de todo sem fundamento.
    Pesquisem por exemplo a respeito do povo Dropa, cujos vestígios foram encontrados na china, também por aqueólogos.
    Cito aqui o link:

    http://carolinecabus.vilabol.uol.com.br/translations/26032007dropas.htm

    Depois me digam o que acharam.
    Mais uma vez obrigado.

  • SENAM:

    Leiam mais um pouco e não vão achar tão louco o Judson. Já se voava aqui na terra ha mais de 400mil anos, só que pelos ciclos da própria terra tudo foi esquecido, mas está perto de sabermos melhor do nosso passado pra ver se melhoramos o nosso futuro.

  • Murilo Andrade:

    Percebam pelos erros de português que esse Judson Cleto nao é tao burro assim como pensam.
    Ele queria apenas criticar falsas inferências dos cientistas. Sao duas teorias possiveis. Pela navalha de Occam teriamos que escolher a dos cientistas, é fato. Mas ô argumentaçao mixuruca hein… Acho mil teorias mais simples que essa.

  • Alberto Carvalhal Campos:

    Se fala em mandar astronaltas em viajem a marte, sem retorno. É justamente isto que faziam os nossos ancestrais. Saíam e não retornavam. Este espírito de aventura é que possibilitou as grandes descobertas e grandes conquistas.

  • Henry:

    Veiculo voador a 130mil anos atrás, Judson Cleto?

  • Edison:

    Nem leio em capslock, muito desespero por atenção ao meu ver …

  • judson cleto:

    JÁ QUE NÃO É PECADO FAZER DEDUÇÕES, VAI AQUI MAIS UMA:
    OS TAIS ANCESTRAIS DO HOMEM NA ILHA DE CRETA, PODEM TER SIDO DEIXADOS LÁ POR ALGUÉM QUE OS TRANSPORTARAM EM UM VEÍCULO VOADOR. UMA VEZ QUE NÃO HÁ VESTIGIOS DE RESTOS DE QUALQUER EMBARCAÇÃO.
    E AS FERRAMENTAS QUE FORAM ENCONTRADAS FORAM UTILIZADAS PARA A SOBREVIVENCIA DELES NA ILHA.
    TÁ AÍ MAIS UMA DEDUÇÃO ALÉM DA QUE ESTÁ NO ARTIGO.
    ACREDITE SE QUISEREM.

Deixe seu comentário!