Refrigerante zero engorda ou emagrece: mito ou realidade?

Por , em 5.09.2013

Todo mundo que vai começar dieta fica com aquela dúvida martelando a cabeça: refrigerante zero engorda ou ajuda a emagrecer? Afinal, a bebida tem zero calorias. Mas, segundo estudos recentes, não é tão simples assim que a coisa funciona.

Refrigerante zero engorda

Se você quer perder peso, acrescente sucos naturais na dieta e esqueça os refrigerantes – diets ou normais. Pesquisas realizadas nos últimos 40 anos mostram que os adoçantes não têm impacto direto na perda de peso nem efeitos positivos para a saúde. Agora, estudos indicam que refrigerante zero engorda, porque incentiva você a comer mais.

Isso pode acontecer porque os adoçantes artificias “confundem” o cérebro: de acordo com Susan Swithers, professora de neurociência comportamental da Universidade de Purdue (EUA), adoçantes artificiais não fornecem a resposta normal para o corpo sobre a entrada de glicose no sistema.

Apesar do sabor doce, bebidas com adoçantes não provocam os mesmos efeitos do açúcar comum no corpo, como a diminuição do apetite. O organismo recebe um alimento doce, mas com menos calorias, portanto não enxerga o açúcar artificial como glicose.

Outros efeitos do açúcar natural são eliminados com a ingestão de adoçantes. Estudos mostraram que a sacarose (presente no açúcar comum) ativa as áreas do cérebro humano relacionadas com as sensações de recompensa e alegria. O adoçante artificial sucralose (considerado mais saudável do que a sacarina) não atinge o mesmo resultado.

As pesquisas sobre adoçantes sintéticos ainda estão em andamento, mas uma coisa é certa: na dúvida, vá de água.

[MedicalXpress/Saúde Plena]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 1,00 de 5)

Deixe seu comentário!