Rir realmente é o melhor remédio

Por , em 27.04.2010

Médicos consideram o riso tão saudável quanto a prática de exercícios. De acordo com eles, uma gargalhada é como uma “malhação interna” – ela faz com que a sua pressão sanguínea baixe, assim como diminui o stress e ativa o sistema imunológico.

Voluntários de uma pesquisa assistiram 20 minutos de comédia ou de números de stand up e seus hormônios relacionados ao stress e até mesmo o colesterol diminuiu um pouco. Além disso, seu apetite também foi estimulado.

A gargalhada, então, pode prevenir doenças cardíacas, ajudar no tratamento da diabetes e é muito importante, principalmente, para idosos que não conseguem mais fazer tanto exercício físico.

O Dr. Lee Berk, da Universidade Loma Linda, na Califórnia, acredita que as emoções têm um impacto muito grande na saúde do corpo. A quantidade de endorfina que é liberada no corpo é similar à que recebemos após o exercício.

Berk estuda a gargalhada por mais de vinte anos e mostrou que ela pode regular o organismo. Também é uma forma importante de se “desestressar” após um dia de trabalho.

Em seu último estudo ele dividiu voluntários em dois grupos. O primeiro assistiu “O resgate do soldado Ryan” e o segundo acompanhou peças de comédia. Amostras de sangue coletadas mostraram que aqueles que assistiram comédia tinham menos hormônios de stress e mais células imunológicas.

Em 97, Berk fez um estudo mais longo com pacientes diabéticos e com problemas cardíacos. Um grupo deveria assistir comédia todos os dias enquanto o outro não. No fim de um ano o grupo da comédia precisava de menos remédios para controlar a pressão do sangue. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • Rir realmente é o melhor remédio | Diário Sexy:

    […] Fonte: Hypescience […]

  • Bravo Neto:

    Ainda há quem me critica por rir muito e estar a maior parte do tempo bem humorado… deviam ler
    este artigo!!!

  • Maria Aparecida de Oliveira:

    Eu amei ler esse texto …até procurei me lembrar de situações alegres, onde eu tenha rido muito. Valeu! Vou procurar gargalhar mais! parabéns pela escolha desse texto que com certeza irá trazer muito mais saúde, para quem tiver a oportunidade de lê-lo.

  • harrison:

    Eu não vi dentes na foto aí em cima !!!!!!!!!!

  • Jackie Freitas:

    Ótimo! Já tinha escutado que além dos benefícios citados, rir faz com que a gente exercite muitos músculos, além de nos fazer estar de bem com a vida!
    Beijos, parabéns!

  • franbogado:

    Que dizer então dos filmes de terror que tanto enfila os cinemas e reservas na locadora?
    Isto não tem nada de novo!
    Qualquer pessoa sabe que um bom filme, uma boa musica, um contato com a natureza, etc, nos torna melhores como humanos.
    Mas isso parece nao gerar lucros para Hollywood. Explica-se então porque é que filmes de terror tem crescido espantosamente em produção/audiencia. É certo que estão a tentar tornar comum e corrente o medo, a violencia e a morte.

  • Letícia:

    Uma matéria excelente, ilustre, aliás, todas as matérias deste site são deste nível, belissimas..
    Continuem assim, estão no caminho certo..
    Este site é um dos meus mais adoraveis site…

Deixe seu comentário!