Simulador irá recriar o planeta Terra inteiro

Por , em 29.12.2010

Cientistas irão criar um simulador da Terra, para entender melhor doenças, desastres e, até mesmo, o trânsito.

Os computadores necessários para esse projeto tão ambicioso ainda nem foram construídos, mas o “Living Earth Simulator” é uma idéia já existente, que pretende ser um “colisor de conhecimento”, juntando todas as informações que temos sobre o nosso planeta. Ele deverá ser capaz de reproduzir todas as características do nosso planeta se, algum dia, conseguir ser construído.

Segundo o cientista Dr. Helbing, do Instituto Suíço de Tecnologia, precisaríamos de um modelo muito exato da Terra se fôssemos usar a ferramenta para prever epidemias de doenças, por exemplo.

Apesar da estrutura física para o projeto ainda não existir, os dados para tornar o modelo possível já estão sendo coletados, com a ajuda da Nasa. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

21 comentários

  • Igor:

    Nossa… Eu já tinha pensado em como seria construir um supercomputador para armazenar todo o conhecimento dos humanos, que reunisse todo o conhecimento acumulado por nós, ele poderia fazer supercálculos e até responder perguntas…e se alguma catástrofe acontecer, poderia ser lançado ao espaço, para eventualmente, outra raça poder encontrar…
    Ma essa ideia dos cientistas até parecida….

    Imaginem um computador que pudesse responder perguntas até então sem resposta?

    • Du Silva:

      google.com

  • Augusto Paiva:

    É lógico que para um projeto a essa altura começaram corretamente.
    Segundo meus conhecimentos de estudante de Engenharia os paços para a iniciação de um projeto por menor que seja é a concepção da idéia, arrecadação de pontos a que se devem ser estudados, traçar um plano de arrecadação dos produtos ou conhecimentos necessários e execução. Se for por parte de softwares primeiro a montagem de um protótipo do software em um hardware à altura e depois a concepção do hardware definitivo para implantação do software protótipo para após isto a montagem do software definitivo.
    Se a nasa está atuando nisso é provável que em poucos anos este simulador esteja pronto. O prazo pode diminuir muito se eles utilizarem outras empresas envolvidas nos mais diversos fatores e pontos de estudo focalizados no projeto.
    Segundo minhas perspectivas para a concepção final deste projeto é que todos os governos e maiores empresas responsáveis pelo monitoramento das mais diversas metrópoles e etinias do e todos os países do mundo deveriam estar associadas neste imenso projeto. Acredito que a ONU e o Google no mínimo devam estar nessa…rsrsr
    Se eles (NASA) souber traçar um plano eficaz de execução do projeto e tiverem um bom capital para investimento é provável que em uns dez anos esteja pronto…
    Leve em consideração que a virada do milênio parece ter sido ontem mesmo, que estes últimos dez anos passaram muito rápido.
    Não demorará muito até termos este projeto terminado e de forma muito mais simplificada exposto no google como o “Google Earth” que já vimos….
    Um real Sim City a vista pessoal!
    rsrsrrs
    Grande Abraço a Todos!!!

  • Celestino Rocha:

    É um esforço demasiado para o resultado possível, afinal existem simulações milhões de vezes mais fáceis e milhões de vezes mais úteis, que não estão sendo utilizadas!

  • pablo:

    discordo do willian
    daqui a mil anos, os ets jah teriam dominado a terra, os humanos jah teriam asas pra voar e guelras para nadar. e nada de cinzas, seremos todos coloridos pois a moda restart ainda vai estar em alta.
    cada figura e comentario q me aparece…

  • Werex:

    Achei o título meio enganoso, pois é apenas uma ideia dos cientistas, pode demorar muito até que o simulador seja construido.

  • Incógnita:

    Se eles querem entender melhor as doenças, por que ao invés de recriar o planeta (que ao meu ver não ajuda em nada) eles não estudam o agente causador dela?

  • Germano:

    Com um desses, quem precisa de World of Warcraft

  • Algures:

    Criancinha
    To loco pra criarem o post: os 10 comentários mais bizarros do HY

    Cara, antes de comentar aqui eu não reparava muito nos comentários, mas depois que comecei a reparar, a única coisa que me vem à mente em muitas ocasiões é “Maldita Inclusão Digital!”

  • Criancinha:

    To loco pra criarem o post: os 10 comentários mais bizarros do HY

  • Ze da Feira:

    É O MATRIX

  • Edison:

    Cúmulo da tosquice Calel u.u

  • juliano:

    blablabla, mas tecnoligia inutil! viva!!

  • Calel:

    Já tive essa idéia há muito tempo, mas eu queria ver mesmo é se alguém conseguisse simular o que se passa na cabeça de uma mulher !

  • ana paula camoesas:

    Tudo em prol da humanidade,e talvez de alguns bolsos.

  • Dionatan:

    Eu pensei que eles já estavam satisfeitos com o Google Earth. Contudo é legal saber que este simulador trará benefícios para o seu simulado. Mais uma vez a tecnologia a serviço da humanidade.

  • lordecueca:

    Já tem o Second Life…pra que mais um??

  • Marducbr:

    Já sei qual vai ser a resposta: 42!

  • willian:

    Bacana recriar a Terra, mas se conseguirem reproduzir a Terra com o aspecto de uns mil anos no futuro, será reproduzido apenas cinzas.

  • jr:

    q bom!!

  • lucas:

    nossa,acho que seria impossivel, pois nos humanos fazemos coisas diferentes com o mesmo planeta, um simulado seria perfeito de mais pra nossa imperfeicao.

Deixe seu comentário!