Robô inspirado em estrela-do-mar é muito mais flexível

Por , em 30.11.2011

Um robô “mole”, inspirado na estrela-do-mar e na lula, pode rastejar, ondular e se espremer por baixo de obstáculos.

Construído por uma equipe da Universidade de Harvard, EUA, o robô tem grandes vantagens em comparação com seus “familiares”, que tem um repertório limitado de movimentos e dificuldade de locomoção em terrenos difíceis.

A criação foi realizada apenas com materiais moles e o movimento é controlado por ar comprimido. George Whitesides, Robert Shepherd e seus colegas de Harvard dizem que o trabalho foi inspirado em animais que carecem de esqueletos duros.

O robô pneumático é construído com materiais chamados de “elastômeros”. Em conjunto, está também uma série de câmaras que inflam como balões, permitindo o movimento.

Os engenheiros de Harvard explicam que o robô pode adotar diferentes padrões de movimento, e seus membros são fluídos. Eles testaram a estrela mecânica em um percurso com obstáculos, que travaria robôs metálicos e rígidos.

Ele conseguiu se espremer por baixo de uma placa de vidro com dois centímetros de espaço, em menos de um minuto.

Robôs moles são mais resistentes do que os duros, sofrendo menos danos em situações comuns, como impactos de rochas ou outros elementos pesados. Mas os autores admitem que os elastômeros o tornam mais suscetível a perfurações de objetos como vidro e pregos. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

Deixe seu comentário!