Retrospectiva 2010: as mais óbvias descobertas científicas

Por , em 31.12.2010

Em 2010 os cientistas fizeram muitas descobertas impactantes, como o grafeno e a bactéria que vive com arsênico. No entanto, algumas pesquisas comprovaram o que todos nós já sabíamos.

Retrospectiva 2010: as mais óbvias descobertas científicas de 2010!

1. Metanfetaminas podem prejudicar o feto
Retrospectiva 2010 descobertas científicas

Um estudo publicado em março, no Journal of Neuroscience, mostrou que crianças cujas mães abusaram de metanfetaminas na gravidez tinham anormalidades cerebrais piores do que aquelas cujas mães beberam álcool quando estavam grávidas.

2. Valentões perseguem crianças menos sociáveis

Qualquer pessoa que tenha freqüentado uma escola comum sabe o resultado dessa pesquisa: os valentões da sala perseguem as crianças mais quietas da turma. Isso porque elas não tem tantos amigos para defendê-las. Quem diria…

3. Fumar muita maconha pode fazer mal

O uso exagerado de maconha pode bagunçar suas funções cognitivas – quanto mais maconha uma pessoa fuma, pior é sua capacidade de concentração.

4. Crianças sem amigos são mais tristes

Essa foi a conclusão de um estudo de três anos que analisou 130 meninas e 101 meninos que passavam pelo ensino fundamental. As crianças mais tímidas e sem amigos foram aquelas que mostraram maiores sinais de depressão.

5. Homens preferem sexo casual a um namoro sério

Enquanto 2% das mulheres preferem sexo casual, 17% dos homens preferem ter um “caso de uma noite” do que entrar em um relacionamento sério.

6. Assistir TV o dia todo faz com que os adolescentes fiquem obesos

Cientistas comprovaram o que todo mundo já sabia: assistir TV, jogar videogame ou ficar na frente do computador o dia todo pode deixar os adolescentes gordinhos. E, para concluir isso, um estudo de 5 anos que analisou 744 adolescentes foi necessário.

7. Uma nova maneira de perder peso: coma menos e se exercite mais

Logo no início do ano, em janeiro, pesquisadores australianos divulgaram a única forma comprovada de perder peso: comer menos e se exercitar mais.

8. Cafeína pode afetar o sono das crianças

Aquela substância que bebemos de manhã para ficarmos mais alertas parece ter esse efeito mesmo! Uma pesquisa da Universidade do Nebraska descobriu que quanto mais cafeína crianças consomem, menos elas dormem.

9. Adolescentes que fazem intercâmbio bebem mais álcool

Se você manda seu filho adolescente para outro país, você não pode esperar que ele vá ficar em casa estudando o tempo todo. Menores de idade, quando enviados em um intercâmbio, bebem até três vezes mais do que o normal, enquanto os maiores dobram seu consumo de álcool.

10. Crianças criadas por casais homossexuais se dão bem na escola

Outra descoberta óbvia: não há diferença no aprendizado entre crianças criadas por casais heterossexuais ou homossexuais. Apesar de acreditarmos na obviedade do resultado da pesquisa, ainda há quem acredite que ser criado por homossexuais pode ser perigoso para a educação da criança. Noticiamos isso aqui. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

34 comentários

  • leandro ballbino:

    ‘e dahora quando sao tantas pesquisas bestas que tudo mundo jah sabe dai pra descontrair eles vem e misturam algo polemico no meio do obvio so pra confundir e fingir que tudo tah certo ‘e lance de genio mesmo

  • Bruno Ávila:

    Não são descobertas, são provas, estatísticas, confirmações reais do que praticamente todos nós já sabíamos.

  • mariana:

    não acho que isso seja interessante

    • mariana:

      legal descobertas sabe

  • Tchubolinha:

    O Tio Isaac ficou famoso com uma descoberta obvia. Acho que foi porque ele deu um nome!?

  • dany:

    Fumar maconha ou outras coisas pode fazer mal!!!
    Graaaaaaandee descoberta, quem foi o gênio que descobriu isso? Merece um Prêmio…

  • nayane:

    maconha q pode prejudicar muito pr anossa saude e ñ é só maconha o craque e muitos +

  • Renata:

    Maconha em pequenas quantidades faz bem *-*

  • carlos:

    não acrescentou nada…
    por que se perde tempo pesquisando coisas inuteis

  • Patricia:

    Homens querem sexo do mesmo jeito, independente de ser casual ou serio.

    • 3dx:

      falou certo muitas pessoas tem vergonha de dizer o q vc falou parabéns

  • Karina Pontes:

    realmente é estranho dizer que os homens preferem sexo casual do que um relacionamento sério quando os índices mostram que apenas 17% tem essa opinião :S

  • Victor:

    isso conclui a serie: As Maiores Pesquisas Inuteis Da Historia!

    pqp a numero 4,7,8 sao as mais babacas

  • Hélder:

    Em relação ao ponto 10 do artigo:
    como é óbvio(até certo ponto), não haverá diferença de aprendizagem entre crianças educadas no seio de uma família homossexual e uma dita normal. sim, escrevi normal!
    Agora, partir do principio de que, não havendo diferenças ao nível cognitivo se elimina todos os outros inconvenientes da parentalidade homossexual, provados ou não, é pura estupidez!
    Afirmações como “ainda há quem acredite que ser criado por homossexuais pode ser perigoso para a educação da criança”, demonstram irresponsabilidade e falta de rigor. Para não falar no descrédito que trazem ao artigo e ao sítio.
    Onde está o estudo que diz não haver qualquer problema ligado à parentalidade homosexual? Há muito boa gente,com real saber na matéria, que acredita haver problema.
    Portanto, quando não forem artigos de opinião, limitem-se a registar aquilo divulgado de fonte credenciada.

  • igor barboza:

    nenhuma fez sentido

  • Carlos:

    O Português do Marcos Marques me impreCCCCiona.

  • Flavio Aires:

    LOL!!!!

  • Brenda:

    Para mim não faz sentido algum a 9 e a 10.

  • ohohoh:

    A 6 é mentira!
    Basta uma boa alimentação e academia 3 vezes por semana para ser um dos mais magros do colégio.

  • Werex:

    “Fumar muita maconha pode fazer mal”
    Graaaaaaandee descoberta, quem foi o gênio que descobriu isso? ¬¬

  • MARIO:

    FICO FELIZ POR MUITA GENTE AINDA USAR O BOM CENSO NO MUNDO, MAS SÃO POUCOS.

  • Ze da Feira:

    Casais homos , casais heteros , porque o ser humano só se une em casais, podia juntar mais. 3 , 4 , 5 . Já pensou ter 5 pais. Pessoal se acha muito moderninho então vamos quebrar esse tabu aqui no brasil. Se dois caras podem declarar seu IR juntos porque não 10 , ia pagar bem pouquinho.

  • MARIO:

    essa número 10 ai me deu até vergonha.

  • LUIZ:

    A FELICIDADE DE UMA CRIANÇA É TER VERDADEIRAMENTE UM PAI E UMA MÃE SE ASSIM NÃO FOR É SÓ UM PALIOTIVO.

  • Marcos Marques:

    Com sertesa todo mundo fica curioso em saber da vida alheia, por isso fica amigos do filhos primeiro, talvez por te pais mais saldáveis dentro de casa, do que estão a costumado.Quanto preconceito de muitos aqui mal saber o dia de amanhã de cada um.

    (Eu0 “Crianças nao precisa ser super dotadas basta ter carinho dentro de casa, ou ficar longe de pessoas a sim como estas com pensamento tom pequenos”

  • Altair:

    O postulado das paralelas parece óbvio mas não é…

  • ALEX:

    So essa da criança de homossexuais na escola que não sabia. Sei que vai bem na escola quando é filho unico ou tem algum problema fisico

  • Douglas:

    Pode parecer rídiculo fazer uma pesquisa ciênctífica sobre um assunto óbvio mas devemos lembrar que questionar o que parece óbvio pode gerar grandes descobertas, por exemplo: na idade média o fato do sol girar em torno da terra e ela ser o centro do universo era uma “verdade” obvia, Galileu questionou cientificamente esse conhecimento e derrubou a teoria geocêntria que foi subtituida pela Heliocêntrica.

  • criancinha:

    Pelo menos teremos argumentos plausíveis dá proxima vez que falarmos sobre estes assuntos.

  • Cesar:

    O interessante é que todo mundo diz que a gente deve questionar o óbvio, quando os cientistas fazem isto e produzem trabalhos científicos questionando noções “óbvias”, todo mundo critica eles.

    E aí, é para investigar o óbvio ou não?

  • BiiaCX:

    “Homens preferem sexo casual a um namoro sério”

    Que estranho, é grande o índice em comparação ao das mulheres, mas é apenas 17%, é meio estranho falar que “homens preferem XXX” quando apenas uma minoria deles (17%) disse isso. D=

    • 3dx:

      olha o titulo HOMENS PREFEREM SEXO CASUAL DO QUE NAMORO SÉIO À MULHERES

  • Carlos Henrique:

    de fato são notícias óbvias, porém algumas ganham sua devida relevância quando são noticiadas como fruto de uma “pesquisa intensa” mas neste caso eu creio que o próprio ser humano responde a maioria destas situações óbvias com o famoso: “tudo que começa errado, tende a ficar pior ainda depois” enfim Murphy vai acabar ganhando o prêmio do óbvio do nosso século… para as coisas ruins é claro

  • Felipe:

    Quando o título dizia as mais óbvias, não imaginava que era a esse nivel

Deixe seu comentário!