Teste de urina pode melhorar diagnóstico de câncer de próstata

Por , em 7.08.2011

Segundo uma nova pesquisa, um teste de urina pode ser melhor para identificar o risco de um homem de desenvolver câncer de próstata do que os métodos existentes.

A maioria das biópsias de próstata é feita se um teste para um antígeno prostático específico (PSA, na sigla em inglês) demonstra níveis elevados. Mas o teste de PSA tem suas deficiências – pode aparecer como elevado quando o câncer não está presente, e não mostra benefício claro em termos de ajudar os homens a viverem mais tempo.

O novo teste de urina procura por uma alteração genética que ocorre em alguns tipos de câncer de próstata, e seus resultados poderiam ser usados para separar os homens em grupos de alto, médio e baixo risco.

Segundo os pesquisadores, o exame de urina poderia ser feito depois que um homem descobrir que tem níveis elevados de PSA, para orientar a decisão sobre se uma biópsia deve ser feita ou não.

O teste é baseado em um estudo de 2005 feito pelos mesmos pesquisadores, que identificou uma alteração genética presente em 50% dos cânceres de próstata identificados por teste de PSA.

Essa alteração – a fusão de dois genes chamados TMPRSS2 e ERG – faz com que as células produzam uma determinada proteína, e o novo estudo mostra que o material genético envolvido na produção dessa proteína pode ser detectado na urina.

Ao combinar o novo teste de urina com um teste para um antígeno prostático específico, os pesquisadores puderam dizer se um homem tinha câncer de próstata melhor do que poderiam fazer apenas com o teste de PSA.

Mais de 1.000 homens participaram do estudo. Com base nos resultados, os pesquisadores conseguiram separá-los em grupos de risco. Biópsias subsequentes resultaram em um diagnóstico de câncer em 21% dos casos de baixo risco, 43% de risco médio e 69% de risco alto.

O estudo, no entanto, foi limitado. 85% dos participantes eram caucasianos, então pesquisas adicionais são necessárias para determinar se as descobertas se estendem a todas as etnias. Também, como todos os homens no estudo já tinham feito o teste de PSA, outra pesquisa terá de analisar a utilidade do teste de urina em homens que não tenham sido submetidos a testes de PSA.[LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • MARCIO:

    DEPOIS…….VC FICA PENSANDO…….VAI TOMA NO…….HÁ MUITA GENTE COM GOSTO QUESTIONÁVEL!!!!! MAS É IMPORTANTE DEMAIS QUE SE CRIAR CORAGEM E FAZER O EXAME APOS OS 40 ANOS DE IDADE DE NADA VALE DEDADA SEM PSA E VICE VERSA. SE VOCE FOR ACOMETIDO PELO CANCER DE PROSTATA VÃO TE “ENFIAR” UM MONTE DE OUTRAS COISAS E VC NÃO VAI TER OPÇÃO, VAI TER QUE SE SUBMETER. ME PAI DESCOBRIU TARDIAMENTE UM CANCER DE PROSTA QUE IRRADIOU (METASTASE) PARA O PENIS E TEVE QUE SE SUMETER A UMA PENECTOMIA (AMPUTAÇÃO DO PENIS). COMO AS AGUAS JA TINHAM ROLADO MUITO, NA CINTILOGRAFIA OSSEA DETECTOU-SE CAPTAÇÃO (METASTA OSSEA) E EVOLUIU PARA COMPRESSÃO MEDULAR E ELE FICOU PARAPLEGICO EM JANEIRO DESTE ANO ( NOTA: O DIAGNOSTICO FOI EM ABRIU DE 2010) POR CONSEQUENCIA NÃO TEM CONTROLE URINÁRIO E DE DEFECAÇÃO SE VALENDO DE SONDA DE FRAUDAS GERIATRICAS COM APENAS 69 ANOS. NÃO FOI POR FALTA DE CONDIÇÕES FINACEIRAS OU INSTRUÇÃO, FOI PELO COMODISMO E A CRENÇA DE QUE SOMOS INATIGIVEIS QUE ESTA NO INCONCIENTE COLETIVO.
    A GENTE SEMPRE PENSA QUE ESTAS COISAS SO ACONTECE COM O OUTRO E É VERDADE PORÉM EU SOU O OUTRO PARA VC E VC É O OUTRO PARA MIM, PENSE NISSO.

  • MARCIO:

    DOI………

  • Carlos:

    O teste da dedada é apenas um dos testes para avaliar a possiblidade de cancer.

    É necessário conjugar com teste de PSA e, em último caso, biópsia da próstata.

    • Charlie Timao Timao:

      ola FIZ o teste da dedada kkk foi tao rápido q nem quase nem percebi e o doutor especialista me disse pra fazer 5 anos a frente,, o especialista com esse exame ja sabe se precisara de outros exames

    • Marcelo Ribeiro:

      Portanto, se voltar antes dos 5 anos é porque gostou.

  • gokernel:

    Boa notícia, vou continuar virgem… \o/.

    Isso realmente é um avanço, imagina a quantidade de pessoas inibidas com a tradicional dedada…

    Outra vez com a maior calma e seriedade perguntei para o meu querido pai (65 anos) se ele já tinha feito o tal exame… como efeito, ele passou quase uma semana sem falar direito comigo 😉

    Mas se realmente não existisse esse novo exame, iria apelar pra a tradicional dedada sem o menor medo ;)…ME CUIDAR(SAÚDE) É MUITO IMPORTANTE PRA MIM.

    Gokernel

  • Roberto:

    Para quem já fez o teste vou dar um toque: não precisava.

  • vicente:

    tomara que eu nunca der cancer é uma doença muito delicada de si tratar

Deixe seu comentário!