As incríveis casas cobertas de grama da Noruega

Os noruegueses se orgulham de sempre tentarem viver em harmonia com a natureza – e um dos maiores exemplos disso são as casas cobertas de plantas.

Atualmente, essas casas com tetos que mais parecem campos de pasto podem parecer bizarras, e é meio difícil imaginar como seria morar em uma delas – você imagina a infestação de insetos? A maioria dessas casas não é mais habitada, mas foi transformada em museu.

O processo para fazer com que essas plantas cresçam é um pouco mais complicado do que jogar sementes nos telhados. Primeiramente, casca de bétula é colocada em cima dos telhados. É um material muito resistente e encontrado em todos os cantos do país. Depois camadas de turfa são colocadas e cobrem as cascas de bétula.

A camada de turfa precisa ser muito grossa – se for mais fina do que 20 centímetros, o material não agüenta um dia quente de verão. E o teto precisa ser muito resistente já que, quando chove, a turfa pesa 80 quilos por metros quadrados.

Os noruegueses não fazem isso por mera estética. A turfa acaba protegendo a casa do calor no verão e das tempestades de neve no inverno.[OddityCentral]
18 comentários
O calor tropical de nosso país faria desenvolver fungos nas matérias organicas do telhado e nós morreríamos de doenças pulmonares, pessoas alergicas a fungos ñ sobreviveriam, a mim me basta entrar num sebo onde guardam livros velhos e porões c\ madeiras ou q contenham vazamentos onde criam fungos q passo muito mal, sempre ouvimos notícias de pessoas q morreram sem causa aparente na America do norte, e quando investigado achasse fungos como causa principal, Eu prefiro minha casinha mesmo do jeito q ela é!
ja ví em slides, são lindas e tem um montão de gente ainda
usa estas casas.
faz uma casa em beira de morro que sao grandes as chances de voce ter uma casa toda coberta de terra e vegetação!
super ecologico…
Então vamos importar essa tecnologia da Noruega e construirmos casas ecologicamente corretas. Devem ficar bem mais bonitas essas casas na zona rural das cidades.
Olá, só para quem já visitou a Noruega como eu, pode apreciar os telhados feitos desta forma…. incrivelmente os Noruegueses utilizam esta técnica desde o séc. XII, e manteve-se até agora, com as mesmas características e objectivo.
Se puderem ir até ao país dos TROL aconselho….
Ana
Hahauhauau parece a casa de um Hobbit
sempre achei isso muito útil e bonito! já vi alguns testes aqui no Brasil e realmente protege do calor, só que depende de uma constante manutenção. mas vale a pena! quando eu comprar a minha casa, farei de tudo pra ter um telhado desses!
Já pensou se aparece um cavalo pastando em cima da casa, ou por outra, um trator passa em cima da casa, ou um tatu resolve fazer uma casa???
Hoje é meu aniversário, gostaria de ganhar uma casa assim.
Ficaria muito feliz!!!!!
E o Henry está ironizando o comentário do willian… parem de dar voto ruim pra ele sem saber!
Favelas não detonam o clima, mas tão somente o solo, por causa das erosões e das contaminações por falta de saneamento básico (rede de esgoto).
Minha única contribuição sobre a questão das favelas é que elas ficariam muito mais bonitas com grama – por todos os lado, não só no telhado!
Ficaria massa!
Seria ótimo se todos os prédios fossem assim… Diminuiria bastante o calor no verão carioca, o que economizaria energia elétrica dos condicionadores de ar
Além, é claro, de ajudar na qualidade do ar nos centros urbanos
No Brasil já há tecnologia atualizada, e em uso, para a produção deste tipo de telhado “vegetal”. É mais caro que o convencional, mas com uma série de vantagens. A Globo mesmo exibiu uma reportagem a respeito há pouco tempo.
Isso pode servir também como disfarce em tempo de guerra, para casas no campo. Já para casas na cidade…
Com certeza, façamos nas favelas, pois elas que são as culpadas pela detonação climática… não é mesmo?
=]
muito legal
Tem que isso fazer nas favelas!
interessante!
vou tentar fazer isso, primeiro em uma maquete e se funcionar , ferei num telhado de verdade.