Raio-X revela centenas de agulhas de ouro em joelhos de sul-coreana

Por , em 15.01.2014

Quando os médicos examinaram uma imagem do raio-X dos joelhos de uma mulher sentindo fortes dores articulares, eles descobriram uma mina de ouro: centenas de pequenas agulhas de acupuntura douradas tinham sido deixadas em seu tecido.

Conforme publicado na revista “New England Journal of Medicine” na semana passada, a sul-coreana de 65 anos já havia sido diagnosticada com osteoartrite, uma condição na qual a cartilagem e os ossos dentro das articulações se degradam, causando dor e rigidez. Mas quando analgésicos e anti-inflamatórios não aliviaram sua dor nos joelhos e só causaram um desconforto no estômago, ela voltou-se para a acupuntura.

A acupuntura é uma prática médica alternativa que usa agulhas para supostamente estimular determinados pontos do corpo, para aliviar a dor ou para o tratamento de diversas doenças. No tratamento da mulher, as agulhas, que foram supostamente feitas de ouro, foram intencionalmente deixadas em seu tecido para a estimulação contínua, explica o relatório dos médicos.

No entanto, deixar as agulhas (ou quaisquer objetos) no corpo pode não ser uma boa ideia, conforme afirma o Dr. Ali Guermazi, professor de radiologia na Universidade de Boston (EUA), que não estava envolvido com o caso. Objetos estranhos deixados no interior do corpo podem levar a inflamações, abcessos e infecções.

Também poderia tornar mais difícil para um médico fazer a leitura de um raio-X. “As agulhas podem obscurecer um pouco da anatomia”, disse Guermazi. “O corpo humano quer se livrar do objeto estranho. Tudo começa com um mecanismo de defesa, por exemplo, inflamação e formação de tecido fibroso em torno do objeto”.

Agulhas deixadas no organismo também podem causar outros problemas. “O paciente não pode entrar em uma ressonância magnética, porque as agulhas deixadas no corpo podem se mover e danificar uma artéria”, acrescenta.

Pouca evidência apoia a ideia de que o tratamento de condições médicas com a acupuntura realmente funciona. No entanto, a prática é amplamente usada como um tratamento para a dor nas articulações. Ainda de acordo com o novo relatório, a inserção de pedaços de fios de ouro estéreis em torno da articulação é um tratamento para a artrite comum nos países Asiáticos.

Nos Estados Unidos, cerca de 3,1 milhões de adultos nos e 150 mil crianças foram tratadas com acupuntura, em 2007, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Nacional de Saúde dos Estados Unidos para Medicina Complementar e Alternativa.

No Brasil, em 1999, existiam 20 mil acupunturistas e 5 mil médicos especializados, segundo o médico acupunturista Ysao Yamamura, chefe da disciplina de acupuntura do Hospital São Paulo, da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). [Live Science]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • Marcos Vinicius:

    ERRADO AO DIZER NA REPORTAGEM QUE ACUPUNTURA É UMA ATIVIDADE MÉDICA , PELO MENOS NO BRASIL, NÃO É PRIVILÉGIO DE NENHUMA CLASSE MÉDICA
    NÃO TENTEM CONFUNDIR O POVO COM INFORMAÇÕES ERRADA.
    ACUPUNTURA NO BRASIL É UMA TERAPIA ONDE QUALQUER UM HABILITADO E CREDENCIADO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PODE EXERCER A PROFISSÃO .
    TANTO OS MÉDICOS OU PROFISSIONAIS DE SAÚDE FAZENDO PÓS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA ASSIM COMO TAMBÉM QUEM FIZER O CURSO DE NÍVEL TÉCNICO EM 18 MESES QUE É A CARGA MINIMA PARA SE ESPECIALIZAR

  • Sérgio Moreira:

    Acupuntura e homeopatia estão para a medicina da mesma forma que a astrologia esta para a ciência.

    • Marcelo Ribeiro:

      Tem estudos mostrando que é melhor que placebo. O problema é que acupuntura falsa feita com palito de dente (http://a.ciencia.vc/17gj5Tk) também funciona.

  • Wesley Nathan Medeiros Sa:

    mais uma razao pra mim nao gostar de agulhas

Deixe seu comentário!