Qual a melhor maneira de resolver um problema no trabalho?

Por , em 1.04.2012

Você pode ler esse título e pensar: “mas isso varia de caso para caso” ou “como assim uma pesquisa vai me dizer como resolver um problema no meu trabalho?”.

Estudos desse tipo envolvem muitas pessoas, e indicações de padrões testados que funcionam sempre são sempre válidas.

No caso desse novo estudo, a conclusão foi: trabalho em grupo é a melhor maneira de resolve problemas. Quando os empregados, de forma individual, trazem seu conhecimento e habilidades para os problemas organizacionais, mesmo a maior dificuldade pode ser sanada.

Um dos autores do estudo, Bryan Bonner, afirma que “para grupos conseguirem obter sucesso, eles precisam explorar o conhecimento dos seus membros efetivamente”.

A pesquisa analisou como ambos os grupos e indivíduos responderam a difíceis questões. Entre elas estavam: qual a distância mínima (dirigindo) entre as cidades americanas Salt Lake e Nova York, e qual o peso do homem mais gordo do mundo.

“Isso não exige muito. Tudo o que tem a fazer é sentar com as pessoas por um tempo e pensar o que você já sabe sobre isso e como pode ajudar a encontrar a solução”, afirma Bonner. “As pessoas geralmente descobrem que sabem mais do que pensam. Elas podem não saber a reposta completa, mas sabem uma ou duas informações que pode ajudar o grupo a encontrar a solução”.

No fim, captar o que os indivíduos já sabem é a chave para resolver uma série de problemas. Desenvolver a habilidade de transferir conhecimentos antigos e aplicá-los em novos problemas, em conjunto com várias pessoas fazendo o mesmo, pode trazer a solução.

Aliás, no caso de você ainda estar em dúvida, o homem mais gordo do mundo chegou a pesar quase 600 quilogramas. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • rui da silva:

    vivemos em sociedade, temos que saber conviver com o próximo, se não soubermos conviver, aguenta certas coisas, e saber releva, então é melhor vive isolado no meio do nada no mata numa floresta ou deserto hehhe, ai sim tu vai ver o que é o monótono e o tédio, nos ser humanos gostamos de intrigas, essa raça humana é um “o” mesmo.

  • zilmma santiago:

    Sempre aprendendo ! a matéria eé toda importante, mas eu me fixei nas assertivas : “Para grupos conseguirem obter sucesso, eles precisam explorar o conhecimento dos seus membros efetivamente”, alertou-me, pois a gente não pode analisar superficialmente. “Trabalho em grupo é melhor maneira de resolver problemas”, com certeza.
    Parabéns! Continuarei estudando com vocês.

Deixe seu comentário!