Robô MacGyver transformará objetos no seu caminho em ferramentas de resgate
Se você programar um robô para executar tarefas específicas (como analisar um terreno perigoso, desarmar uma bomba ou simplesmente transportar objetos), ele poderá fazer o trabalho com precisão, a menos que precise improvisar. Se algo foge do planejado, nem o mais avançado dos robôs pode inventar uma solução ao “estilo McGyver”… por enquanto: pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA) planejam desenvolver robôs capazes de improvisar.
“Este projeto é desafiador porque existe uma diferença crítica entre mover objetos para fora do caminho e usá-los para abrir caminho”, explica o cientista Mike Stilman. “Pesquisadores na área de planejamento de movimentação de robôs vêm usando, tradicionalmente, visão computadorizada para localizar objetos e planejar caminhos livres de colisões, mas esses sistemas não dão qualquer informação sobre as ‘funções’ dos objetos”. Atualmente, um robô não é capaz de “perceber” que uma cadeira pode ser usada para se alcançar um lugar mais alto, ou que um bastão pode ser usado como alavanca.
O primeiro passo rumo ao “robô que improvisa”, de acordo com Stilman, é criar um “sistema híbrido de raciocínio”, usando algoritmos baseados em princípios da física e um sistema de aprendizado para “ensinar” os robôs a reconhecer e usar diversos objetos. O projeto é financiado pelo Escritório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos.[PopSci]