Reserva natural é criada para proteger criaturas misteriosas

Uma área protegida foi criada especialmente para salvar uma criatura: a Reserva Natural Saola, nos Montes Annamite.
É claro que não é uma criatura qualquer. O saola (coloquialmente conhecido como “unicórnio asiático”) é provavelmente o animal mais misterioso da Terra. Pequeno, com chifres que se assemelham a um híbrido de cabra e antílope, está mais relacionado a uma espécie de vaca selvagem.
E ainda assim se parece com um unicórnio. O animal foi criado em uma região exuberante de montanhas no Vietnã. É uma floresta que abrange uma área cerca de três vezes o tamanho de Manhattan.
O anúncio da reserva estabelece a quarta área protegida para o saola. Na verdade, o novo parque visa proteger não só o unicórnio da Ásia, mas outras espécies originais que residem lá. A região é incomparável em sua biodiversidade; segundo os pesquisadores, é simplesmente um lugar incrível.
A área é perfeita para criaturas de contos de fadas. Cachoeiras enfeitadas com trepadeiras e orquídeas desabam em encostas cobertas de folhagens verdes, inúmeros córregos fazem barulho sobre os leitos rochosos, e palmeiras lotam o chão da floresta fumegante.
O saola ganhou seu apelido mítico mais ou menos um ano atrás, apesar do fato de ter mais de um chifre. Porém, seus dois chifres são cilíndricos e bastante simples, por isso, se você olhar para o animal de lado, parece que ele tem apenas um chifre.
Entretanto, segundo os cientistas, foi mais a natureza ilusória do animal que lhe valeu esse nome de conto de fadas. O bicho é tão raro de se encontrar, que vê-lo é quase como ver um unicórnio.
Na verdade, os cientistas só descobriram a espécie criticamente em perigo em 1992, o que fez do saola a última grande descoberta dos mamíferos no planeta, e um cuja população poderá crescer em poucas centenas em breve.
A reserva natural pode ajudar muito, já que todas as criaturas capturadas costumam morrer após algumas semanas em cativeiro.
No ano passado, os moradores da região capturaram um macho. Foi o primeiro avistamento confirmado da espécie em uma década, mas a criatura morreu poucos dias depois. Segundo os cientistas, há três razões por trás da reação estranha e fatal do saola ao cativeiro.
Quando estão em cativeiro, eles parecem agir mansamente, e ficam abertos para que as pessoas venham até eles e os toquem. Porém, esse comportamento dócil é na verdade um sinal de estresse extremo. O animal está “pirando”. Além disso, os animais podem estar feridos quando capturados, e provavelmente recebem alimentos como arroz, banana e ervas, que não fazem parte da sua dieta natural.
Embora o saola não pareça estar direcionado diretamente para a caça, eles são vítimas inadvertidas de armadilhas para outros animais selvagens. Por exemplo, o comércio de carne de animais selvagens, incluindo a carne de tigre, é um grande negócio nos restaurantes do Vietnã.
As organizações de conservação e cientistas de todo o planeta estão trabalhando para criar um método de estudo para compreender as criaturas raras. As autoridades da região estão sendo pressionadas para reprimir a caça furtiva.
23 comentários
ñ é só o saola q merece viver,podiam levar o chupa-cabra,diabo-de-nova-jersey,sasquatch,mas pensando melhor,acho q eles matariam o saola.
tem que pega um trator e enterra tudo e fase uma usina ae!
vamos salvar esse lendario e fantastico animal para furura gerações
O título da matéria é pomposo demais, afinal o conteúdo se refere somente ao saola.
eu não consegui ver esse animal pela foto, agradeço a Priscila Araujo , pelo sites , se não foçe ela eu não iria conhecer esse belo animal
Isso é no máximo um bicórnio… Historicamente o rinoceronte de um chifre (rhinoceros unicornis) é considerado o mais provavel animal chamado de unicórnio na antiguidade (μονοκερος no grego e unicornis no latin, ambos signficando “de um só chifre”), e assim chamado até mesmo por Marcopolo. A idéia de que se parece com um cavalo é mais recente.
Parece um antílope.
Olha a foto ae.
http://www.google.com.br/search?q=saola&hl=pt-BR&safe=off&prmd=ivnsu&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=Oy-wTcDME8br0gHGlq2NCQ&ved=0CDoQsAQ&biw=1280&bih=711
SE OBSERVAREM BEM,ELE ESTA LA EM ALGUM LUGAR CAMUFLADO NA MATA.. SO FALTA SABER ONDE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! ESSES UNICORNIOS NÃO SÃO MITOS? DAKI UNS DIAS VÃO POR MATERIA DIZENDO Q ACHARAM UM DRAGÃO DE 7 CABEÇAS 14 CHIFRES E COSPE FOGO,FALA SERIO.
Ótima matéria mas bem que poderiam ter colocado uma fotinha né? rsrs
Pra quem quer ver, taqu o bixo
http://i0.ig.com/fw/75/to/ax/75toaxu2rgy6e0lwlfj2vblq8.jpg
Abraços! ^^
Aqui em Ontario geralmente fazemos churrasco de saola
Achei sensacional!
Alguns só se darão conta do que é o setor Quaternário,
entendendo o que é SUSTENTABILIDADE!
Abraços,
Teresa Cristina
O bicho morre qdo aprisionado?? O unicórnio também, principalmente se alguém impuro tocar nele.
Kd o bicho sera que ja fritaram o bicho com batatas?
O pecado nem foi tão grande, quem tá curioso de verdade vai no google, imagens, saola e seja feliz!
Oh Google… o que seríamos de nós mortais sem ti… oh poderosa ferramenta de busca…
google/imagens/ escrever “saola”
http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&biw=1037&bih=510&q=saola&gbv=2&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=
Simples assim, camaradas….
olha eu vi o bicho, ele esta no meio dos arbustos no canto inferior esquerdo mais para o meio da foto e um pouquinho pra cima das folhas!
Algumas fotos dele: http://verd.in/a1s, http://verd.in/s4i Realmente é um bicho muito bonito.
kkkk… num tem nda de especial, eh mais um veado com xifres retos.
Eee preguiça, não basta traduzir, tem que contribuir, bonitinha mas preguiçosa essa Natasha, perdi 15 segundos no google pra achar imagens do bicho:
http://www.google.com.br/search?q=unic%C3%B3rnio+asi%C3%A1tico&hl=pt-BR&prmd=ivnsu&source=lnms&tbm=isch&ei=WnitTaGuA8GdgQecycT1Cw&sa=X&oi=mode_link&ct=mode&cd=2&ved=0CBQQ_AUoAQ&biw=1440&bih=690
Bom, acabei de ver a foto do animal no google e, sinceramente, não tem nada a ver com um unicórnio O_O
Parece mais um antílope.
Procura no google, é o que eu vou fazer 😀
Realmente, faltou o mais importante: a foto do bicho
Faltou uma foto do bicho para vermos o quão bizarro ele é.
Já que capturaram um, mesmo que tenha morrido, uma foto não seria de todo impossível, ou será que ninguém teve a curiosidade de registrar o fato?