O robô humanoide da Boston Dynamics já está nos superando
A cada ano que passa, o robô humanoide da Boston Dynamics, chamado Atlas, fica ainda mais incrível.
Ano passado, ele mostrou que podia recuperar o equilíbrio quando escorregava, bem como desviar de obstáculos, em uma pista coberta de neve.
Agora, está pulando degraus de 40 centímetros como se fosse um passeio no parque, enquanto muitos humanos ficariam bufando e arquejando:
Mecânica complicada
Embora já seja uma façanha que um robô enorme e pesado (a última vez que a Boston Dynamics divulgou os números, Atlas pesava 81 kg) ande sobre dois pés, há ainda um conjunto de novos desafios que foram superados nessa manobra.
Digamos que fazer os membros de Atlas subirem e pousarem no degrau, ao mesmo tempo em que o robô muda o peso e o momentum adequadamente de um pé para o outro sem cair envolve certa mecânica bastante complicada.
Repare, no corte em câmera lenta, a maneira como os quadris e pés do robô parecem inclinar um pouco para compensar o movimento.
Depois de muitas manchetes de avanços inacreditáveis da Boston Dynamics, passamos de “Haha, olha que legal como esse robô corre quase como um humano” para “eu tenho certeza que ele poderia ganhar de mim em qualquer coisa”. [TechCrunch]
1 comentário
Legal, né ?
Agora, espera só essa coisa ter uma metralhadora giratória em cada braço…
E ser usada contra o exército do SEU pais…