Porque algumas pessoas são péssimas cantoras

Por , em 3.10.2011

De “American Idol” a “Ídolos” e mesmo “Glee”, os programas de televisão sobre canto nos mostram que 10 a 20% da população não conseguem cantar em sintonia – de acordo com uma estimativa de especialistas.

Mas um novo estudo sugere que o número de maus cantores é na verdade bem maior do que isso. Realidade seja encarada, cantar bem não é uma questão simples.

“Cantar é um ato complexo”, afirma Sean Hutchins, principal autor do estudo. Cantar é complicado porque você precisa combinar uma nota com sua voz e percebê-la com precisão; você precisa descobrir o caminho certo para configurar seus músculos vocais, e você precisa controlar os músculos bem o suficiente para cingir uma música.

Muitas coisas para um cantor de chuveiro se atrapalhar, não? A pesquisa de Hutchins tenta identificar onde os cantores ruins erram nesse processo.

Em uma série de cinco experimentos, os pesquisadores compararam pequenos grupos de pessoas com ou sem formação musical.

O estudo constatou que 40 a 62% dos não músicos eram ruins, uma taxa muito maior do que a mostrada em pesquisas anteriores.

A pesquisa também descobriu que cerca de 20% das pessoas não conseguem cantar com precisão, porque não têm um bom controle de seus músculos vocais.

Outros 35% dos maus cantores têm dificuldade em corresponder ao tom de sua própria voz ao mesmo som ouvido em outros timbres, como quando está vindo de um trompete, piano, ou uma pessoa do sexo oposto.

E 5% dos cantores péssimos não têm capacidade de ouvir as diferenças em altura ou discriminar entre dois sons diferentes.

Com certeza, alguns aspectos de cantar são influenciados pela genética. “Há certamente pessoas que são cantoras mais naturais, e a forma fisiológica de suas extensões vocais pode dar um som mais ou menos agradável e natural à voz”, aponta Hutchins.

Mas ele diz que os melhores cantores, assim como os melhores atletas, serão aqueles que, apesar de abençoados com talento natural, dedicam uma grande quantidade de prática para seu ofício.

No entanto, são os cantores ruins do mundo que são os menos propensos a praticar. E isso é que é necessário para ficar melhor na atividade.

Para melhorar, Hutchins sugere que acertar as notas é a parte mais importante de cantar bem.

E se você precisa de motivação para continuar tentando mesmo cantando mal, Hutchins diz que os ouvintes são bastante tolerantes com erros. “Cantores de fato podem estar completamente fora de sintonia antes que os ouvintes notem a situação; mas eles iriam pegar os erros sutis mais cedo de alguém tocando violino, por exemplo”.

E você? Se considera um cantor de karaokê ou de chuveiro?[MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

14 comentários

  • Jones Gerald:

    Cantar corretamente não é nada fácil sem treinamento, é um instrumento, tem que soar as notas de forma adequada.

    • Cesar Grossmann:

      Tem gente que já “nasce afinado”. Aliás, só existem gênios natos em matemática, xadrez e música.

  • Alter ego: Odeio Restart, Fiuk, Justin Bieber, Luan Santana…:

    Não sei como ninguém falou de Luan Santana.
    Só mais um cantorzinho que não canta p**** nenhuma e faz um sucesso infernal.
    Muitos iguais a esse surgirão se depender do mau-gosto que os jovens de hoje têm para a música.

    • Ana:

      Não generalize, sou jovem e odeio Luan Santana. Por mim, esse e muitos outros iguais a ele não fariam um pingo de sucesso que hoje fazem.
      Tem muito jovem por aí que gosta de música boa, quando eu digo boa, incluo desde um rock mais popular como The Beatles, hard rock como Guns’n Roses, até sinfonias de Tchaikovsky. É raro, porém ainda existe jovem com bom gosto!

  • Vincius gabriel:

    oq acontece eh que cantores que nao estudam musica cantam e acham que cantam bem ouvindo a propria voz, mas quando vc ouve sua propria voz, a ressonancia eh perfeita, pois nao saiu da sua boca ainda, mas os que estao ouvindo nao conseguem captar do mesmo modo que vc, pois vc nao consegue ressonar. sua voz parece diferente no gravador, mas na verdade a voz do gravador eh oq os outros de fato ouvem

    • Ezio José:

      Portanto e para tanto, deve-se sempre cantar gravando antes de se mostrar que sabe cantar.

  • Eu:

    Eu acho exatamente o contrário… é só você não pensar muito e não complicar.

  • Elidiane Marcionilla:

    A Sandy é outra ke não canta NADA, engraçado, vc para pra assistir aki no Brasi, por exemplo, o programa do Raul Gil, e em questão de 20 minutos vc consegue ver meninas ke ARREBENTAM, até crianças no qual é NITIDO o talento. Agora só pq os pais são famosos agente tem ke engolir cada cantorzinho de quinta.Sandy querida, faz igual seu irmão, pegue o seu banquinho e sai de fininho, até a Edneia Macedo tem mais vantagens como cantora ke a Sandy, pois ao menos a Edneia é humilde e verdadeira!

    • Ezio José:

      Em partes concordo. Mas, a Edneia MACEDO só canta bem para os “evangélicos” (entre aspas porque dizem evangélicos mas só seguem à risca o VT. Na verdade é outra praga em interpretação vocal que não difere da Sandy. Prefiro a Sandy que até assume que queima a rosca.

  • Evandro:

    Que tipo de matéria é essa? Parece uma daquelas que relaciona que pessoas não tem boa forma fisica porque não fazem exercícios.

    Lógico, se a pessoa não treinar, estudar canto e música, não vai ter um ‘ouvido afinado’, tampouco uma ‘voz afinada’, e saber seguir o ritmo. Música é extremamente complexo, claro, todos sabemos! E uma das atividades mais intrigantes para os neuros… Ninguem, nasce cantando afinado, ou ouvindo com precisão saber se uma nota está 1/4 tom desafinada. E quem tem voz afinada, é porque já treinou muito.

  • Duds:

    Canta melhor q glee entao! poha! acho engraçado a pessoa sabe falar mas na hora de fazer q é foda! num to dizendo q a galera do Glee sao os melhores cantores, mas, eles tem uma excelente sintonia

  • André:

    A Ivete Sangalo não canta nada, mesmo assim é vista como uma diva. É inacreditável.

    • Carlos Machado:

      Midia, a gente se ve por aqui!

    • Magda Patalógica:

      Cara:

      Cantora é Elis Regina, Ângela Maria, Dalva de Oliveira, Maria Callas, entre outras. Coisas de gó-gó.

      Ivete Sangalo é intérprete e show woman. E como intérprete ela é maravilhosa. Como show woman, é a melhor do Brasil.

      A era do banquinho e violão, já passou. Hoje o show tem que ser visual, presença de cena e empolgação da galera. Seja qual estilo que se apresente.

      Sacou a diferença?

      Fui

Deixe seu comentário!