Robô MacGyver transformará objetos no seu caminho em ferramentas de resgate

Por , em 14.10.2012

Se você programar um robô para executar tarefas específicas (como analisar um terreno perigoso, desarmar uma bomba ou simplesmente transportar objetos), ele poderá fazer o trabalho com precisão, a menos que precise improvisar. Se algo foge do planejado, nem o mais avançado dos robôs pode inventar uma solução ao “estilo McGyver”… por enquanto: pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA) planejam desenvolver robôs capazes de improvisar.

“Este projeto é desafiador porque existe uma diferença crítica entre mover objetos para fora do caminho e usá-los para abrir caminho”, explica o cientista Mike Stilman. “Pesquisadores na área de planejamento de movimentação de robôs vêm usando, tradicionalmente, visão computadorizada para localizar objetos e planejar caminhos livres de colisões, mas esses sistemas não dão qualquer informação sobre as ‘funções’ dos objetos”. Atualmente, um robô não é capaz de “perceber” que uma cadeira pode ser usada para se alcançar um lugar mais alto, ou que um bastão pode ser usado como alavanca.

O primeiro passo rumo ao “robô que improvisa”, de acordo com Stilman, é criar um “sistema híbrido de raciocínio”, usando algoritmos baseados em princípios da física e um sistema de aprendizado para “ensinar” os robôs a reconhecer e usar diversos objetos. O projeto é financiado pelo Escritório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos.[PopSci]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!