Bebê de 140 anos era uma estrela

Por , em 16.05.2008

É possível extrapolar regressivamente para descobrir a idade do objeto.

A estrela estava a 26 mil anos-luz da Terra. Portanto a explosão ocorreu, em realidade, há 26 mil anos atrás e sua luz viajou esta mesma distância, chegando à terra a cerca de 140 anos atrás.

Revista HypeScience
Uma imagem da G1.9+0.3 composta pela foto do Chandra tirada em 2007 (laranja) e pela do Very Large Array em 1985 (em azul). Crédito: NASA/CXC/NCSU/S.Reynolds et al./NSF/NRAO/VLA/Cambridge/D.Green et al.

As descobertas serão relatadas em duas revistas científicas: no The Astrophysical Journal e na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

A remanescente G1.9+0.3 anda é formada apenas de destroços da estrela que explodiu. Em remanescentes mais antigos o brilho surge por causa dos gases interestelares aquecidos pela onda de choque ao invés de pedaços da estrela morta.

“Você está podendo ver, em realidade, a pedra que fez o splash, e não a onda que ela forma na água”, disse Robert P. Kirshner, professor de astronomia de Harvard que não teve relação com o estudo. “Isso é uma morte estrelar, e seu corpo ainda está quente.” Gigantesco buraco negro é catapultado para o espaço

A descoberta ajuda a preencher o déficit de supernovas em nossa galáxia, em que a taxa de explosões parece ser bem menor do que em galáxias espirais similares.

“Essa carência é um quebra-cabeças significante”, disse o Dr. Stephen. Ou os astrônomos não foram capazes de identificar as remanescentes ou a Via Láctea é, de alguma maneira, diferente.

“De qualquer maneira é muito interessante.” [Fonte]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

8 comentários

  • Ignorante:

    Se isso é uma supernova, então por que muda tão rápido de posição e também aumenta e diminui de tamanho? E por que tem azul em sua fotografia, que é a cor do metano? E por que a NASA e seus amiguinhos simpatizantes não explicam isso direito, ao invés de ficarem ridicularizando que questiona se esta imagem é mesmo de uma supernova e não de uma anã marrom?

  • Karina:

    maristela talvez não seja vc a doente..
    Só não encontrou um parceiro eficiênte.

    OAKSOAKSOKASKOASKOAKSOKAOSKOKASKAS

  • alex:

    pode ocorrer mastubação provovada durante um sonho que ñ envolve sexo?
    isso sempre acontece comigo,e gostaria de saber se é provocada ou é só sonho,dá uma sensação de estar acordado e ao mesmo tempo sonhando.

  • maristela:

    eu n tenho ogasmo nunca tive gostaria de saber se
    eu sou doente

  • estevão oliveira:

    hashwas louco mesmo

  • clarissa:

    o que que eu quero saber de bebê de 140 anos que é uma estrela?

    • Alessandro:

      Então por que leu?

  • Everton Plameira lins:

    Muito interecente gostei muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

Deixe seu comentário!