5 fatores que aumentam o risco de câncer de mama

Por , em 8.12.2011

Um Instituto de Medicina analisou estudos publicados sobre a ligação de fatores ambientas e risco de câncer de mama, e pesou os resultados pela força do estudo. Grandes estudos populacionais foram considerados fortes evidências de uma ligação entre um determinado comportamento ou fator ambiental e um risco reduzido de câncer de mama.

Alguns fatores mostraram evidências consistentes de uma ligação com câncer de mama. Certos riscos para câncer de mama são inevitáveis, como uma predisposição genética para a doença. Mas há várias coisas que as mulheres podem fazer para reduzir seu risco da doença.

Essas ações incluem evitar radiação médica desnecessária, certos tipos de terapia de reposição hormonal, tabagismo, limitar o consumo de álcool, manter um peso saudável e fazer exercícios regularmente.

Confira fatores que podem aumentar seu risco de câncer de mama:

1 – Radiação ionizante

Um fator de risco foi a radiação ionizante, que é usada em exames médicos, tais como tomografia computadorizada, raios-X dentais e mamografias. Os pacientes devem seguir o conselho de seus médicos sobre o quanto precisam desses exames, e evitar se puderem.

2 – Terapia hormonal

Outro fator de risco foi o uso de terapia hormonal que combina estrogênio e progesterona. Essa terapia reduz os sintomas da menopausa. Porém, seguindo o mesmo caso da radiação, os pacientes só devem recorrer a terapia se realmente precisarem.

3 – Ganho de peso

Ganho de peso foi associado a um risco aumentado de câncer de mama, principalmente para as mulheres na pós-menopausa. O certo é se exercitar para diminuir as chances do câncer.

4 – Substâncias químicas

Algumas pesquisas sugerem que certas substâncias químicas em fumaças de escape dos veículos a gasolina aumentam o risco de câncer de mama, mas a evidência não é tão persuasiva.

O uso de tintura de cabelo e celulares, por outro lado, não deve aumentar o risco de câncer de mama.

Para outros produtos químicos, não há provas suficientes para dizer se contribuem ou não para o câncer de mama, como pesticidas, ingredientes em cosméticos e suplementos alimentares.

5 – Consumo de álcool

Enquanto o consumo de álcool foi associado com um risco aumentado de câncer de mama, pequenas quantidades também podem reduzir o risco de doenças cardíacas. A recomendação é que as mulheres pesem os riscos e benefícios do consumo de álcool.
Segundo os pesquisadores da aérea, muito mais estudos são necessários para entender como nosso meio ambiente influencia o risco de câncer de mama durante a vida de uma mulher. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

16 comentários

  • jodeja:

    Tintura no cabelo, acredito que não influencie, mas, celular, tenho cá minhas dúvidas, pois é sabido que quem tem marca passo não pode usar o aparelho próximo ao peito, logo…

  • luciana:

    Concordo com Leticia, sutiãs que apertam e levantam em demasia as mamas, comprimem os vasos linfáticos, impedindo a circulação e provocando a formação de micro nódulos que tendem a formar cancerígenos.

  • Letícia Moree:

    Há também os Sutiãs. Esses pressioanm e apertam os vasos linfáticos proximos das axilas e não deixam circular as toxinas. Li em um artigo sobre o tema, é de perceber, que lógico com a alimentação e sedetarismo, as mulheres desse século têm mais cancêr do que a do século passado, devido ao uso dos sutiãs inadequados….

  • LETICIA:

    ACHEI LEGAL…

  • ju:

    nao gostei….

  • gloria:

    Sobre a momografia é fato real, ela aperta, espreme as células doentes fazendo-as imflamarem e dobrarem de tamanho. Muitas mulheres tem o diagnósticos após os exames ,desenvolvem a doença e morrem dela.A mamografia o ultrasom e outros só mostram o mal e aumenta e doença danificando células, ñ cura ninguém foi assim c\ minha mãe e estou trilhando o mesmo caminho dela, só mesmo um milagre poderá nus salvar desse mal, mas fico tranquila em saber q todos nós morreremos um dia ,ñ adianta ter medo, c\ cancer ou sem cancer ñ viveremos para sempre, ainda bem, nem quero, porque a velhice está as portas, ñ há nada q possa dete-la.De que adianta ter vida longa se a velhice te pega ‘na curva mais proxima”Nada é para sempre!

    • Roberta:

      Olá Glória,

      Sim, todos nós morreremos um dia, e infelizmente nossa cultura ocidental não nos prepara para a morte, o que deveria ser feito cuidadosamente desde a infância. A doença deve ser encarada, antes de qualquer coisa, como aprendizado, pois são incríveis as mudanças que ocorrem em nossas personalidades quando adoecemos. Muitas vezes nos tornamos menos egoístas e passamos a valorizar as coisas simples da vida, e tomamos consciência dos nossos excessos e carências que precisam ser equilibrados.

      Nada sei sobre o seu estado de saúde, mas gostaria de lhe dizer que enquanto houver vida, há esperança – que, afinal, é sempre a última que morre. Principalmente para aqueles que sentem que ainda não chegou a hora da partida, e que têm muita, muita vontade de viver. Uma abordagem terapêutica que inclua psicossomática e medicina alternativa só tem a acrescentar ao seu tratamento… acredite em quem fala com conhecimento de causa.

  • cidinha:

    Gostei muito dessa matéria excelente!
    Ten
    mos que nos prevenir…

  • Lídia Valentim:

    Piada foi a Mamografia,não é ela que é recomendada para diagnosticar?

    • Marcos – DF:

      Oi Lidia !
      Como diz no texto, não pode abusar 🙂
      Abraços

  • cristiane:

    descubri um carroso na minha mama,e estou muito preoculpada poina minha familia ja teve caso de morte por cancer. da minha vo e minha tia por parte de mãe e pai. eu corro esse risco

    • Rita:

      Vc tem que procurar um médico imediatamente.

  • Pedro HP:

    O Café diminui o risco e a mama.

  • Leandro Memdes:

    Se formos tirar tudo que prejudique nossa saúde os doces são os primeiro principalmente para diabeticos,mas na verdade é só usar com moderação.seja bebidas ou alimentos usando de forma saudavel não faz mal a ninguém,uma boa alimentação evita não só câncer como asselera a coordenção motora.

  • Rodrigo Gomes Chaves:

    INTERESSANTE ! LEGAL !

  • Bruno:

    Exercícios físicos previnem de quase tudo!

Deixe seu comentário!