Primeiro arranha-céu dinâmico será um prédio metamorfo

Por , em 26.06.2008

O arquiteto italiano David Fisher está construindo seu primeiro arranha-céu, a Dinamic Tower, e ela parece uma das construções mais ambiciosas desde a pirâmide de Quéops. Cada um dos 80 andares, do prédio auto-energizado, gira de acordo com comando de voz. O repórter do site de tecnologia Gizmodo falou com David e disse que ficou impressionado, diversas vezes.

Prédio movel metamorfico - Revista HypeScience

O arquiteto disse que a inspiração para criar o projeto surgiu quando ele visitou uma cobertura em Manhattan, New York e pôde ver uma estonteante paisagem em 360o e pensou em tornar isso acessível a mais pessoas. David disse também que adora a idéia de poder ver o nascer e pôr do sol no mesmo recinto e que considera o prédio tem quatro dimensões: “O tempo está sempre mudando a forma do prédio”, ele disse.

Uma rotação leva três horas (portanto você não fica em um estado constante de tontura), e absorve energia de células solares fotovoltaicas e 79 turbinas de vento, cada uma delas localizada entre os andares. O projeto tem o objetivo de ser totalmente auto-sustentável, energeticamente falando, e ainda ter energia de sobra para os prédios ao redor. Serão construídos dois destes prédios futurísticos de U$ 700 milhões, até o momento; um em Dubai e outro em Moscou. Eles usarão uma técnica radical na sua construção.

A construção da Dynamic Tower será totalmente sem precedentes e quase totalmente pré-fabricada. A única parte que será construída no local será o centro rotacional que será forte o suficiente para segurar todos os andares do prédio e os elevadores. Cada andar será feito em uma fábrica na Itália e encaixado no eixo central. Com este método cada um dos andares será completado em cerca de seis dias. Comparando com os métodos tradicionais que podem levar até seis semanas por andar, isso parece ser um grande avanço.

O início da construção da Dynamic Tower em Dubai e em Moscou ocorrerá em cerca de seis meses, com a construção sendo completada em 2010. Se você for abonado — muito, muito abonado — você pode comprar um apartamento ou escritório. O preço é de U$ 33 mil o m2. Hãm… Me veja 1 cm, por favor. [Fonte]

Veja mais fotos…

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

15 comentários

  • Victor Whilly Ramalho:

    Quem publicou isso está mentindo feio. Esse prédio não existe, isso é uma montagem de photoshop. Sei disso pois trabalho com photoshop e, se notarem, nas 3 imagens, a avenida esta do mesmo jeito, com os mesmos carros. só o que o ser humano fez foi editar para mudar a posição dos andares do prédio para dizer q ele se movimenta.

    • michel:

      Victor, é por isso que está escrito ” será ” no nome da matéria.

  • WebDesigner:

    kkkkk Isso e montagem é obviu , alem de que os carros la em baxo estao parados!O predio girou e os carros nao andarao ?!!?!

    • Grégory Ramos:

      Claro velho, tu não viu os caras falarem que os prédios ainda vão ser construídos?
      isso dai é só um mockup do projeto.

  • michel:

    superposto quanticamente todos estão certos.

    mas acabar com a fome no mundo depende sim da conscientização de todos!, muitos interesses economicos mediocres impedem das pessoas saberem que a maconha produz 25% mais sementes que a soja, é 8% mais nutritiva, amadurece em 6 meses nos mais variados tipos de solo sem a necessidade de NENHUM adubo, fertilizante ou composto quimico.
    se a fome fosse acabada dessa forma de quebra ainda regulariamos o aquecimento global, pois o que uma arvore leva decadas pra absorver a maconha leva 6 meses.
    ela ainda pode produzir um leite tao gostoso quanto o bovino, mais nutritivo e sem gorduras.
    produz uma substancia que serve como açucar perfeita para diabeticos.

    se fosse plantada apenas nas areas de desmatamento livres atuais, conseguiriamos alem de tudo o citado acima, ainda uma radical diminuicao de combustiveis fosseis, pois já foi classificada como uma das plantas mais ideais na produção de biodiesel.
    a sua fibra tambem produz um tecido, o mesmo usado nas velas das carevelas antigamente, que é muito mais resistente que o algodão. o algodão polui diretamente tanto os rios quantos os lençois fleaticos, tambem tanto no cultivo quanto na industria pela excessiva necessidade de produtos quimicos.
    sua fibra tambem serve pra fazer papel, poucas plantas que como dito crescem em 6 meses produzem a mesma quantidade que uma arvore de eucalipto. o eucalipto alem de secar o solo ainda retira quase todos os seus nutrientes em apenas 3 cultivos.
    já a maconha faz o contrario, utiliza pouca agua pra crescer e suas raizes quando apodrecem fertilizão o solo.

    mas será que interesses economicos diretos e indiretos nao classificariam meu comentario como apologia por eu ter apenas dito as capacidades beneficas de uma simples planta que a natureza naturalmente criou??

    petroliferas e derivadas, farmacos, celulose, adubos quimicos e empresas de tecidos seriam diretamente afetadas na teoria de economia deles mas com um mundo mais rico e sem fome o aumento da arrecadação de impostos iria pagar varias vezes mais o pequeno preço a se investir agora!.

  • Wanderson:

    Marcindo.

    Concordo com vc em partes pois o problema da fome ou da miséria depende de cada um de nós e não somente da competência de nossos governantes,não importa o país em que estejamos.
    Agora sobre a ciência.Ela está fazendo sua parte.Façamos então a nossa.

  • Tiago:

    Eu já tinha lido sobre o projeto de curitiba, alguem sabe porque ele fracassou?
    Quanto a polemica criada sobre a fome mundial, creio que tambem existe, alem do problema politico, problemas de como expandir as lavouras sem afetar as já tão excasas florestas, o controle das pragas (que muitos cientistas se dedicam a esta causa), uma maior produção na menor area possivel (bioengenharia) e os riscos concernente a utilização desses meios.
    De qualquer forma creio que não adianta todos os cientistas do mundo se lançarem na busca da solução de um unico problema. Ou seja todas as areas devem evoluir juntas (arquitetura, quimica, bioengenharia, medicina,etc)

  • Paulo Roberto:

    Olá pessoal. fantástico esse prédio. Que coisa!!!!! Além desse prédio em
    Curitiba ( que não gira) há algum tempo atrás eu vi uma reportagem de
    nível ecológico, que mostrava uma casa símples que fora criada para girar
    também, só que no Rio Grande do Sul. Lá a casa deveria girar manualmente.
    Não sei como está isso agora. Se alguém tiver notícias dela mande pra mim
    OKK.
    Também incrível é que as pessoas, ainda hoje, reduz o conhecimento cien
    tífico, fazendo comparações da inteligência tecnológicas com as misérias e
    fome da humanidade. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Fome e
    miséria e consequência da roubalheira, ambição política e estupides de go
    vernantes desses países. A África é rica em petróleo, ouro, diamantes, etc
    e também de maior incidência de fome e aids.
    Concordo com o Marcindo e discordo do Matias completamente. Com todo
    o respeito que os dois merece.
    grt

  • Marcindo:

    E você, Matias? Está usando a sua própria ineligência para matar a fome de alguém?

    Acho lamentável esse reducionismo que as pessoas fazem dos avanços da tecnologia e da ciência. O problema da fome, miséria, ou seja lá o que for é corrupção e incopetência dos próprios governos dos países que sofrem disso.

  • MATIAS:

    É EXTRAORDINÁRIO, SÓ SINTO QUE NÃO USEM ESSA INTELIGENCIA TODA, PRA MATAR A FOME DO MUNDO…É INACEITAVEL…

  • Marlon Souza:

    imagina voce sair pra trabalhar de manha e a noite quando voltar pra casa, ou ainda saiu pra curtir e bebeu todas, o predio grirou, e voce tenta abrir a porta e a chave nao entra, pq voce nao esta no seu apartamento e sim no do vizinho, ou ainda esqueceram de trancar a porta e o os vizinhos estao naquele amasso, vc abre a porta e pega no flagra, como dizia um amigo: – É dose.
    think this!

  • admin:

    Olá, Hugo. Sim, o primeiro prédio giratório foi criado em Curitiba. O único problema é que ele não gira.

  • Hugo:

    Já existe um prédio como este, porém em menores proporções aqui no Brasil na cidade de Curitiba.

  • Thiago:

    esse carro por acaso ta dentro do apartamento??? ou melhor perguntando as garagens vão ser no proprio apartamento??

  • PEDRO ÂNGELO:

    ESTA CONSTRUÇÃO VEM MOSTRAR A TODOS OS INCRÉDULOS QUE A EVOLUÇÃO ESTÁ PRESENTE E EVOLUINDO À CADA DIA.

Deixe seu comentário!