Perigos de vazamento radiotivo no Japão

Por , em 14.03.2011

O país que já sofreu com a destruição de duas bombas atômicas se deparou mais uma vez com desgraça e possibilidade de radiação. O terremoto de magnitude 8.9 que atingiu o Japão no dia 11 de março destruiu o sistema de refrigeração de dois reatores nucleares.

“No momento, não temos nenhuma notícia de nenhuma material afetando as áreas na Usina Nuclear de Tóquio, Fukushima Daiichi, ou na de Onagawa, Tohoku Electric. Segundo o governo, todas as precauções estariam sendo tomadas para conter vazamento de materiais radioativos, inclusive evacuar moradores.

Onze reatores próximos ao epicentro do terremoto automaticamente se desligaram quando sentiram as vibrações nas primeiras horas do dia. “Eles geralmente se desligam automaticamente quando alguma ‘aceleração do solo’ é detectada, mesmo em níveis baixíssimos”, disse o engenheiro, Tim Albram, da Universidade de Manchester.

A preocupação agora é em recuperar a energia de emergência para resfriar os reatores, anunciou a usina de Tóquio. O resfriamento é necessário para isolar nêutrons que poderiam induzir reações que produzem energia nuclear. [LifesLittleMysteries]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Thiago:

    O que pode acontecer de grave?
    essa materia radioativa pode matar muitas pessoas e animas?
    tem algum perigo de afetar o Brasil?

  • Eduardo Amaral:

    A “Síndrome da China” novamente em evidência.

Deixe seu comentário!