De quantos banhos você realmente precisa por semana? Médico responde
Se você toma mais de um banho por dia, como a maioria dos brasileiros faz, provavelmente está exagerando – pelo menos do ponto de vista médico. Na realidade, tomar muitos banhos pode ser maléfico para o seu corpo com o passar do tempo.
As normas sociais ditam que é necessário estar sempre fresquinho como se tivesse recém-saído do chuveiro. Associamos essa sensação com uma imagem de uma pessoa atraente e bem-sucedida. Mas, dependendo do estilo de vida que a pessoa leva, o ideal para a saúde do corpo seria tomar dois banhos por semana, de acordo com o médico Brandon Mitchell, dermatologista da Universidade George Washington (EUA).
“Em termos de saúde – e não da sua aparência ou cheiro – provavelmente uma ou duas vezes por semana. Seu corpo é uma máquina naturalmente ‘bem oleada’. Um banho por dia não é necessário”, defende Mitchell.
Claro que essa orientação não se aplica a todos. Se seu emprego envolve trabalhar em uma construção, oficina de carros ou outra atividade que envolve muita bagunça, suor e sujeira, você vai precisar tomar banho todos os dias. O mesmo é recomendado se você se exercita todos os dias. Mas se não é esse o caso e você sente que precisa de um ou mais banhos por dia apenas para “se sentir limpo” ou por razões estéticas, pelo menos otimize o seu banho.
Esfregue os lugares certos
“Eu oriento meus pacientes a não ensaboar o corpo todo”, diz o médico. Segundo ele, os locais estratégicos são as axilas, bumbum e partes íntimas, que são áreas que produzem secreções com odor. O resto do corpo não precisa de tanto sabonete, diz ele.
Além do sabão em excesso, outro hábito que não faz bem para a pele é abusar da água quente. Apesar de ser bastante relaxante cozinhar no banho e meditar sobre os problemas enfrentados durante o dia, isso tudo resseca a pele, o que pode resultar em inflamações que causam prurido intenso, como a dermatite. Ah, e não se esqueça de usar um bom hidratante depois do banho. [LifeHacker, Time]