As incríveis casas cobertas de grama da Noruega

Por , em 22.09.2010

Os noruegueses se orgulham de sempre tentarem viver em harmonia com a natureza – e um dos maiores exemplos disso são as casas cobertas de plantas.

Atualmente, essas casas com tetos que mais parecem campos de pasto podem parecer bizarras, e é meio difícil imaginar como seria morar em uma delas – você imagina a infestação de insetos? A maioria dessas casas não é mais habitada, mas foi transformada em museu.

O processo para fazer com que essas plantas cresçam é um pouco mais complicado do que jogar sementes nos telhados. Primeiramente, casca de bétula é colocada em cima dos telhados. É um material muito resistente e encontrado em todos os cantos do país. Depois camadas de turfa são colocadas e cobrem as cascas de bétula.

A camada de turfa precisa ser muito grossa – se for mais fina do que 20 centímetros, o material não agüenta um dia quente de verão. E o teto precisa ser muito resistente já que, quando chove, a turfa pesa 80 quilos por metros quadrados.

Os noruegueses não fazem isso por mera estética. A turfa acaba protegendo a casa do calor no verão e das tempestades de neve no inverno.[OddityCentral]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

18 comentários

  • gloria:

    O calor tropical de nosso país faria desenvolver fungos nas matérias organicas do telhado e nós morreríamos de doenças pulmonares, pessoas alergicas a fungos ñ sobreviveriam, a mim me basta entrar num sebo onde guardam livros velhos e porões c\ madeiras ou q contenham vazamentos onde criam fungos q passo muito mal, sempre ouvimos notícias de pessoas q morreram sem causa aparente na America do norte, e quando investigado achasse fungos como causa principal, Eu prefiro minha casinha mesmo do jeito q ela é!

  • clarice:

    ja ví em slides, são lindas e tem um montão de gente ainda
    usa estas casas.

  • Jorge:

    faz uma casa em beira de morro que sao grandes as chances de voce ter uma casa toda coberta de terra e vegetação!
    super ecologico…

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Então vamos importar essa tecnologia da Noruega e construirmos casas ecologicamente corretas. Devem ficar bem mais bonitas essas casas na zona rural das cidades.

  • Ana Pego:

    Olá, só para quem já visitou a Noruega como eu, pode apreciar os telhados feitos desta forma…. incrivelmente os Noruegueses utilizam esta técnica desde o séc. XII, e manteve-se até agora, com as mesmas características e objectivo.

    Se puderem ir até ao país dos TROL aconselho….

    Ana

  • robson:

    Hahauhauau parece a casa de um Hobbit

  • Cíntia:

    sempre achei isso muito útil e bonito! já vi alguns testes aqui no Brasil e realmente protege do calor, só que depende de uma constante manutenção. mas vale a pena! quando eu comprar a minha casa, farei de tudo pra ter um telhado desses!

  • Reynaldo Andrade:

    Já pensou se aparece um cavalo pastando em cima da casa, ou por outra, um trator passa em cima da casa, ou um tatu resolve fazer uma casa???

  • Eunice:

    Hoje é meu aniversário, gostaria de ganhar uma casa assim.
    Ficaria muito feliz!!!!!

  • ThiagoSperandio:

    E o Henry está ironizando o comentário do willian… parem de dar voto ruim pra ele sem saber!

    Favelas não detonam o clima, mas tão somente o solo, por causa das erosões e das contaminações por falta de saneamento básico (rede de esgoto).

  • ThiagoSperandio:

    Minha única contribuição sobre a questão das favelas é que elas ficariam muito mais bonitas com grama – por todos os lado, não só no telhado!

    Ficaria massa!

  • Gray:

    Seria ótimo se todos os prédios fossem assim… Diminuiria bastante o calor no verão carioca, o que economizaria energia elétrica dos condicionadores de ar

    Além, é claro, de ajudar na qualidade do ar nos centros urbanos

  • Vitor:

    No Brasil já há tecnologia atualizada, e em uso, para a produção deste tipo de telhado “vegetal”. É mais caro que o convencional, mas com uma série de vantagens. A Globo mesmo exibiu uma reportagem a respeito há pouco tempo.

  • Jorge de Melo:

    Isso pode servir também como disfarce em tempo de guerra, para casas no campo. Já para casas na cidade…

  • Henry:

    Com certeza, façamos nas favelas, pois elas que são as culpadas pela detonação climática… não é mesmo?

  • Farofa:

    =]
    muito legal

  • willian:

    Tem que isso fazer nas favelas!

  • crazydogg:

    interessante!
    vou tentar fazer isso, primeiro em uma maquete e se funcionar , ferei num telhado de verdade.

Deixe seu comentário!