Robôs podem auxiliar médicos através de reconhecimento de gestos

Por , em 7.02.2011

Inspirados pelo filme Minority Report, estrelado por Tom Cruise, pesquisadores da Purdue University, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um sistema que reconhece gestos de mãos como comandos para controlar robôs que trabalham em um ambiente hospitalar. Os enfermeiros robóticos, como são conhecidos, são utilizados para auxiliar o médico durante uma cirurgia.

O sistema utiliza uma câmera desenvolvida pela Microsoft – a Kinect, capaz de mapear imagens tridimensionais. Montada sobre uma tela, a câmera mostra ao cirurgião imagens do paciente durante a operação, enquanto algoritmos avançados aplicam a antropometria, uma técnica capaz de prever a posição das mãos do robô com base no conhecimento do local onde a cabeça do cirurgião está.

Dessa forma, os enfermeiros robóticos podem auxiliar o médico entregando os aparelhos cirúrgicos e demais instrumentos necessários. Segundo os desenvolvedores do sistema, a grande vantagem do robô é tornar as cirurgias mais rápidas e eficientes.

Antes de ser aplicado a um hospital real, no entanto, a pesquisa precisa superar alguns desafios. Um deles é o desenvolvimento de formas intuitivas de postura e de movimentos das mãos para expressar funções médicas, considerando que há diferenças físicas e culturais entre os profissionais. Outra dificuldade é a capacidade de um robô de compreender o contexto em que os gestos são feitos, discriminando os gestos intencionais dos não intencionais.

Para o futuro, os pesquisadores pretendem integrar ao enfermeiro robótico um sistema de reconhecimento de voz, além de outras funcionalidades. Porém, o grande desafio continua sendo o reconhecimento de gestos. [DailyTech]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

3 comentários

  • Ester Santurion:

    O quê está faltando para o robô fazer a cirurgia sozinho dias anos meses? Já estou velha nunca recebi atenção devida de médicos entendo agora pq n~consegui passar em medicina não queria nem quero ser robótica.Aos meus pacientes imaginários um carinho e uma palavra de afeto.

  • eduardo:

    Esse kinect serve pra tudo, menos pra jogos né….. kkkkkk….
    O engraçado é q esse aparelho fez o caminho inverso no mercado… geralmente tais aparelhos, qnd são inventados, tem como foco a área da medicina, militar, científica… e somente grandes instituições podem usufruir de tal tecnologia… só depois de alguns anos é q esses aparelhos viram itens de entretenimento e vão parar no mercado em grande escala…
    Parabéns ao nosso conterrâneo pela invensão do kinect… deveria ganhar um prêmio nobel… sério mesmo…

  • JOABE DE JESUS:

    Quero ver quando existir o erro médico que no caso vai ser erro robotico, em um futuro mas longe, a constituição robotica terá que existir

Deixe seu comentário!