Quais serão os problemas enfrentados pelos sobreviventes do Tsunami japonês?

Por , em 13.03.2011

O terremoto e o tsunami que aconteceram no Japão tiveram um impacto imediato. Mas os sobreviventes irão enfrentar vários outros problemas na sequência. Conheça alguns deles:

1. Falta de água potável

Quando o tsunami veio, ele passou por cima dos reservatórios de água potável, logo eles ficaram salgados como água do mar. Além disso, é possível que os sistemas de esgoto tenham entrado em colapso. Químicos e pesticidas também podem ter prejudicado os reservatórios. Então as pessoas dependerão da entrega de água engarrafada vinda de outras regiões.

2. Doenças

Colocar várias pessoas juntas em um abrigo é uma das únicas soluções cabíveis para aqueles que perderam seu lar. Mas quando muita gente fica em um mesmo espaço, as doenças se espalham de forma mais fácil. Cuidados extras para idosos e crianças deverão ser providenciados.

3. Agricultura

Outro problema é que as terras de cultivo foram invadidas por água salgada e poluentes, que comprometem a produção. E se falta água potável até para as pessoas, para o cultivo de verduras e para a criação de animais os suprimentos serão precários. [Io9]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

15 comentários

  • Eli Carlos:

    bom na verdade ta tudo um verdadeiro desastre mesmo,e isso nao e nada, se comparada a situacao em q se encontra a cidade em que moro,aqui as estradas estao em pessimo estado,nos vamos para escola numas D-20 que apresentao o maior desconforto do mundo o prefeito nem se quer mora na cidade pra nao ouvir reclamacoes,ta td um verdadeiro caus e tbm estou vendo isso em muitos lugares, na verdade o que eu vejo e a falta de pessoa capazes para administrar melhor o local em que habitamos.

  • Mario:

    mas o que tem a ver terremoto com político?

  • Mario:

    Em tempo: quero falar o seguinte, a degradação humana causa mais mau ao planeta do que a degradação da natureza.

  • Mario:

    parem de falar dos políticos afinal foram vocês que os elegeram, façam então como faço não voto em nem um deles para não ser cúmplice de suas corrupções e depravações.
    você sabia que quem fez o mar pôs limite em suas ondas, porém as ondas estão quebrando estes limites.
    você sabia que quem fez o homem fez também para ele uma mulher (vice-versa) porém os homems inverteram esta lógica.
    estamos precisando de uma tsuname que lave-nos de nossas estupidez.

  • Rodrigo Paim:

    Luciana, por favor me avise qual é esse metodo de detecção, porque até onde eu, e mais o resto do mundo, sabemos, não existe tecnologia ou conhecimento suficiente para detectarmos um terremoto.

    No máximo, podemos fazer estimativas com base em eventos passados, ou dar um aviso antes da onda de choque chegar a superfície ( isso foi feito no Japão ), mas só dá no máximo 1 minuto a mais de tempo.

  • jeferson:

    É realmente lamentável e assustador esses desastres naturais que ocorreram nestes últimos tempos,não só no Japão mas em diversas áreas do planeta.Não devemos nos esquecer que isso já esta premeditado ha muito tempo,o próprio JESUS CRISTO disse com suas palavras a respeito desses desastres,isso nos comprova que realmente os tempos serão cada vez mais difíceis.O Brasil não esta tão a salvo disso nao,já aconteceu alguns tremores que foram percebidos em diversas regiões,sem contar que o nosso litoral é bem extenso,e concentra a maior parte da população.A placa tectônica sul-america faz divisa com a placa africana bem no meio do oceano atlântico,dizem que elas se afastam,mas neste planeta tudo pode acontecer.

  • luiz felipe:

    claaaaro luciana…
    com certeza existem métodos pra prever os terremotos…
    então pq o japão, o japããão, não tirou todo aquele pessoal das áreas “de risco” detectadas por esses “métodos”?
    óbvio que não existe né ¬¬

  • Carlos:

    O Brasil não tem plano para nada. Até o carnaval tem que ser re-estudado a cada ano.
    .
    A tragédia da Região Serrana do Rio mostra bem o despreparo total. Sabemos que o Japão dará saltos na recuperação e ainda teremos desabrigados no RJ.
    .
    As UPPs do RJ são outro exemplo; os bandidos foram para as cidades vizinhas.
    .
    Até uma simples lei de cobrança de estacionamento não funcionou no RJ, pois foi mal-redigida, cheia de buracos.
    .
    Seria ótimo termos um Tsunami em Brasilia, varrendo o Congresso, numa quarta-feira que é o único dia no qual podem ser encontrados alguns congressistas.
    .

  • Nelson:

    Em primeiro lugar o terremoto que ocorreu no Japão não foi um acidente climático, mas geológico. Esse tipo de acidente é muito dificil de ocorrer no Brasil devido a nossa posição na falha geológica. Por outro lado, o Japão estava bem preparado para tal acontecimento se não estivesse o desastre poderia ser bem maior.

  • Conspirador:

    X, se fosse no Brasil a desgraça seria ainda maior que o esperado, pois não temos nenhum plano nacional para incidentes climáticos, e ainda com o nossos políticos que já são nossa maior catástrofe natural, teríamos que enfrentar a o desvio de verba das obras de reconstrução, super faturamento e etc mil.

  • X:

    Luciana, como se dedecta terremotos? Que eu saiba não existem metodos para isso. E voce acha que eles não estavam preparados? Imagina esse desastre aqui no Brasil, centenas de milhares de pesssoas iriam morrer.

  • eduardo:

    Bob, não é verdade… nós podemos ajudar sim… creio q o nosso governo esteja providenciando coletar doações de mantimentos, remédios e roupas pra levar até o Japão… como aconteceu na tragédia do Haiti…

    É uma pena ver esse tipo de desastre…

  • LEANDRO GIBSON:

    as catastrofes estão se espalhando pelo o mundo inteiro e de uma forma nunca vista antes, centenas de animais aparecendo mortos nas prais e sem explicação,tempestades devassadoras, enchentes, crateras se abrindo, vulcoes almentando sua atividade, tisunames, terremotos, almento da temperatura global, alteraçoes nas correntes marinhas e como se nao bastace tudo isso guerras acontecendo no mundo arabe e logo estaram todos os paises envouvidos, ta parecendo o começo do fim.

  • luciana:

    Todas as civilizações que se assentam sobre as falhas da crosta terrestre, estão sujeitas a terremotos. Já existem maneiras de detectar e prevenir a população. Não sei por que o Japão um país adiantado tecnológicamente deu uma mancada dessas. Não é a primeira vêz que isto acontece no Japão. O govêrno tem objetivos extremamente ambiciosos e quem sofre é o povo. Mas também aqui no Brasil está acontecendo a mesma coisa. O planeta inteiro está passando por uma fase de transformação, só os politicos fdp é que não ficam mais sensiveis e antenados. Gente, é maracutaia em cima de maracutaia, dinheiro na cueca, e o povo morrendo em enchente e em terremoto.

  • Bob:

    Como se não bastasse o aiti agora o japão isso realmente é muito doloroso,e o pior não podemos fazer nada para ajudá-los.

Deixe seu comentário!