Cheiro de limpeza promove comportamento mais ético

Por , em 28.10.2009

limpeza
“Hummm! Cheirinho de limão.”

Um estudo publicado por Katie Liljenquist (foto), professora adjunta de liderança organizacional da Brigham Young University, sugere que as pessoas são inconscientemente mais justas e generosas quando estão em um ambiente com cheiro de limpeza.

A pesquisa, realizada em parceria com Chen-BO Zhong, da Universidade de Toronto, no Canadá, e Adam Galinsky, da Escola de Administração Kellogg, encontrou uma melhoria dramática no comportamento ético com apenas algumas borrifadas de Windex de aroma cítrico, um produto de limpeza muito popular nos EUA e no Canadá, similar ao Veja limpa vidros no Brasil.

Os cientistas veem implicações para os locais de trabalho, lojas e outras organizações que têm confiado na medida tradicional de fiscalização e de segurança para fazer cumprir as regras. “As empresas empregam frequentemente intervenções pesadas para regular a conduta, de forma cara ou até opressiva.”, disse Liljenquist, cujo escritório tem um cheiro acima da média. “Esta (cheiro bom no local de trabalho) é uma maneira muito simples e discreta de promover o comportamento ético”, completa.

Ela brinca que talvez os resultados pudessem ser aplicados em casa também, de modo que, se as crianças limpassem seus quartos, tornariam também seus atos mais limpos.

A investigação, intitulado de “O cheiro da virtude”, foi extraordinariamente simples e conclusiva. Os participantes se ocuparam em diversas tarefas; a única diferença é que alguns trabalharam em quartos sem aroma enquanto os outros o fizeram em quartos em que havia sido borrifado o Windex. Todos os participantes afirmaram que não observaram o perfume no quarto.

A primeira experiência realizada buscava avaliar se em ambientes limpos as pessoas buscariam a reciprocidade. Os participantes receberam $12 de um colega anônimo de outro quarto. Eles teriam de decidir quanto eles utilizariam para si e quanto enviariam para seus parceiros de volta, que confiaram este dinheiro para ser usado de forma justa. Enquanto que a média devolvida para os colegas do quarto comum era de $2,81, os participantes do quarto com cheiro de limpeza devolveram uma média de $5,33.

Já a segunda experiência buscou avaliar o comportamento de caridade. Eles teriam que indicar se estavam interessados em doar fundos a um projeto de serviço humanitário.

Os participantes examinados no quarto em que foi utilizado o Windex estavam mais interessados em oferecer algo (4,21 em uma escala de 7 pontos) do que aqueles do quarto comum (3,29). Dos participantes do quarto com Windex, 22% disseram que gostariam de doar o dinheiro, comparado a somente 6% daqueles que estavam no outro quarto.

“Basicamente, nosso estudo mostra que a moralidade e a limpeza podem andar lado a lado,” disse Galinsky, da escola de Kellogg. “Os pesquisadores sabem há anos que os aromas têm um papel ativo em renovar experiências positivas ou negativas. Agora, nossa pesquisa pode oferecer maior percepção a respeito da ligação entre as ações caridosas das pessoas e o ambiente ao seu redor”, afirma. [Science Daily]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • Kherryna:

    “Cheiro de limpeza promove comportamento mais ético” ….se for isso mesmo o Senado Federal deve cheirar a carniça!!

  • Francisco Assis Gurgel Gurgel:

    Claro que a pesquisa ia dar positivo, quem não gosta de sentir um cheirinho agradável aromático…

  • Maira:

    eu faco faculdade no canada e eu posso dizer que limpar as janelas no canada e no brasil tem com certeza significados diferentes. eles nao sao acostumado a ter uma faxineira limpando todos os cantos do escritorio, na minha faculdade por exemplo, mesmo sendo muito boa e particular, eu nunca vi niguem limpando uma janelinha sequer. alem disso eles sao muitissimo ligados a protecao anti-germes (nao me pergunte por que eles sao viciados em antibactericidas e nao em limpa-vidros), na minha escola tem uma estacao de hand sanitizer (gel antibacteriano) a cada 15 metros. alem disso, tem o fato de eles terem esses bonitos longos invernos, onde voce ve o sol das 9 da manha as 4 da tarde, e quando voce ve a luz do sol passando pelas magnificas janelas de 2 metros de altura de um predio comercial (comum) em toronto, voce tem que se sentir feliz! vai por mim, uma pessoa nao entende o que e passar por um inverno canadense ate que voce passe um. eh mais frio aqui que na Russia, entao facam suas proprias assumpcoes! esse experimento tem uma margem de erro muito grande… alem disso, quando voce tem um escritorio limpo, voce parece ser mais profissional, o que pode levar uma pessoa a pensar q o dinheiro investido estara em boas maos.

  • Clement:

    Gostei, vou passar a prestar mais atenção na limpeza, especialmente de vidros e de preferência com aroma cítrico!

Deixe seu comentário!