Raro Bólido Verde Explode no Céu da Austrália
Um meteoro verde e raro recentemente explodiu na atmosfera sobre a Austrália, emitindo uma luz tão intensa que seria capaz de acordar um coala sonolento e provocando um estrondo que surpreendeu até mesmo os cangurus locais.
O Aeroporto de Cairns, em Queensland, conseguiu filmar esse espetáculo cósmico, conhecido como um bólido, às 21:22 do horário local, em 20 de maio. Um vídeo compartilhado na página do Facebook do aeroporto mostra uma explosão verde, brilhando mais do que os olhos de um crocodilo no escuro, seguida por um flash branco.
Vídeos adicionais, capturados por celulares, câmeras de carros e sistemas de vigilância, mostraram que o clarão era visível até em Normanton, uma cidade que fica mais ou menos a 600 quilômetros a oeste de Cairns, segundo um relatório do jornal The Guardian. O som do estrondo foi ouvido mais claramente na cidade de Croydon, a cerca de 100 quilômetros a leste de Normanton, sugerindo que o meteoro escolheu esta cidade para fazer o seu show pirotécnico celestial.
Bólidos são meteoros que entram em combustão na atmosfera da Terra devido ao acúmulo de fricção, levando essas rochas espaciais a se desintegrarem repentinamente, causando uma explosão sônica poderosa.
Normalmente, bólidos produzem luz branca ou amarela quando explodem. O flash verde exclusivo do meteoro sobre Croydon foi causado por uma alta concentração de metais como ferro e níquel no meteoro, explicou Tucker.
Bólidos ocorrem na atmosfera da Terra com certa frequência. O Observatório da Terra da NASA relatou que os astrônomos detectaram cerca de 3.000 bólidos entre julho de 2017 e janeiro de 2022. No entanto, observadores terrestres testemunham apenas alguns desses eventos dramáticos a cada ano, pois a maioria ocorre longe das áreas povoadas ou acima do mar. [Live Science]