Quais as chances de você morrer? Descubra nestes gráficos.

Por , em 1.09.2008

Um homem de 55 anos que fuma tem a mesma chance de morrer nos próximos 10 anos do que um de 65 que nunca fumou. Menos de uma mulher a cada mil, com menos de 50 anos, irá morrer na próxima década de câncer cervical. Um homem de 35 anos que não fuma tem cinco vezes mais chance de morrer acidentalmente do que um de 45 de doença cardíaca. Uma mulher de 35 anos tem o dobro de chance de morrer acidentalmente do que de câncer de mama até os 45 anos.

Novos gráficos de um artigo publicado na revista científica “Journal of the National Cancer Institute” dão uma perspectiva muito mais ampla do que calculadoras de riscos na internet, pois cobrem os riscos de 10 causas diferentes de morte e com todas as causas combinadas, enquanto diferencia as idades e entre fumantes, não-fumantes e ex-fumantes.

Numa primeira olhada pode parecer que fumantes e não-fumantes morrem de doença cardíaca na mesma taxa, mas um homem de 35 anos que fuma tem sete vezes mais chance de morrer de doença cardíaca do que não fumantes da mesma idade. Os números começam a convergir á medida que alguns fumantes sobrevivem algumas doenças mais comuns relacionadas ao fumo e, lá pelos 75 anos, a sua taxa de morte por causas cardíacas é quase a mesma do que nos não fumantes.

A Dra. Lisa M. Schwartz, co-autora do artigo e professora de medicina da Universidade de Dartmouth nos EUA, disse que as pessoas comumente são apresentadas com estatísticas com a intenção de serem amedrontadas sobre uma doença específica. Mas uma doença pode apresentar um risco maior para alguns e muito pequeno para outros. “Estes gráficos permitem que você receba estatísticas que são sobre pessoas mais parecidas com você”, ela disse.

Outra vantagem destes novos gráficos, disse a Dra. Lisa, é faixa de 10 anos. “Números são freqüentemente apresentados como estatísticas relativas a uma vida inteira, o que torna o risco muito grande; ou como estatísticas de apenas um ano, o que torna o risco muito pequeno. Os gráficos dão a informação que você precisa para entender o risco e se deve considerar tomar uma atitude para reduzi-lo.” [NYTimes]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

6 comentários

  • Jorginho:

    Gentêêê ! Segundo esse teste… eu, eu acabei de morrer!!!
    Outro dia fiz outro teste bem parecido e o mesmo disse que eu viveria 500 anos,fora os acréscimos!

  • Edu:

    então quer dizer que até os 35 posso arrebentar com tudo, pois como o Famscrow também sou imortal!

    who wants to live forever!

  • kelder:

    entaum to lascado tenho 23 anos , bebo , fumo e ando demoto.uasusausausausausausauasusauusa. to nem ia kkkkkkkkkkkk

  • mario gameiro:

    Excelentes os artigos apresentados . Parabens

  • Famscrow:

    Como eu tenho 25 anos, não tenho chance de morrer!!! Sou imortal !!!! Rsrs

  • Douglas Miranda:

    Então vamos evitar os riscos, cuidar das chances e proporcionar melhores formas de morrer. (?)

Deixe seu comentário!