Quanto você pesaria em outros planetas?

Por , em 12.07.2011

Se você é um fã de ficção científica, um entusiasta do espaço ou já assistiu algum filme com astronautas saltitando pela superfície da lua, você já deve ter se perguntado qual seria o seu peso em outros planetas do sistema solar. Afinal, não custa sonhar com um passeio pela lua ou uma visita a um planeta longínquo, não é mesmo?

Para saber a resposta, é importante fazer algumas diferenciações sobre termos físicos. Peso e massa, apesar de serem usados rotineiramente com os mesmos significados, são conceitos diferentes.

Peso é a força que a gravidade exerce sobre um corpo devido à sua massa. É essa força que atrai os corpos para a superfície da Terra. A massa, por sua vez, é a quantidade de matéria de um corpo.

A massa se mantém constante em todo o universo, enquanto o peso varia de planeta para planeta, dependendo da força gravitacional.

O tamanho de um planeta tem um maior impacto relativo na sua gravidade – e do peso em sua superfície – do que a sua própria massa. O planeta com maior massa no sistema solar, Júpiter, tem 316 vezes a massa da Terra. Mas isso não significa que lá você pesará 316 vezes mais. Isso porque, como o raio de Júpiter é cerca de 11 vezes maior do que o da Terra, sua força gravitacional cai para 1/112 em sua superfície.

Como peso = massa x gravidade, multiplicando a sua massa na Terra pelos números a seguir, é possível descobrir qual seria seu peso na superfície de cada planeta:

Mercúrio: 0,38
Vênus: 0,91
Terra: 1,00
Marte: 0,38
Júpiter: 2,34
Saturno: 1,06
Urano: 0,92
Netuno: 1,19
Plutão: 0,06

Por exemplo, se uma pessoa pesa 68 quilos na Terra, ela teria 159 quilos em Júpiter, 26 quilos em Marte e menos de 9 quilos no pequeno Plutão. Se você estiver se sentindo pesado, essa é uma forma de sentir leve sem regimes! Pelo menos na imaginação. [Life’sLittleMysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (13 votos, média: 3,92 de 5)

25 comentários

  • Adriano Santana:

    Haveria problemas para um ser humano (hipoteticamente falando) sobreviver em um planeta em que seu peso fosse 3x mais que aqui na Terra?

    • Cesar Grossmann:

      Ele não poderia ficar em pé, o sangue não chegaria à cabeça. O coração iria falhar tentando bombear sangue para o corpo. Não sei se os ossos aguentariam. Basicamente todos os fluidos do corpo iriam se acumular nos pés…

  • Augusto Borges:

    Então Dragon Ball Z estava certo! 6.6 uhmmm
    Partiu treinar em Júpiter

    • Altair Kusanagi:

      (y) 🙂

  • karol:

    ?Interessante

  • Jonny:

    o distúrbio da massa com relação a gravidade de outro planeta interfere no seu verdadeiro peso, ou seja, essa soma diz quanto você pesaria ”aproximadamente”.

  • magoado:

    não conseguimos,nem cuidar da nossa terra,já querem cuidar
    de outros planetas….primeiro deveríamos por a casa em ordem e depois ir ajudar o vizinho…….

  • adelimar:

    ,qual e as opçoes para dlibar a distancia , seria o uso da tecnologia disponivel para transportes de materiais das estruturas lunares , com naves gigantes ,nao tripuladas via controle remoto , dai nos podiamos ate abusar um pouco da potencia do mega giga foguete capas de viajar longas distancias em pouco tenpo , sendo um foquete no estilo trem bala ,para viagens com apenas um mes , ja chegaria no destino programado e ali ficaria orbitando , com mantimentos e materiais ,ate a chegada da equipe ,a nave teria seus sensores de localizaçao orbital de estacionamento e claro , isto podia ate ajudar a nasa a ganhar espaço e velocidade nas naves tripuladas ,ja que o carqueiro leva o peso todo na frente , eu viajo em astronomia como podem ver .

  • adelimar:

    este besteirol de peso nao me acrecentou nada ,a pergunta devia ser voçe acredita que o homem pisou em solo lunar , ou se foi um filme de *******wood, eu diria que o homem nunca foi a lua , poque se nao ja teriamos enpresas querendo faturar alto com o turismo lunar , hotelaria lunar , com petroleo lunar ou seja recursos naturais ,e e a nasa ja estaria com anbiçao por marte a muito tenpo ,afinal os americanos sao senpre os primeiros a chegar na frente e fincar a bandeira , a lua nao mais seria lua depois de descoberta profundamente , seria planetas unidos das americas do universo .

  • NATALIA:

    ELE PISOU NA LUA NAO ACHO MAS SI PISOU Q BESTA COM E Q ELE VAI VOLTAR NUMA NAVE? PODIA CONSTRUIR AL GUMA COISA NA LUA NAO TEM NADA SÓ AREA SEILA UM HOSPITAL PARA Q FOR GRAVIDA JA TEM UM HOSPITAL OU UMAS LOJA DE ROUPAS,ACESSORIOAS,TUDO VAI Q AL GUEM NAO LEVA A E O MAIS INPRTANTE UMA LOJA DE CONSTRUCAO SE NAO COMO IA CONTRUIR TUDO ISSO

    • LOL:

      DA PRA VER QUE A EDUCAÇÃO SÓ ATINGE UMA PARTE LIMITADA DOS BRASILEIROS

  • silvanice alaxandre pereira:

    essa materia sobre outros plnetas e muito importantes para nosso cultura pois nosso país estar ficando cada vez mais pobre de conhecimentos científicos

    Att. Silvanice

  • Vincius gabriel:

    na verdade peso eh medido em newtowns. aki esta medindo em kilos. peso eh a forca que a gente exerce sobre uma superficie. se na balanca mostra que vc “pesa” 70 kilos, na verdade vc pesa 700 newtons. newtons eh a medida de massax aceleracao. a aceleracao da terra eh de 10 m/s^2 aproximadamente. a da lua eh de aproximadamente 1,7m/s^2

    • Renato Rodrigues:

      É mesmo? E o quilograma-força? ¬¬

    • edu:

      o Vincius gabriel está correcto, pois o peso é uma força que varia consoante a aceleração gravitacional (9,81ms^-2). já a massa de um objecto, que é expressa em KG, é uma propriedade intrínseca, por isso se a nossa massa for 50kg aqui na terra é 50kg em marte

      fazer favor de corrigir isso

  • Marte:

    A informação é relevante, veja a declaração (em 12/07):

    “O diretor da Nasa, Charles Bolden, (…) destacou que “as crianças de hoje caminharão em Marte”.”

    Quem viver verá.

  • André:

    Segundo Wikipédia a gravidade da Lua é +ou- 1/6 = 0,1654 g da gravidade da terra, Massa Lua 0,0123 Terras, 7,349 x 1022 kg, http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua
    Então uma pessoa que pesa 68Kg na terra pesaria aproximadamente 11Kg na lua, corrijam-me se estiver errado.

    Lua: 0,16
    Mercúrio: 0,38
    Vênus: 0,91
    Terra: 1,00
    Marte: 0,38
    Júpiter: 2,34
    Saturno: 1,06
    Urano: 0,92
    Netuno: 1,19
    Plutão: 0,06

    • Amanda Silva:

      Se eu fosse para Plutão, seria um pássaro de tão leve que sou.

    • Wesley Matteus Araújo Santos:

      André você ainda não entendeu que peso e massa sao grandezas totalmente diferentes ? sua massa e imutável em qualquer planeta. so muda a força gravitacional exercida sobre a mesma.

  • António Toscano:

    Também eu queria contar matemática, mas não percebo esse informação, como contar?

    Ah entendo, por exemplo peso, 70kg X 1,00 (Terra)= 70kg
    Portanto outra planeta, 70 x 0,92 (Urano)= 64,4
    lol… Também quero saber quantos gravidade ou seja massa da Lua.

  • Rafael Cassemiro:

    Só uma correção: A massa da pessoa não muda nos planetas. Uma pessoa de 68Kg continuaria portando essa mesma massa em qualquer ponto do universo. A grandeza variável é o Peso, que deve ser expresso em N(newton)ou Kgm/s².

  • Márcio M:

    Gostei da matéria, interessante. Nem sabia da “barganha” de massa e raio do planeta pra se calcular a gravidade de lá. Show de Bola 😉

  • LUCIANO MANZETTI:

    entao gordinhos vao p plutao kkkk

  • paulo:

    ahhh, faltou o peso na lua…

    • Rodolfo:

      sim… quanto pesariamos na lua? tenho a mesma curiosidade

Deixe seu comentário!