Mesmo que haja água na superfície da Lua, ela é seca por dentro

Por , em 24.08.2010

Nas últimas décadas, a maioria das sondas espaciais enviadas à Lua está girando em torno dos mesmos problemas, que os astrônomos se cansam de bater: afinal, há água na superfície da Lua? De que forma? Quanto há? Podemos fazer algum uso dela? Pois bem, um novo estudo da Universidade de Albuquerque (Novo México, EUA) afirma o seguinte: independente de quanto há de líquido na superfície, o interior da Lua é seco como a sua boca em manhãs de ressaca.

Análises recentes das rochas lunares estão descobrindo a incidência de água, em forma líquida, ou de gelo, mas os pesquisadores asseguram que isso se limita à superfície. Eles compararam a composição de rochas da Terra, amostras de meteoritos, rochas vulcânicas e rochas lunares. O objeto de comparação era a prevalência dos dois isótopos naturais do Cloro, o de massa 35 e o de massa 37, que são uma medida eficiente do quanto há de hidrogênio na rocha.

Grosso modo, é uma relação inversamente proporcional: quanto mais cloro em estado natural, menos hidrogênio há naquele ambiente, e por conseguinte, menos água. Isso acontece porque o Cloro, em geral, combina-se com o hidrogênio para formar Cloreto de Hidrogênio (HCl). Assim, se sobra Cloro na rocha, é porque não há hidrogênio suficiente para que estes átomos se unam.

Entre as rochas da Terra e os meteoritos, a quantidade de Cloro encontrada foi muito semelhante (variação inferior a 0,1%). Mas nas rochas lunares essa quantidade era 25 vezes maior. Isso leva a crer que a Lua é muito mais seca que a Terra. Pelo visto, a chance de encontrar lençois freáticos e rios caudalosos, quando um dia colonizarmos a Lua, não é lá muito grande. [msnbc]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 3,00 de 5)

6 comentários

  • eliza:

    nossa!!!!! a professora quer saber pq a lua está secando e q consequencias trará para a humanidade….se alguem tiver o site para me encontrar por favor me digam!

  • Willian:

    Existem muitas imagens do lado oculto da Lua, todas muito bem editadas pela Nasa antes de ir a público.

  • Genivaldo:

    Os que moram na lua disse para quem lá vaí, não cheguem mais aqui! Por isso só satelites orbita na lua.

  • Tigre:

    Ana Paula, não sei se falo o correto, mas se encontrarem água na Lua e um dia fizerem uma base por lá, poderemos construir telescópios mais poderosos do que os que temos na Terra hoje, principalmente por que a Lua não tem atmosfera, com telescópios mais fortes ficará mais facil encontrar planetas habitáveis, o que talvez nos ajudará a entender o nosso próprio planeta.

    Minha opinião apenas

  • ana paula camoesas:

    Desculpem-me os senhores cientistas mais a Nasa e os AMERICANOS,mas ainda bem que não há muita água na Lua.Para quê? Para irem para lá fazer mais porcaria que a que têm feito por esse mundo fora,em nome da democracia?

  • Willian:

    Isso é uma grande conspiração americana!
    Por favor assistam aos vídeos nesse link, vale a pena, e inclusive o último, o militar de alta patente americano explica bem sobre a Lua.

    http://www.realidadeoculta.org/2009/12/varios-militares-afirmando-que-ovni_5247.html

Deixe seu comentário!