Raios gama inundaram o Céu: confira aqui!
Nesse momento, os céus estão sendo inundados com a mais brilhante emissão de raios gama já vista por astrônomos.
Raios gama no céu
Os raios gama são a fonte de luz de maior energia do universo. Essa emissão superbrilhante vem de Markarian 421, um blazar que abriga um buraco negro supermassivo.
Blazar é um corpo celeste que apresenta uma fonte de energia muito compacta e altamente variável associada a um buraco negro supermassivo do centro de uma galáxia ativa. O buraco negro supermassivo dos blazares espirra grandes quantidades de luz em todo o espectro eletromagnético conforme se alimenta de matéria circundante.
Por pura coincidência, um programa para estudar Markarian 421 tinha apenas começado, por isso dezenas de telescópios do mundo o estavam observando quando ele emitiu os raios gama.
Galáxias ativas emitem jatos de luz até trilhões de vezes mais energéticos do que a luz que somos capazes de ver. Cientista sabem que blazares soltam jatos apontando em direção a Terra; o que permanece um mistério é como raios gama são criados em tais energias extraordinárias.
O brilho visto na semana passada foi sem precedentes na história das observações. “Estou em estado de choque e pavor sobre quão brilhante ele é”, disse Julie McEnery, cientista do telescópio de raios gama Fermi.
Além do Fermi, outros grandes observatórios na Terra e no espaço estão trocando seus registros do blazar para estudar sua estrutura. O trabalho duro começa agora: os astrofísicos vão tentar determinar como o blazar ficou mais brilhante em diferentes partes do espectro em diferentes épocas, para refinar seus modelos de como as partículas em movimento rápido dentro dos jatos dão lugar à luz de alta energia.
“Isso vai nos dar muito mais informações sobre como essas partículas se energizam para fornecer esse evento espetacular”, explicou Greg Madejski, cientista do telescópio de raios-X NuStar.[BBC]
6 comentários
Eu gosto muito destas animações, simulações e etc, mas existe algum tipo de fotografia desses blazares? nem que seja na base do infra e etc.
Pena que não podemos ver
Um amigo perguntou e acho interessante que seja colocado aqui também, qual a diferença entre Blazar e Quasar?
Basicamente, Blazares e Quasares são as duas subclasses de núcleos ativos de galáxias, fisicamente o mesmo objeto – um buraco negro supermassivo com um disco de acreção ao redor, produzindo um jato cósmico -, mas visto em diferentes ângulos de orientação com relação ao eixo desse jato -> logo, a diferença está na posição do observador – nós, sendo o Blazar o que aponta diretamente pra nós.
A matéria não especifica se há algum risco para a vida humana. E aí?
Não chegou a surgir essa questão então provavelmente estamos livres dessa vez, sem perigo, só o espetáculo *como o das auroras boreais, raios solares que seriam letais pra nós são interrompidos por nosso campo magnético proporcionando o fenômeno espetacular.
Obrigado Jonatas pelo esclarecimento.