Redução de dióxido de carbono atmosférico pode prevenir secas

Por , em 25.04.2011

Segundo um novo estudo, diminuir as concentrações de dióxido de carbono na atmosfera pode ajudar a prevenir as secas causadas pelo aquecimento global.

Recentemente, modelagens climáticas mostraram que a redução da concentração de dióxido de carbono na atmosfera da Terra resultaria em um clima mais úmido a curto prazo. Agora, pesquisadores oferecem uma nova explicação do por que o clima é mais úmido quando as concentrações atmosféricas de dióxido de carbono (CO2) diminuem.

O aumento de precipitação é devido à propriedade “sugadora de calor” do dióxido de carbono na atmosfera. Ele retém o calor no meio da atmosfera. Este ar quente na alta atmosfera tende a impedir os movimentos de ar ascendentes que criam tempestades e chuvas.

Por isso, um aumento na concentração atmosférica de dióxido de carbono tende a suprimir a precipitação. Da mesma forma, uma diminuição na concentração atmosférica de dióxido de carbono tende a aumentar a precipitação.

Segundo os pesquisadores, a redução da concentração de dióxido de carbono na atmosfera aumentaria a precipitação global, prevenindo as secas causadas pelas alterações climáticas.

Isso é muito importante porque os cientistas estão preocupados com o fato de que o aquecimento global descontrolado poderia tornar áreas já secas ainda mais secas. O aquecimento global também pode fazer com que áreas úmidas fiquem mais úmidas.

Os cientistas alertam que o dióxido de carbono afeta rapidamente a estrutura da atmosfera, causando mudanças rápidas na precipitação, assim como em muitos outros aspectos do clima da Terra, diferente do gás de efeito estufa, que afeta sensivelmente a temperatura.

Estes resultados têm implicações importantes para compreender os efeitos da mudança climática causados pelo dióxido de carbono, bem como os efeitos potenciais de redução das concentrações desse composto na atmosfera. Ou seja, se for possível reduzir as concentrações de dióxido de carbono agora, imediatamente haveria um aumento de precipitação durante o ano, mas levaria muitas décadas para o clima esfriar. [ScienceDaily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

5 comentários

  • Cristiano M. G.:

    Elton, a situação de Vênus é totalmente diferenciada. Em que pese o efeito estufa lá existente, logo no início da formação do planeta a água já evaporou para o espaço, uma vez que as altas temperaturas quebram as moléculas em hidrogênio e oxigênio, e o hidrogênio não consegue se manter na atmosfera e vai para o espaço.
    De outro lado, a tectônica de placas também cessou em Vênus, o que impede o ciclo do carbono que ocorre na Terra, com reabsorção do carbono nas áreas de subducção e posterior liberação de carbono pelos vulcões.
    Sem contar o fato de que na Terra, os oceanos são imprescindíveis pois também absorvem carbono atmosférico, tarefa impossível de acontecer em Vênus.
    Como bem salientou o colega, sempre que há algum artigo sobre aquecimento global, ocorre polêmicas…
    Por isso que no meu outro comentário eu citei um estudo contrário ao da matéria, até porque os téoricos do aquecimento global antropogênico, estilo o Al Gore, alardeiam que haverá maior incidência de furacões, tempestades e alagamentos em decorrência da maior formação de nuvens.
    Particularmente, acredito que todos estes estudos da origem antropogência do aquecimento global devem ser vistos com cautela.

  • Elton:

    Ou seja Cristiano, há realmente mais evaporação, todavia o co2 não deixa formarem nuvens de chuva, ou seja o resultado disso está a alguns milhares de quilômetros… Vênus.

  • Ladislau Neto:

    Tem que ver isso daí.

    Aquele negócio, artigos meteorológicos e ligados ao aquecimento global sempre causam discordância mais efêmera…

  • Cristiano M. G.:

    Interessante notar que há vários estudos demonstrando o contrário, ou seja, que o aquecimento global supostamente causado por emissões de dióxido de carbono aumentariam a quantidade de chuvas, já que haveria mais evaporação de água dos oceanos e mais formação de nuvens.

  • anderea:

    isso é obvio alias quase todo mundo ta preocupado com CO² e seu aquecimento global o que um aquecimento pode fazer com aguá? do planeta? obvio

Deixe seu comentário!