Refrigerante diet não ajuda a perder peso

Por , em 12.10.2010

O refrigerante diet é uma maneira que muitos encontraram de se sentirem menos culpados quando se trata de ingerir calorias. Segundo a Associação Dietética Americana, ter o hábito de beber apenas refrigerante de baixa ou nenhuma caloria, adoçados artificialmente, pode, potencialmente, ajudar a reduzir calorias e perder peso. Porém, o mais importante é prestar atenção à ingestão total de calorias.

Uma nova pesquisa que revisou centenas de estudos sobre o assunto afirmou que beber refrigerantes diet pode ajudar a diminuir a ingestão de calorias, mas não há nenhuma evidência de que ajude a perder peso a longo prazo.

Na verdade, dois estudos recentes descobriram que beber refrigerante diet pode aumentar o risco de engordar. Pessoas com peso normal que bebem 3 porções ou mais de refrigerante diet por dia (pelo menos 21 porções semanais) têm quase o dobro do risco de ficarem acima do peso ou obesos após sete ou oito anos, em comparação com quem não ingeriu bebidas dietéticas.

Não há provas conclusivas de que os refrigerantes diet causam diretamente o ganho de peso, mas especialistas acreditam que ter esse hábito pode superestimular nosso gosto por doces. Estudos em animais sugerem que consumir bebidas dietéticas (sem ingestão de comida junto) pode confundir ou atrapalhar a capacidade do corpo de determinar o conteúdo calórico. Como resultado, os receptores de açúcar aumentam a nossa fome e isso pode contribuir para o ganho de peso.

Além disso, outro estudo concluiu que as pessoas que consumiram pelo menos uma porção diária de refrigerante diet eram mais propensas a desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Porém, não há motivos para se assustar. Os pesquisadores disseram que se você fizer uma dieta saudável com quantidades mínimas de alimentos açucarados e de adoçantes artificiais, beber um refrigerante diet ocasionalmente ou mesmo diariamente não deverá aumentar seu peso. [MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Brenda:

    Diet ajuda você ganhar muiiiito sódio.

  • Roberto:

    Corretíssimo benqbiggis! E por pior que seja um refri diet, o comum, que usa xarope de milho, é bem pior… açúcar é péssimo para saúde, seja de magros ou gordos… não importa, evitem!

  • Joner Vonus Yantufucker:

    Olha, nunca vi um magro tomando nada diet ou usando adoçante.
    Teoria da conspiração: adoçantes engordam.

  • Croco:

    O que não mata, engorda.

  • Elizabeth:

    Tudo isso sem falar dos riscos à saúde quando se consome essas substâncias substitutas do açúcar.
    Bom mesmo é o velho e sem gosto copo de água, que ajuda a limpar o organismo de toxinas.

  • benqbiggis:

    não é o refri diet que engorda as pessoas… mas sim as pessoas que tomam refri diet (pelo menos na logica) tem mais chances de ficarem gordas
    porque quem toma refri diet ja sofre com o problema de sobre-peso

    entao é facil culpar o refri diet como causa

Deixe seu comentário!