Rato ganha cérebro robótico que funciona normalmente

Por , em 6.10.2011

Uma nova pesquisa de Israel colocou um cerebelo robótico minúsculo dentro do crânio de um rato, em um esforço para ajudá-lo a recuperar movimentos.

Os cientistas colocaram o cérebro “chip de computador” em um rato com lesões cerebrais, permitindo que o roedor alcançasse uma função normal do corpo.

O chip de computador é ligado no cérebro do rato com eletrodos, e assimila informação sensorial do corpo do roedor.

Esta informação é então interpretada, e envia mensagens de volta para o tronco cerebral. As mensagens são retransmitidas para
o resto do corpo, o que dá ao rato sua capacidade de mover-se normalmente, apesar de sua lesão cerebral.

Para certificar-se de que o cerebelo robótico estava funcionando, os pesquisadores de Tel Aviv treinaram o rato para piscar quando ouvisse um som. Quando o cerebelo artificial estava ligado, o rato piscava, e quando estava desligado, ele não piscava.

Segundo os pesquisadores, essa é uma prova de que podemos registrar as informações do cérebro, analisá-las de uma forma semelhante à rede biológica, e devolvê-la para o cérebro de forma artificial.

Este tipo de pesquisa poderia eventualmente ser usado para criar membros artificiais para amputados.[DailyTech]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

42 comentários

  • Leandro Pereira Rodrigues:

    “Pergunte aos cientistas porque a experimentação com animais, e a resposta será: ´’Porque os animais são como nós’ Pergunte a eles porque é moralmente certo a experiência em animais, e a resposta será: ‘Porque os animais não são como nós.’ A experimentação animal repousa sobre uma contradição lógica.” Charles R. Magel

    • leidson fernando:

      do jeito que a coisa vai no futuro deixaremos de ser humanos ,seremos maquinas,assim como os neandertais seremos extintos ´por termos mais inteligencia do que necessitamos

    • Kássio Carvalho Sousa:

      sejamos francos, é um mal necessário…

  • Renato Almeida:

    É apenas um rato sendo usado para o bem da humanindade .

    milhares de ratos morrem por dia em ratoeiras pauladas e chineladas , nao custa nada usar um ratinho como cobaia .

    • Leandro Pereira Rodrigues:

      Se usamos a sua lógica, isso deveria ser aplica aos seres humanos também, milhares de pessoas morrem por motivos futeis, poderiamos usa-las como cobais? Seu comentária é totalmente refutável!

    • Matheus Trevisan:

      Bem, acho um ser humano bem mais importante do que um rato, ate pq se não as pesquisas seriam feitas por ratos usando humanos de cobaia, para ajudar problemas dos ratos, pela logica que vc usou para tentar refutar a logica do Renato.

    • Jeferson Carlos Machado:

      +Porém aqueles que matam os seres humanos, seja por causa futeis ou não, de imediato são repudiados e punidos, ao passo que aqueles que matam os ratos nem são notados. Por um acaso você já ouviu falar de veneno pra matar humano? ou alguma espécie de armadilha para pegar humano? Uma praga de humanos talvez? Ou algum “antropocída”?

    • Raul Galdino:

      Acho um absurdo matarmos cruelmente os protozoários tripanosoma cruzi. Acho a morte de humanos, decorrentes do ciclo de vida normal desses seres vivos uma consequência natural que não deve ser evitada.

  • Adriano:

    Acredito que não será possível introduzir um chip para aprendermos instantaneamente… Porque precisamos estar conscientes da informação para aprendermos, talvez com um chip do futuro, poderíamos acessar informações (mentalnet), acelerar o processo de aprendizagem, melhorar o armazenamento da informação, mas o aprendizado mesmo, só com a nossa verificação, ou seja, deve passar pelo nosso consciente primeiro. A própria palavra “ciência” já diz tudo, ou seja, devemos nos certificar (verivicar, ter ciência) da existência de algo para comprovar a sua veracidade.

  • Arthur:

    Uau o homem fica cada vez mais esperto, e vai se distanciando cada vez mas da quilo que foi conhecido como “Humanidade”.

  • rafield:

    crueldade, covardia, cientistas sempre massacrando animais

  • david:

    GENTE DE NOVO MATANDO animais só para descobrir novas coisas se fosse as pessoas ninguém ia gostar só porque são os animais todo mundo faís a festa.

  • Lucas Rodmo:

    A neurociência sempre me impressionando.
    E Miguel Nicolelis está aí na luta!

    Seria incrível se conseguíssemos conectar nossas mentes em uma grande rede de informações onde a consciência seria livre, e poderíamos ser viajantes do mundo virtual, ou do mundo das ideias, onde qualquer conceito limitador inexistiria, e nossas mentes explorariam todo o conhecimento humano, e quando nosso corpo humano envelhecesse, faríamos o upload de nossas mentes nessa rede, e viveríamos eternamente, o verdadeiro paraíso.

    • igor:

      Esse eh o verdadeiro paraíso, mas teríamos que criar maquinas para fazer a manutenção do hardware.

    • Aloisi:

      Cara, seria um mundo falso. Seria ruim e bom ao mesmo tempo. É aquela coisa: “A ignorância é uma benção”. Será mesmo?

    • Nick:

      Skynet is near…

  • Coelho:

    Que noticia tanto de boa como de maléfica
    Um dia veremos deficientes motores a caminharem normalmente
    Como podemos ter humanos controlados mentalmente
    ( imagino um campo de batalha no futuro com os soldadinhos de chumbo
    controlados mentalmente…..)

    Num futuro próximo será que vai ser ai que o projecto HAARP vai fazer sentido?????

    Saudações a todos

  • Italo:

    Esse chip não parece nada minúsculo, muito menos está dentro do crânio do rato.

    “cerebelo robótico minúsculo dentro do crânio de um rato”

  • lennon lima:

    Os cientistas estudaram bastante para:
    introduzir o cérebro no animal.
    Anestesia correta
    voltagem correta do aparelho.
    etc.

    e ainda tem gente falando dos caras??

    Na casa de muita gente o mesmo rato seria morto com pedra, páu, ratoeira, envenenamento e ninguém lembra disso!

  • Edu:

    Fascinante. (Me lembrei daquele episódio de Star Trek em que roubaram o cérebro do Spock, aí colocaram um cérebro robótico para substituir… mais ou menos um descendente desse daí)

  • Xúnior:

    Não sei o que achei melhor, o chip no cérebro ou os cientistas conseguirem treinar um rato retardado mental a piscar quando ouve um som … muito bons mesmo esses cientistas

    • Andy:

      Provavelmente eles treinaram quando ele estava saudável e então danificaram propositalmente seu cérebro, fazendo assim com que ele não piscasse mais. Apenas ao ligar o chip que agora desempenha o papel da parte danificada do cérebro que ele consegue responder ao estímulo.

  • Nilson Chucarro:

    Sinceramente, “PISCAR” => não significa nada <= até eu conseguiria fazer um dispositivo que colocado na cabeça de rato ou de um humano poderia piscar, ou até mesmo mecher uma parte do corpo. Quem prova que o rato tinha lesão cerebral???

  • Márcio JS:

    Não sei muito bem se isso é um presente pro animal.

  • Acyr:

    wow! deu dor de cabeça só de olhar a foto

  • leandro:

    “Uma nova pesquisa de Israel colocou um cerebelo robótico minúsculo dentro do crânio de um rato, em um esforço para ajudá-lo a recuperar movimentos” quem sera que lhe tirou os movimentos, essa frase do texto parece até um ato eroico, assim como esta colocada.

    • ana carolina:

      acho esse tipo de comentário muito engraçado… pq se em algum momento da vida de alguém, uma pessoa querida ou até você mesmo precisar de um chip no cérebro pra recuperar os movimentos ninguém vai pensar duas vezes pra querer um desses.
      mas é aquela coisa… uma tecnologia dessas precisa ser testada antes de ser posta em humanos… mas nessa hora os “defensores” dos animais não estão na fila pra ser cobaias, né?

    • Andy:

      Concordo, mas acho que o Leandro apenas foi um pouco sarcástico, porque a matéria realmente dar a entender que os cientistas estão ajudando o pobre animal a recuperar os movimentos, o que se você for pensar, provavelmente eles mesmos que fizeram isso com o rato… o que não deixa de ser engraçado, rsrs.

    • Mochileiro:

      Às vezes é preciso “quebrar alguns ovos” em nome do progresso cientifico.

      Não veja esse ratinho como uma “vitima”: mas sim como um “heroi” que podera salvar a vida de muitas pessoas no futuro.

    • ana carolina:

      Não vejo os ratos como heróis ou como vítimas. E se fosse escolher, eu os veria como vítimas.
      Somos a espécie que está no topo e fazemos mal à outros animais para garantir nosso bem. Sim, é cruel. Mas temos que encarar: essa é a verdade. Não vou deixar de usar remédios por conta disso, cosméticos, sabonete, shampoo ou ignorar outros avanços médicos e farmacêuticos por conta dos ratos.
      Não vamos ser hipócritas: antes eles do que a gente.

    • Leandro Pereira Rodrigues:

      Te sequestrarei, te usarei como cobaia, tu será um heroi ok?

    • Daniel W:

      Eu acho que entre os próprios humanos há excelentes cobaias, como assassinos, estupradores, políticos corruptos, serial killers… afinal o rato não fez mal a ninguém, os aí de cima além de serem humanos fazem mal até aos da própria espécie, ou seja uma cobaia em potencial…

    • leandro:

      Não comentei o fato de de se uzar ratos, por mim tanto faz, mas sim como esta colocado no texto, rsrsrsrs

    • leandro:

      lê o trecho e vê se não e engraçado, rsrsrs.

    • Leandro Pereira Rodrigues:

      Comentário mais futil que esse, só um “anencéfalo” conseguiria superar.
      Primeiramente, a cobaia final sempre será o ser humano, segundo, esse pensamento de que o ser humano é superior as outras espécies é tipico NAZISTA, o forte subjugando o mais fraco, simplesmente porque pode. Eu não presciso, e se um dia prescisar firei feliz em recusar, assim como o faço, “mas nessa hora os “defensores” dos animais não estão na fila pra ser” não é sempre assim, ativistas se oferecem para ser cobaias, as leis não as permitem. E os cientista? Querem ajudar? Vamos ver quando eles descrubrirem, se eles irão oferecer de graça, assim como as industrias “santas” farmacêuticas que descobrem inúmeras receiras e distribuem em prol da humanidade.

    • Leandro Pereira Rodrigues:

      Porque não estrupadores?Pedófilos?Assassinos?
      O defensores dos animais lutam pelo que acredita, e você? Levanta o cu da caderia e luta pelo que voce acredita? Talves você precise deles algum dia “EduardoDOG”.

    • ratatouli:

      QUERIA SABER O QUE VC FARIA COM ESSE RATO NA SUA CASA.

  • Douglas:

    as vezes desconfio da habilidade humana de inventar, ou melhor resolver problemas, a cada dia q passo acho q o futuro vai passar correndo e vou poder ver tudo q sonhei
    próteses mecânicas ,chips embutidos no cérebro, com a capacidade aprender coisas em segundos , viagens interplanetárias

    porem tem sempre uma segunda intenção
    se nao fazer votos e multiplicar dinheiro é deixado para 2° plano.

    por isso acho q vou morrer e nao ver nada de construtivo

  • Lucas:

    opaaa eu quero um USB para aprender todos os livros kkkkkkkk

    • eduardo:

      Só por curiosidade, onde seria a entrada usb?…… kkkkkkkkk…. brincadeira….

    • Nilson Chucarro:

      ae Lucas, genial tua ideia brother,
      assim poderemos aprender tudo, basta fazer um upload de informações. Risos

    • Daniel W:

      também pensei nisso instantâneamente, será que ele ia furar um buraquinho para adaptar o usb, ou ia usar um que ja tem pronto? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Deixe seu comentário!