Conheça o primeiro rio do mundo a ser declarado uma pessoa
Em março de 2017, o governo da Nova Zelândia entrou para a história ao reconhecer um rio como uma pessoa “com todos os direitos, poderes e deveres de uma pessoa legal”. Isso aconteceu depois de uma batalha jurídica que durou 170 anos, liderada pela tribo local Maori.
O Rio Whanganui é o terceiro maior do país, localizado na ilha norte. Ele é considerado sagrado e parte da cultura e tradição do povo Maori Iwi. Esta população tem como expressão importante a frase: “eu sou o rio, e o rio sou eu”.
Desde 1870, os Maori lutam pelo reconhecimento legal de seu relacionamento com o rio. Eles se preocupam com o impacto do governo na saúde e “qualidade de vida” do rio. Agora ele foi conhecido como pessoa, e será representado por uma pessoa escolhida pelos Maori e por uma pessoa escolhida pelo governo quando decisões tiverem que ser feitas relacionadas a ele.
O ministro da Nova Zelândia, Christopher Finlayson, afirmou: “algumas pessoas dirão que é estranho dar personalidade legal a um recurso natural. Mas não é mais estranho que dar personalidade a um Fundo Familiar, a empresas ou a sociedades”. [Big Think]
2 comentários
Conciliar tradições ancestrais com o progresso é só uma questão de boa vontade.
Não. Tem tradições ancestrais que tem que acabar, como a infibulação.