Águia ganha bico novo criado em impressora 3D

Por , em 16.09.2012

Baleada em 2005 por um caçador, a águia Beauty (“Beleza”, em inglês) passou a depender de ajuda humana para se alimentar e sobreviver. Com o tiro, a parte superior de seu bico havia sido destruída. Os voluntários do grupo Birds of Prey Northwest (EUA), que resgataram Beauty, imaginavam que ela se recuperaria com o tempo – o bico, da mesma forma que as garras, cresce ao longo da vida. Contudo, o dano foi tão grande que seu corpo não conseguia se regenerar.

Depois de alguns anos, os voluntários chegaram a considerar a ideia de sacrificar Beauty e poupá-la do sofrimento. Contudo, a especialista em aves de rapina Jane Cantwell tinha outra ideia: reuniu diversos profissionais (entre eles, engenheiros mecânicos e dentistas) para criar uma prótese de bico para Beauty. O projeto levou mais de um ano e meio para ser concluído, conforme relata a autora do vídeo. Felizmente, a operação foi um sucesso, e Beauty recuperou parte de sua antiga independência (embora ainda precisasse continuar em cativeiro, por garantia).

A história se passou em 2008, mas o vídeo ganhou repercussão recentemente graças às redes sociais.[Birds of Prey Northwest, Foto]

Beauty and the Beak from Keith Bubach on Vimeo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

8 comentários

  • Alex Reis:

    rsrs Boa colocação Cesar! Nem sei de onde tiraram essa idéia kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Henrique Telles Dos Santos:

    cara dar um tiro numa aguia nobre e bela, porque esse idiota fez isso?é tão bom ve-las voando livremente e sentir seu poder e soberania mas tem gente q não tem cabeça mesmo. tem q ser o homem,e não falo só da aguia falo de qualquer animal…

  • coitado:

    aqui temos um típico caso de infância destruída por atos científicos….

    • coitado:

      obs: se refere ao comentário abaixo

  • Cesar Grossmann:

    Todo mundo já deve ter recebido aquela mensagem de auto-ajuda dizendo que a águia, para viver mais, precisa se retirar, arrancar as penas e quebrar o bico para que venham novas penas e novo bico.

    Aí está a prova que as mensagens de auto-ajuda são balela na maior parte das vezes: a águia perdeu o bico, e não ganhou um novo bico da natureza, precisou de uma prótese para não morrer de fome.

    Talvez a mensagem de auto-ajuda ajude alguém, mas que tipo de pessoa precisa de uma mentira para se sentir melhor?

    • César H. Valentino:

      Ela não perdeu o bico de maneira natural, foi baleada. No texto não é mencionada a gravidade do problema.

      É fato que a águia troca garras e bico ao longo da vida. Não mentira.

      Essa águia precisou da ajuda humana para se recuperar de uma causalidade humana e não para seguir um ciclo natural.

      E… só pra constar… MUITA, mas MUITA gente precisa de mentiras pra se sentirem melhor.

    • Cesar Grossmann:

      Fato, xará? Fato é que a águia não troca bico nem garras. Estes órgãos seguem crescendo a vida inteira e se desgastando, mas ela não perde eles inteirinhos.

      A história de que a águia precisa quebrar o bico é uma mentira das mais safadas que tem, uma mentira de livros de auto-ajuda. O tipo de coisa que algumas pessoas precisam para encarar o mundo de verdade: uma mentira.

  • Rogeriodellova Dellova:

    da um tiro no tóba dele,REVOLTANTE,…sem mais palavras.

Deixe seu comentário!