Teria o criador do universo deixado uma mensagem codificada que os astrônomos pudessem decifrar?

Por , em 3.12.2020radiacao microondas cosmica de fundo

O Universo é um lugar misterioso. Não sabemos por que existe, e há muitas perguntas sem resposta sobre como veio a existir. Mas e se ele foi criado, propositalmente, por uma entidade inteligente? Existe alguma maneira de descobrirmos?

Em 2005 dois físicos propuseram que se houvesse um Criador, ele poderia ter codificado uma mensagem na radiação microondas de fundo do Universo, remanescente de quando a luz foi liberada pela primeira vez para fluir livremente pelo espaço. Esta luz é chamada de radiação cósmica de fundo em microondas (CMB, na sigla em inglês).

Agora, o astrofísico Michael Hippke do Observatório Sonneberg na Alemanha e Breakthrough Listen está procurando por esta mensagem, traduzindo as variações de temperatura no CMB em um fluxo de informações binárias.

O que ele recuperou parece totalmente sem sentido.

O artigo de Hippke que descreve seus métodos e descobertas foi enviado ao servidor de pré-impressão arXiv (e, portanto, ainda não foi revisado por pares); o trabalho inclui o fluxo de bits extraído para que outros pesquisadores interessados possam investigá-lo.

O fundo cósmico de microondas é uma relíquia incrivelmente útil do Universo primitivo. Ele data de cerca de 380 mil anos após o Big Bang. Antes disso, o Universo era completamente escuro e opaco, tão quente e denso que os átomos não podiam se formar; prótons e elétrons voavam na forma de plasma ionizado.

À medida que o Universo esfriava e se expandia, esses prótons e elétrons podiam se combinar para formar átomos de hidrogênio neutros no que chamamos de época de recombinação. O espaço tornou-se claro e a luz pôde se mover livremente por ele pela primeira vez.

Esta primeira luz ainda é detectável hoje, embora muito fracamente, inundando todo o espaço conhecido. Esse é o CMB. Como o Universo inicial não era uniforme, as variações de densidade na época da recombinação se manifestam hoje em flutuações muito leves na temperatura da CMB.

Por causa dessa onipresença, os físicos teóricos Stephen Hsu da Universidade de Oregon e Anthony Zee da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara argumentaram — teoricamente — que o CMB seria um letreiro perfeito para deixar uma mensagem que seria visível para todos civilizações tecnológicas no Universo.

“Nosso trabalho não apóia o movimento do Design Inteligente de forma alguma”, escreveram eles em seu artigo de 2006, “mas pergunta e tenta responder à questão inteiramente científica de qual poderia ser o meio e a mensagem SE houvesse realmente uma mensagem.”

Eles propuseram que uma mensagem binária poderia ser codificada nas variações de temperatura no CMB. Isso é o que Hippke tentou encontrar – primeiro abordando as afirmações feitas por Hsu e Zee e, em seguida, usando os dados para tentar encontrar uma mensagem.

“As suposições [de Hsu e Zee] eram, primeiro, que algum Ser superior criou o Universo. Segundo, que o Criador realmente queria nos notificar que o Universo foi criado intencionalmente”, escreveu Hippke.

“Então, a questão é: como eles enviariam uma mensagem? O CMB é a escolha óbvia, porque é o maior letreiro no céu e é visível para todas as civilizações tecnológicas. Hsu e Zee continuam a argumentar que uma mensagem no O CMB seria idêntica para todos os observadores no espaço e no tempo, e o conteúdo da informação pode ser razoavelmente grande (milhares de bits).”

Existem, Hippke descobriu, vários problemas com essas afirmações. A primeira é que o CMB ainda está esfriando. Tudo começou em cerca de 3 mil Kelvin; agora, 13,4 bilhões de anos depois, é 2,7 Kelvin. Como o Universo continua a envelhecer, a CMB se tornará finalmente indetectável. Pode demorar mais 10 duodecilhões de anos (1040), mas o CMB desaparecerá.

Deixando isso de lado, os físicos descobriram em 2006, em resposta ao artigo de Hsu e Zee, que é extremamente improvável que o CMB pareça exatamente o mesmo no céu para diferentes observadores em diferentes locais. Além disso, argumenta Hippke, não podemos ver toda a CMB por causa da emissão em primeiro plano da Via Láctea. E só temos um céu para medir, o que apresenta uma incerteza estatística inerente a cada observação cosmológica que fazemos.

Com base nessas restrições, Hippke estima que o conteúdo da informação seria muito inferior ao proposto por Hsu e Zee – apenas mil bits. Isso deu a ele uma boa estrutura para a busca real da mensagem.

O satélite Planck e a Sonda de Anisotropia de Microondas Wilkinson (WMAP, na sigla em inglês) observaram e registraram as flutuações de temperatura no CMB. Foi desses conjuntos de dados que Hippke extraiu seu fluxo de bits, comparando os resultados de cada conjunto de dados para encontrar bits correspondentes.

Os primeiros 500 bits da mensagem são mostrados abaixo. Os valores em preto eram idênticos nos conjuntos de dados Planck e WMAP e são considerados precisos com 90 por cento de probabilidade. Os valores em vermelho divergem; Hippke escolheu os valores de Planck e eles são precisos apenas com 60 por cento de probabilidade.

Mensagem binária do CMB
Crédito: M. Hippke, arXiv, 2020

Mudar os valores, ele descobriu, não melhorou a situação. A pesquisa na Enciclopédia On-Line de Sequências de Inteiros não retornou resultados convincentes, nem o deslocamento dos dados para aproximar o futuro infinito.

“Não encontrei nenhuma mensagem significativa no fluxo de bits”, escreveu Hippke.

“Podemos concluir que não há mensagem óbvia no céu do CMB. Ainda não está claro se existe (existiu) um Criador, se vivemos em uma simulação ou se a mensagem foi impressa corretamente na seção anterior, mas falhamos para entender isso.”

Independentemente de qualquer uma dessas opções ser o caso ou não, o CMB tem muito mais a nos dizer, como muito bem observado em uma resposta de 2005 a Hsu e Zee.

“O céu CMB codifica uma riqueza de informações sobre a estrutura do cosmos e possivelmente sobre a natureza da física nos níveis de energia mais elevados”, escreveram os físicos Douglas Scott e James Zibin, da Universidade de British Columbia.

“O Universo nos deixou uma mensagem por conta própria.”

O artigo de Hippke pode ser lido na íntegra no arXiv.