Redes sociais estão tornando os empregados mais honestos

Por , em 18.07.2011

Os benefícios e maravilhas das redes sociais todo mundo conhece. Algumas desvantagens também, como a que um novo estudo descobriu: a mídia está tornando um pouco difícil a tarefa de esconder quem você realmente é no seu emprego.

Ou seja, pelo menos para os trabalhadores americanos, a internet está os tornando mais honestos, já que eles percebem que não há como disfarçar certas coisas que são expostas por todo canto na rede online.

Segundo os pesquisadores, os empregados provavelmente já testemunharam muitos comportamentos desonestos que foram expostos por meio de mídias sociais (ou tradicionais) e perceberam que não querem ter o mesmo destino.

Com a mídia social dando acesso aos empregadores de quase todos os detalhes das vidas de seus empregados, muitos funcionários estão sendo mais honestos com quem lhes possibilita comprar o pão de cada mês.

A necessidade da honestidade no trabalho não é nova, é claro. Até Aristóteles falava sobre credibilidade, e sobre ser verdadeiro. Porém, seres humanos como somos, conseguimos nos tornar mestres das mentiras através dos anos, dando como comuns – ou até normais – mentiras esdrúxulas no ambiente de trabalho.

Algumas dessas grandes mentiras, entretanto, encontraram nas mídias sociais um verdadeiro inimigo; a citar exemplos de grandes escândalos de famosos, políticos e celebridades, que fazem besteiras mesmo considerando o fato de que elas sempre vão parar na internet.

As consequências resultantes dessa exposição, sugerem os cientistas, tem assustado os empregados, que agora preferem dizer a verdade com mais frequência.

“As pessoas estão mentindo menos no trabalho, justamente porque as mentiras são facilmente expostas hoje”, disse Carolyn Anderson.

Os meios de comunicação têm desempenhado um grande papel em aumentar a transparência das pessoas. Hoje, os empregadores também têm Facebook, Twitter, e outras redes sociais. Então, cuidado com o que você posta (ou com o que postam sobre você), pois, literalmente, qualquer um pode ficar sabendo. Nem sempre isso é bom, claro, mas o fato de nos tornar mais honestos deve contar como um ponto positivo da internet, certo?[LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Miguel:

    Se as pessoas que se candidatam a um emprego tivessem o cuidado de definir a privacidade como deve ser isso já não era preciso…

Deixe seu comentário!